Apartamento mobiliado para alugar: o guia completo!

Confira o passo a passo definitivo para escolher um apartamento mobiliado para alugar!

Por Redação Em:

Na imagem temos a sala de estar de um apartamento mobiliado para alugar.
  • Save

Com a correria do dia a dia e a busca por praticidade, atualmente, é muito comum que as pessoas procurem por um apartamento mobiliado para alugar. Afinal, essa opção pode ser mais econômica tanto na entrada quanto na saída da locação, além de simplificar muito a mudança.

Por outro lado, vale a pena ressaltar que imóveis mobiliados para morar tem um valor de locação mensal maior se comparados àqueles que não contam com mobília nenhuma, afinal, os móveis e os eletrodomésticos oferecidos no espaço valorizam o imóvel. Isso pode significar um acréscimo de até 15% no valor do aluguel.

Pensando em te ajudar na missão de decidir se vale a pena optar por um apartamento mobiliado para alugar, preparamos um conteúdo especial. A seguir, abordamos os prós e contras dessa opção, a economia no investimento de mudanças de entrada e saída, dicas para conservação dos móveis, tipos de reparo que podem ser solicitados pelo proprietário, e muito mais!

Continue a leitura para ficar por dentro de tudo!

Índice do conteúdo

Como encontrar um bom apartamento para alugar?

  • Save
Na hora de alugar um apartamento mobiliado, devemos pensar no que mais faz sentido para a gente, e ter um bom planejamento financeiro.

Escolher um bom apartamento mobiliado para alugar pode ser uma missão um tanto quanto difícil, pois é preciso considerar diversos fatores para tomar uma decisão acertada e, claro, conseguir encontrar o imóvel perfeito. 

Por isso, a seguir, nós listamos algumas das principais dicas para que você alugue o apartamento ideal, confira:

1. Defina as características mais importantes para você

Ter em mente o que é mais essencial para você em um imóvel é o primeiro passo antes de procurar um apartamento mobiliado. Para isso, pense primeiro em qual é a localização, o tamanho do imóvel e a quantidade de quartos ideal para você.

Outras perguntas podem ser relevantes também: será necessário ter garagem? Se sim, para quantos carros? O que não pode faltar na mobília? Preciso de eletrodomésticos?

Além desses itens, muitos outros podem ajudar na hora de fazer a melhor escolha, sendo muito importante estabelecer prioridades – você pode, por exemplo, montar uma listinha para ajudar.

Feito isso, com certeza a pesquisa pelo imóvel que mais se encaixa com suas necessidades ficará mais fácil, direcionando a busca para o que mais combina com aquilo que você precisa de fato. Assim, as opções que não servem poderão ser eliminadas.

2. Faça um planejamento financeiro

Seja morando sozinho ou dividindo o aluguel, é muito importante fazer um planejamento financeiro, para saber o que cabe ou não no orçamento.

Muitas pessoas levam em conta apenas o gasto com aluguel, mas além desses custos, existem outros extras, como taxa de condomínio, IPTU e seguro contra incêndio. Além disso, é preciso considerar as contas mensais, como as de luz e internet.

Faça uma pesquisa mais ampla para também evitar surpresas no futuro. Confira o preço de padarias e restaurantes nos arredores, para saber se o comércio da região é caro ou barato. Caso você tenha algum móvel ou eletrodoméstico que seja difícil de transportar, você pode precisar pedir a ajuda de um amigo ou contratar um carreto para levá-lo (e acabar gastando um pouco mais). 

Vale sempre a pena conferir se o imóvel mobiliado não tem algum item que vai ser importante para o seu dia a dia. Nesses casos, você vai precisar desembolsar algum dinheiro para comprar esse eletrodoméstico ou móvel, como, por exemplo, uma geladeira ou um fogão, o que pode pesar no seu orçamento de mudança. 

De acordo com diversos especialistas, é recomendado que todos os gastos com a moradia não sejam maiores que 30% da renda mensal total. Uma dica para se planejar financeiramente é definir um valor limite para quanto se pode gastar, para não assumir compromissos que você não poderá manter.

3. Não tenha preguiça de procurar

Anúncios de imóveis para alugar não faltam. Com tantas opções na mesa, ter paciência para analisá-las é fundamental. Uma pesquisa completa, que liste cada opção com seus prós e contras, te ajudará a encontrar o apartamento ideal — aquele que não vai pesar no bolso, nem deixar de oferecer as características que são importantes para você.

Para fazer buscas mais eficientes, e aumentar as chances de dar aquele “match” com o imóvel ideal, uma dica da UBlink é a de utilizar os nossos filtros de busca e assim encontrar os imóveis com os itens que você precisa!

Com uma pesquisa bem feita, você poderá afunilar as opções para os mais relevantes e, então, agendar visitas para conhecer cada imóvel. A partir disso, ficará mais fácil decidir qual será o melhor apartamento para morar. 

4. Atente-se para a localização do imóvel

Definir de antemão as possíveis localizações em que você deseja morar – regiões, bairros ou mesmo ruas – é importante para organizar a busca, porque quanto maior a cidade, mais opções estarão disponíveis — e a maioria delas já poderá ser descartada quando já sabemos os locais em que topamos morar.

É importante destacar que a localização do apartamento define também a sua faixa de preço, por isso, atente-se para essa questão e confira se os aluguéis dos bairros de sua preferência cabem no seu bolso. Para acertar na escolha, avalie também o custo-benefício de cada imóvel.

Quanto custa para alugar um apartamento em São Paulo?

Na imagem temos uma fotografia da avenida paulista vista de cima.
  • Save
Ao alugar um apartamento mobiliado, é importante verificar pontos como o preço médio da região e o estado de conservação do imóvel e da mobília.

Em qualquer cidade, o preço do aluguel de um apartamento varia conforme uma série de fatores, como o tamanho, localização, se o andar é alto ou baixo, acabamentos, se tem área de lazer ou não, idade e conservação do imóvel, entre outros.

No município de São Paulo, o mais populoso do Brasil, cresce cada vez mais a procura por apartamentos mobiliados. Pensando nisso, muitas pessoas se perguntam qual o custo desse tipo de aluguel na capital paulista. E a resposta é: depende. Muito.

Por exemplo, o aluguel de um apê com 2 dormitórios e 58 metros quadrados em uma região mais afastada do centro, como Itaquera, pode custar por volta de R$2.200, enquanto um apartamento com a mesma quantidade de dormitórios e tamanho parecido na Vila Nova Conceição pode custar em torno de R$4.800.

Como existem muitas variáveis que influenciam no preço de um imóvel, um bom ponto de partida na avaliação é conferir qual é o preço médio da região, para apartamentos similares ao que você está procurando. Se você tem curiosidade para entender como funciona o cálculo do valor do aluguel de imóveis, nós preparamos um artigo que explica exatamente isso.

Como alugar um imóvel mobiliado?

Se você está procurando por um apartamento mobiliado para alugar, há diversas opções no mercado. Na UBlink, nós disponibilizamos algumas das melhores opções em nosso site. 

Você deve levar em consideração também as principais vantagens e desvantagens que um apartamento mobiliado oferece:

Prós

  • Economia na entrada e saída do imóvel: para quem está de entrada em um apartamento novo, contar com um imóvel já equipado é uma verdadeira economia de dinheiro. Afinal, não será preciso gastar com mobília e com a mudança (transporte, caixas e serviços). Na hora de sair do apartamento, essa vantagem continua valendo, sendo necessário preocupar-se apenas com o estado de conservação dos móveis;
  • Funcionalidade e praticidade: um apartamento mobiliado para alugar dá ao futuro inquilino a possibilidade de já se mudar e ter tudo pronto, de maneira prática. Afinal, não será necessário ter que esperar a chegada dos itens antigos para começar a usar o apê, nem mesmo ter que procurar novos;
  • Ganho de tempo: com os móveis já montados e organizados, não será preciso perder tempo com essas tarefas. Além disso, como o inquilino tem que apenas se mudar com seus pertences pessoais, e não fazer a mudança de itens trabalhosos como móveis, será poupado muito tempo.

Contras

  • Aluguel mais caro: como o proprietário já disponibiliza o espaço todo equipado, o preço dessa comodidade chega mensalmente por meio do aluguel — o qual será um pouco mais alto se comparado com o valor de locação de imóveis sem mobília;
  • Maior responsabilidade: como toda a mobília pertence ao proprietário do apartamento, é dever do locatário preservá-la, tomando os devidos cuidados. Afinal, caso ele não mantenha o estado de conservação dos móveis como estava ao alugar o imóvel, será de sua responsabilidade arcar com os reparos – ou até mesmo comprar itens novos para substituir os danificados. Claro, todo móvel terá um desgaste comum devido ao uso e ao tempo, que não conta como dano. Isso é um ponto importante para conferir na hora de assinar o contrato. Logo abaixo separamos uma lista do que é sempre bom ficar de olho.

Cuidados na hora de assinar o contrato

Vale a pena ter alguns cuidados extras com o contrato na hora de alugar um imóvel com mobília, como:

  • Conferir a situação em que a mobília se encontra – tire fotos e documente tudo;
  • Fazer registros dos móveis antes de se mudar;
  • Fazer uma vistoria contendo todos os detalhes do imóvel;
  • Se há reparos que precisam ser feitos, pedir para proprietário resolvê-los antes da mudança definitiva;
  • Prestar atenção em todas as cláusulas presentes no contrato de locação.

Prestar atenção em todos esses aspectos pode fazer com que você não tenha dores de cabeça e prejuízos depois de decidir por um apartamento mobiliado para alugar.

Dicas para conservação dos móveis

Temos uma sala de jantar de um apartamento mobiliado para alugar na imagem.
  • Save
Ao alugar um apartamento mobiliado, é sempre importante redobrar os cuidados com a conservação da mobília.
  1. Atente-se para o peso que cada móvel suporta: se um rack, por exemplo, é feito para suportar até 30 quilos, não é recomendado que se coloque muitos outros itens pesados ali além de uma TV de 42 polegadas (que pesa por volta de 10 quilos), por exemplo.
  2. Não deixe a mobília exposta ao sol ou à umidade: o calor pode danificar diversos móveis e eletrodomésticos, bem como a umidade. Por isso, escolha um local adequado para colocá-los ou tenha o cuidado de fechar janelas e cortinas.
  3. Não encoste os móveis na parede: o indicado é que, independentemente de haver umidade ou não nas paredes, os móveis fiquem com uma distância de 7 centímetros das mesmas, para evitar problemas como mofo.
  4. Verifique se os parafusos estão bem apertados: caso a mobília esteja menos firme, aperte os parafusos que estiverem mais soltos – é uma maneira prática e simples de resolver.
  5. Cuidado com os produtos utilizados na limpeza: limpar a mobília com produtos químicos ou abrasivos pode estragá-la, por isso, prefira sempre usar panos úmidos ou secos e sabão neutro.
  6. Evite arrastar os móveis: além de poder estragar o piso, a própria mobília fica danificada. Por isso, caso os móveis não possuam rodinhas, peça ajuda de outras pessoas (se forem muito pesados) e levante-os, ao invés de arrastá-los pelo chão;
  7. Faça a impermeabilização da mobília: depois de verificar se o material dos móveis presentes no apartamento permite a sua impermeabilização, fazer esse serviço pode ser uma ótima ideia. Afinal, a vida útil da mobília será aumentada e sua limpeza facilitada.

Tipos de reparo que podem ser solicitados pelo proprietário

No geral, os reparos nas estruturas do imóvel, como os problemas internos (vazamentos, umidade nas paredes, goteiras, etc), são de responsabilidade do proprietário. Já os reparos de manutenção, como consertar um móvel danificado após a locação ou pintar uma parede manchada, são responsabilidade do inquilino.

Por isso, antes de entregar o imóvel, verifique se há reparos a serem feitos, além dos previstos na maioria dos contratos de locação, como a pintura de paredes. Depois de saber o que precisa ser feito antes de sair do apartamento, você saberá quais serão os gastos necessários e, assim, poderá se planejar financeiramente para isso.

Gostou das nossas dicas? Além do blog para guiar os leitores na busca pela moradia ideal, a UBlink facilita a procura por imóveis com exatamente o que você precisa!

Copy link
Powered by Social Snap