Como avaliar a liquidez e o preço do seu imóvel?

Quem compra um imóvel para morar ou para investir precisa estar atento às características da casa ou do apartamento, do condomínio e do entorno que podem facilitar ou dificultar a venda ou locação no futuro.

Por Redação Em:

  • Save

O que é liquidez de um imóvel?

  • Save
A facilidade com que uma propriedade pode ser convertida em dinheiro é chamada de liquidez.

A liquidez de um imóvel nada mais é do que a facilidade com que a propriedade pode ser vendida. Moradias bem localizadas, com segurança, qualidade e com custos de manutenção em linha com os da região tendem a ser mais facilmente convertidas em dinheiro do que as que não possuem essas características.

A relação entre oferta e procura de um tipo de imóvel em determinado bairro também diz muito sobre a chance de você comercializá-lo mais rapidamente. Quem possui o que as pessoas estão buscando em uma região tem mais chances de vender a propriedade do que alguém que tem um tipo de imóvel com excesso de oferta. Por exemplo, se você estiver vendendo um apartamento com um dormitório em um prédio em que várias outras pessoas estão fazendo o mesmo, isso irá afetar o seu preço e a sua liquidez.

O termo liquidez pode ser utilizado também para a locação de uma casa ou um apartamento. Imóveis compactos localizados perto de estações de metrô, por exemplo, costumam despertar o interesse de investidores por serem alugados, mais facilmente, do que os que ficam mais afastados de vias de transporte público.

O que influencia o preço de um imóvel?

  • Save
O fácil acesso às principais avenidas da região ajuda a valorizar o imóvel.

Listamos aqui os fatores mais importantes que influenciam o preço de um imóvel residencial:

  • Localização:

Quem atua no setor imobiliário costuma brincar que os três pontos mais importantes de um imóvel são localização, localização e localização. Bairros, mercados, hospitais, farmácias, shopping centers, escolas, universidades, locais para atividades culturais, praças e parques no entorno da moradia contribuem para torná-la mais atraente.

A proximidade de redes de transportes públicos – estações de metrô e trem, e corredores de ônibus – é um fator que contribui muito para valorizar uma casa ou um apartamento em comparação a outro imóvel de mesmo padrão que seja mais afastado de redes de transporte público, além de facilitar uma eventual venda futura. 

O fácil acesso às principais avenidas da região também ajuda a valorizar o imóvel, mas nem sempre é positivo uma propriedade estar em um local muito movimentado. Caso haja barulho excessivo de carros ou bares no entorno da moradia, a liquidez pode ser prejudicada, assim como o preço.

É importante saber também se o bairro e a região buscados estão em expansão ou se há excesso de oferta. 

No processo de procura de um imóvel, contar com a assessoria de quem conhece o mercado para te orientar em relação aos fatores que têm potencial para valorizar ou desvalorizar uma moradia faz toda a diferença. 

A UBlink – startup de compra, venda e locação de imóveis – oferece, além do tradicional suporte de profissionais de corretagem, um aplicativo do cliente interligado ao do proprietário e do corretor, com algoritmos que possibilitam calcular, por exemplo, o potencial de aceitação de uma proposta em comparação ao que vem sendo negociado no mercado. 

  • Tamanho e padrão:

O preço de uma moradia depende também do tamanho e, é claro, do padrão do imóvel. Cada vez mais, é comum a referência do preço de uma propriedade por metro quadrado. Ao avaliar o valor pedido por uma moradia, compare o preço por metro quadrado com o de imóveis das proximidades que tenham padrão semelhante.

  • Estado de conservação:

No caso de imóveis usados, o estado de conservação faz toda a diferença para encantar o potencial comprador caso você resolva vender o apartamento ou a casa mais para frente. Na locação, ainda que os inquilinos tendam a fazer mais concessões em relação ao estado do imóvel do que na compra, a moradia estar bem cuidada contribui para ser alugado com mais velocidade.

As condições das redes hidráulica e elétrica, o fato de a moradia ter ou não armários e a distribuição dos cômodos também afetam o processo de venda. Para conhecer melhor as diferenças entre a compra de propriedades novas e usadas, leia nosso post Imóvel novo ou usado: vantagens e desvantagens

Fique de olho também na ventilação, na iluminação e no horário em que o sol bate na sala e nos quartos. 

  • Infraestrutura do condomínio

Com o isolamento social resultante da pandemia de covid-19, as pessoas passaram a valorizar ainda mais suas moradias. Isso inclui não somente o interior de casas e apartamentos, mas também o que o condomínio oferece. 

Se áreas de lazer, academia, espaços coletivos de trabalho e áreas para pets já chamavam a atenção antes da pandemia, o isolamento social e o “home office” despertaram ainda mais o interesse pela infraestrutura oferecida pelos empreendimentos. 

A partir de 2023, devem ser entregues os primeiros edifícios com projetos modificados para atender às novas necessidades trazidas ou aceleradas pela pandemia, como ampliação do espaço para recebimento de produtos. Para saber mais, leia o post Pandemia trouxe projetos com mais áreas para trabalho e “delivery”.

  • Segurança

Em grandes centros, como São Paulo, a questão da segurança é fundamental na tomada de decisão de muita gente sobre morar ou não em uma rua ou um bairro.

Procure se informar sobre os índices de roubos e furtos na região e sobre os sistemas de segurança da casa ou do edifício onde você pretende morar. 

Como avaliar a liquidez de um imóvel?

  • Save
A liquidez será afetada tanto pelas características e pelo estado de conservação da moradia, quanto por fatores externos.

Não há uma fórmula mágica para avaliar a liquidez de um imóvel, mas lembre-se que a facilidade de venda da propriedade será afetada tanto pelas características e pelo estado de conservação da moradia, além da infraestrutura do condomínio, quanto por fatores externos, relacionados à região.

O cenário macroeconômico também afeta a liquidez de compra e locação de imóveis. Em momentos de juros em alta, como o atual, a venda se torna mais desafiadora, pois parte dos consumidores posterga a decisão de compra e opta pelo aluguel de um imóvel.

As prioridades podem variar em relação ao entorno conforme o padrão de renda de quem busca o imóvel. Da baixa renda ao médio padrão, a mobilidade é considerada a característica mais importante, segundo Cristina Della Penna, sócia da startup Dataland. No alto padrão, há mais exigência de que haja parques e opções de cultura e lazer nas redondezas.

Já escolas no entorno do imóvel estão no radar de incorporadoras que atuam em todos os perfis de renda, no momento da busca de terrenos, de acordo com a representante da Dataland. A startup oferece informações sobre acesso ao potencial máximo de uso de terrenos e sobre o que existe, na região, em relação a comércio e serviços. 

Vale lembrar também que, em relação a outros investimentos como poupança e  títulos públicos, em que o resgate do dinheiro aplicado ocorre mais facilmente, a operação de compra e venda de imóveis é considerada uma opção de baixa liquidez. 

Pode ser necessário muito tempo para a comercialização da casa ou do apartamento, principalmente se o preço não estiver em linha com o do mercado. Se você busca suporte para compra, venda ou locação, fale com a UBlink.

Quais são os aspectos de valorização e desvalorização de um imóvel?

  • Save
Vagas de garagem continuam a ser consideradas importantes por boa parte de quem busca uma moradia.

Uma boa planta de um imóvel, ou seja, uma distribuição eficiente dos espaços em determinada área, sem perdas, é um fator que contribui para a valorização de um imóvel. 

Mesmo com uma parcela das pessoas optando por não ter carro, a garagem continua a ser considerada importante por boa parte de quem busca uma moradia, contribuindo portanto para a venda mais rápida de uma propriedade. 

Áreas de lazer, espaços para “coworking” e boa manutenção das áreas comuns também são importantes.

Se o prédio já fizer uso das chamadas tecnologias verdes, como placas para armazenamento de energia solar, terá outro diferencial, pois isso se traduz em uma taxa de condomínio mais baixa. 

Caso você pretenda comprar um apartamento de alto padrão, fique de olho se há carregadores para carros elétricos na garagem. Atualizações tecnológicas valorizam a moradia.

No caso de apartamentos usados, não se esqueça de verificar o estado de conservação dos elevadores para evitar custos excessivos de manutenção, que desestimulam o interesse por morar no edifício. 

Veja se o prédio tem gás encanado e se o valor do condomínio está em linha com o de mercado. Aqui também um corretor qualificado poderá te ajudar com informações relevantes para sua tomada de decisão. 

Fique de olho também na documentação do imóvel. Documentos irregulares ou incompletos podem resultar na desvalorização da propriedade no momento da negociação.

Após a compra, tenha toda a papelada organizada em um local de fácil acesso. A UBWallet possibilita reunir, com segurança, as informações relevantes da propriedade – contratos de compra ou locação, comprovantes de pagamentos das concessionárias, de condomínio e IPTU, além das plantas do imóvel. 

Você pode utilizar a carteira digital da UBlink, sem pagar nada, baixando nosso aplicativo (https://linkin.bio/ublink_br).

Para mais dicas relacionadas à moradia, acompanhe o blog da UBlink! Aqui, você encontra informações de mercado, dicas para simplificar burocracias, novidades do setor imobiliário e muito mais!

Copy link
Powered by Social Snap