Gatos em apartamento: os principais cuidados com os felinos!

Preparamos um guia recheado de dicas para te ajudar a cuidar de gatos em apartamento e garantir qualidade de vida para os pets!

Por Redação Em:

gatos em apartamento gostam de dormir no conforto de uma caminha, como o gatinho da imagem.
  • Save

Ter um animal de estimação pode ser o desejo de muitas pessoas que buscam uma companhia e um dia a dia mais leve e feliz. No entanto, ao adotar um pet, é preciso estar ciente que essa ação requer cuidados especiais. O que nos leva à pergunta: o que é preciso para criar gatos em apartamentos? 

Para responder a essa pergunta, não devemos levar em conta apenas o tamanho do espaço, mas também as adaptações que o ambiente pode precisar.

Por isso, pensando em te ajudar nessa tarefa de criar um gato em apartamento, preparamos um post recheado de informações, dicas e cuidados domésticos para garantir o bem-estar, a tranquilidade e a segurança dos felinos nesses espaços.

Continue a leitura para ficar por dentro de tudo! E caso queira conferir também, aqui no blog já falamos um pouquinho sobre os cuidados com cachorros em apartamentos!

Índice do conteúdo

O que preciso para ter um gato no apartamento?

Alguns cuidados são imprescindíveis para criar gatos em apartamento, como fazer adaptações para a segurança do bichano, bem como adequações às suas necessidades. Confira a seguir o que não pode faltar para criar um felino em um apê:

Tela de proteção!

Este é um item primordial para qualquer pessoa que mora em apartamento e está pensando em adotar um gato. Em qualquer via de saída externa, como janelas e varandas, é necessária a instalação de telas de proteção. 

Isso porque os gatos são animais soltos, com a tendência de ir para rua caso tenham a oportunidade de fazer isso, sem contar que eles também gostam de ficar nas janelas, o que pode ser muito perigoso em apartamentos devido à altura. Portanto, a melhor maneira de proteger o seu felino é colocando telas. E vale destacar que é importante que isso seja feito antes da adoção, para não correr nenhum risco.

Castração: um ato de carinho para gatos para apartamento

Gatos em apartamento são curiosos, como o amiguinho da imagem olhando fixamente para cima.
  • Save
No planejamento para criar um gato em apartamento, a castração é um procedimento importante para garantir qualidade de vida aos gatinhos!

A castração de gatos é fundamental para evitar que eles tentem escapar quando entram no cio. E no caso dos machos, é comum nessa época que urinem por toda a casa, a fim de marcar território. O ambiente fechado, neste período, pode ser um fator estressor muito grande, e pode ser evitado com o procedimento. 

Além disso, com a castração, os riscos de infecções uterinas nas fêmeas e de câncer nos testículos nos machos são eliminados, garantindo maior qualidade de vida para os bichinhos.

Caixinha de areia

A caixinha de areia provavelmente é unanimidade entre todos os tutores de gatos domésticos, afinal, os felinos fazem suas necessidades lá, evitando que a sujeira seja espalhada por todo o apartamento. 

A recomendação é que a caixinha seja limpa todos os dias, e que a areia seja substituída pelo menos uma vez por semana. Se houver mais gatos no apartamento, é interessante ter mais caixinhas. Contar com uma reserva para quando a outra estiver sendo limpa é uma opção importante a ser considerada também.

Outra dica importante é manter a caixinha sempre no mesmo local, de preferência em um canto mais reservado. Dessa forma, o gato se acostumará a fazer suas necessidades ali e se sentirá seguro, e evita causar confusão no bichinho por conta de muitas mudanças de local.

Limpeza adequada

Além de ser uma atitude higiênica, a limpeza diária da caixinha de areia evita que os gatos percebam que o local está sujo e, assim, façam suas necessidades pelo apartamento. Então é muito importante manter a caixa limpinha.

Mas não é só a caixinha que merece atenção, as vasilhas de água e ração também devem ser higienizadas periodicamente a fim de evitar que insetos se instalem no local, bem como manter um ambiente saudável para os gatos.

Também é fundamental se atentar para a limpeza do lar, afinal, os felinos costumam soltar bastante pelo. Além de varrer periodicamente o apartamento, é indicado que se escove a pelagem dos gatos para que eles soltem menos pelos.

5 dicas para garantir a felicidade de gatos em apartamento

A seguir, confira as principais dicas para que gatos em apartamento sejam felizes e tenham mais qualidade de vida!

1. Brinque com seu pet

Quando o gato fica entediado, ele pode desenvolver doenças físicas e psicológicas, por isso é importante reservar um tempo para brincar com seu pet. Além de fazê-lo se sentir amado e especial, as brincadeiras o farão gastar energia, e isso é fundamental para gatos em apartamento. 

Dessa forma, os momentos de vocês dois tornam-se mais divertidos e o pet se sente mais feliz. Afinal, todo animal de estimação precisa brincar com o tutor para se sentir amado.

2. Invista em brinquedos

Com a correria do dia a dia, nem sempre temos tempo para ficar brincando com nossos pets, por isso é importante eles terem opções de entretenimento que não dependam do tutor para quando ficarem sozinhos e entediados.

Os brinquedos, nesse caso, podem ser ótimas opções para o bem-estar do bichano. Além disso, existem diversas opções no mercado como, por exemplo, o ratinho, bolinha com guizo dentro e varinhas com objetos na ponta (imitação de animais, penas, iscas).

3. Providencie um arranhador

Gatos em apartamento precisam de arranhadores para brincar, como faz o gatinho da foto.
  • Save
O investimento em um arranhador pode ajudar a poupar a mobília das unhas dos gatos em apartamentos.

Para criar um gato em apartamento, é fundamental entender que alguns de seus instintos básicos, como o de afiar as unhas, continuarão existindo. Para os felinos que têm contato com o meio externo, os troncos de árvores cumprem esse papel.

No entanto, para que móveis como sofás, poltronas e cadeiras não sejam danificados, é essencial providenciar um arranhador. No mercado pet existem diversos modelos deste item, com diferentes materiais também, como sisal e papelão. 

A opção mais recomendada é a do arranhador vertical, pois lembra um tronco de árvore e possibilita que o felino se alongue ao arranhar o item de pé. 

Além de servir como uma brincadeira para os gatos, os arranhadores auxiliam a saúde física e mental dos bichanos, tendo assim um papel muito relevante quando pensamos em gatos em apartamento. 

Afinal, assim como as nossas unhas, as dos felinos estão sempre crescendo, sendo necessário o seu desgaste para que o gato não se sinta desconfortável.

4. Coloque nichos suspensos na parede

Gatos são animais acostumados a escalar muros e pular de uma superfície para a outra, então, fixar nichos suspensos na parede do apartamento, como espécies de prateleiras, pode ser uma excelente pedida para os felinos que moram em um espaço reduzido.

Dessa forma, os gatos poderão manter seu instinto de subir em superfícies mais elevadas de maneira segura. Os nichos podem ser encontrados em diversos tamanhos e formatos, sendo possível utilizá-los em qualquer tipo de ambiente.

5. Leve o gato para passear no condomínio

Passear pelo condomínio do apartamento pode ser extremamente benéfico para o felino que mora nesse tipo de ambiente. Isso porque ele gasta energia e desbrava novos espaços, mas uma coleira peitoral é imprescindível para que faça um passeio com segurança.

Para acostumar bem o bichano, é recomendado que se coloque a coleira no apartamento para ir testando como ele se adapta. Além disso, o ideal é passear com o gato desde filhote, para que não seja uma situação traumática e repentina quando ele se tornar um adulto.

É válido dizer ainda que, se o felino for resistente para sair do apartamento, o tutor não deve forçá-lo, afinal, isso causará mais estresse do que prazer e bem-estar.

Qual a melhor raça de gato para ter em apartamento?

Cada gato é de um jeito, por isso, alguns felinos se adaptam bem em um local fechado e mais reduzido e outros nem tanto. No geral, gatos mais calmos são mais indicados para se criar em apês.

Um exemplo de adaptação de gatos em apartamento é o persa, que na foto olha curioso para frente.
  • Save

Diversas raças de gato se adaptam bem a esse tipo de espaço, dependendo muito de cada animal em si. No entanto, muitos especialistas indicam que a melhor raça de gato em apartamentos é a persa

Por serem extremamente tranquilos, companheiros, adaptáveis, dorminhocos e terem um miado baixinho, os gatos dessa raça são perfeitos para quem mora em um apê ou em espaços mais limitados. Outro ponto positivo é que, caso o tutor opte por um felino persa, ele nunca se sentirá sozinho.

Vale destacar que existem outras raças de gato que se adaptam bem a apartamentos, como mostraremos na lista abaixo. Confira quais são as raças mais indicadas e as principais características de cada uma delas!

8 raças de gatos para apartamento

  • SRD (Sem Raça Definida): é a raça mais comum de gatos. São carinhosos, mais saudáveis e resistentes que as outras raças;
  • Persa: calmo, companheiro e adaptável, o gato persa é um dos mais indicados para quem mora em apartamento;
  • Angorá: muito brincalhão e amável, caso você consiga fazê-lo gastar energia, é uma ótima escolha;
  • Siamês: muito carinhoso e apegado, é uma boa raça para apartamento. Além disso, por ser muito inteligente, pode ser treinado, sendo uma boa opção para quem busca um felino companheiro de caminhada;
  • Scottish Fold: menor do que as demais raças e também muito inteligente, dócil e adaptável a novas pessoas e situações, é super indicado para quem mora em apartamento;
  • Maine Coon: muito preguiçosos e amorosos, os gatos dessa raça amam a presença do tutor. Por outro lado, podem não gostar tanto de receber visitas. Além disso, adaptam-se facilmente a espaços reduzidos, sendo mais uma entre as ótimas escolhas de gato para apartamento;
  • Ragdoll: extremamente brincalhão e amável, os gatos dessa raça são perfeitos para o ambiente doméstico;
  • Exótico shorthair: parecida com o persa, essa raça é bastante calma e demonstra muito carinho por seus tutores, sendo uma excelente opção para apartamentos.

Agora que você já sabe quais são os melhores gatos para ter em um apartamento e também os principais cuidados domésticos necessários para os felinos, que tal conferir outros conteúdos no blog da UBlink? Aqui você aprende outras dicas de qualidade de vida, além de novidades do segmento imobiliário e muito mais!

Copy link
Powered by Social Snap