Sol da manhã, da tarde ou outro: como escolher

Preparamos um guia para te explicar como a orientação solar – face norte, sul, leste e oeste – de uma moradia pode afetar a qualidade de vida das pessoas e até mesmo o interesse em um imóvel.

Por Redação Em:

  • Save

Descubra qual o tipo de orientação solar ideal para a sua moradia

 

Você já deve ter ouvido alguém dizer, por exemplo, que comprou um apartamento com face norte, ou um corretor citar essa característica como uma das vantagens de determinado imóvel. Mas você sabe o que isso significa na prática? Neste post, te contamos um pouco sobre como a forma que o sol bate na sua moradia tem influência em várias outras coisas!

Entenda o que significa cada posição de um imóvel em relação ao sol

Antes de mais nada, é importante que você entenda o uso do termo “face”. No mercado imobiliário, essa é a forma de descrever em que direção cada lado do imóvel fica, usando como referência norte, sul, leste e oeste. Como cada um desses pontos tem uma exposição de sol diferente, isso ajuda a entender quanto iluminação e calor o imóvel vai receber.

Outro fator importante é o quanto cada uma dessas faces tem janelas ou varandas. Afinal, um sol forte em uma parede sólida tende a ter pouco impacto no imóvel. Isso é especialmente importante na avaliação de apartamentos, uma vez que, em geral, pelo menos uma ou duas das faces não estarão expostas à iluminação.

Ficou claro? Ótimo! Então vamos entender cada uma delas:

A face dos imóveis direcionada para o norte é a que recebe incidência solar por mais horas, enquanto o lado dos edifícios voltado para o sul tem acesso aos raios de sol por um período mais curto.

Na face leste – onde o sol nasce –, o principal turno de recebimento dos raios é o da manhã. No lado oeste – onde o sol se põe –, o aquecimento se concentra à tarde. 

Como uma moradia não tem somente uma face, o mesmo imóvel pode receber, por exemplo, sol matinal na sala e nos quartos, e maior incidência, no período vespertino, na cozinha e na área de serviço. 

Mas de que maneira essa orientação solar afeta a sua vida?

  • Save

Impactos da posição do sol no imóvel sobre a vida das pessoas

Quem atua no mercado imobiliário certamente já ouviu que os três fatores mais importantes para o cliente escolher uma propriedade para comprar ou alugar são “localização, localização e localização”.

Em geral, isso se refere à posição geográfica de um imóvel em relação a diversos aspectos da cidade: estar situado em um bairro mais central ou periférico, mais perto ou mais longe dos eixos de transporte, em uma região com ou sem uma boa infraestrutura de comércio e serviços, e aos indicadores de segurança do local.

A importância desses fatores é indiscutível, mas quem busca um apartamento ou uma casa para morar também quer ter qualidade de vida dentro do imóvel, o que inclui o critério de conforto térmico – ou seja, se a temperatura em cada ambiente é do agrado dos moradores. 

Além disso, a iluminação natural faz diferença pela sensação agradável que ela proporciona ao ambiente, por contribuir para a qualidade de vida dos moradores – incluindo saúde física e mental – e por ser um fator de peso no consumo de energia. 

Como cada vez mais os consumidores estão levando em conta esses fatores na escolha de onde vão morar, eles têm ganhado peso nos lançamentos, com as incorporadoras pensando nisso na definição do melhor projeto possível a ser desenvolvido em cada terreno. 

“Ao entrar em um imóvel com posição adequada, a pessoa se sente bem diante da boa oxigenação e ventilação”, diz o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci/SP), José Augusto Viana Neto. Ao apresentar uma propriedade a um cliente, afirma Viana, os profissionais de corretagem costumam utilizar a orientação solar como um dos argumentos de venda. 

Entender como os horários de mais luz solar em cada ambiente afetam sua qualidade de vida é fundamental na busca de um imóvel, pois isso contribui para que você escolha uma casa ou um apartamento mais em linha com as suas preferências.

  • Save

Vantagens e desvantagens da maior incidência do sol

Durante o inverno, os ambientes com maior uso em uma moradia – em geral, sala e dormitórios – com face leste costumam ser mais agradáveis pela manhã. Em um imóvel com predominância do sol à tarde nos cômodos principais, os moradores contam com um certo “aquecimento adicional” nos períodos vespertino e noturno.

No verão, o imóvel costuma estar mais fresco à noite quando o tempo mais ensolarado, na maior parte da propriedade, é o da manhã e não o da tarde. Evitar a sensação de abafamento na hora de dormir é justamente um dos argumentos mais utilizados por corretores para valorizar imóveis com o sol mais presente antes do meio-dia.

Quando a face norte é a predominante de um imóvel, costuma haver mais luz e mais calor por mais tempo, o que é muito valorizado principalmente no inverno. Se o predomínio for da face sul, a moradia tende a ser mais fresca, mas menos iluminada. Não existe melhor ou pior: entre essas opções, qual a mais adequada ao seu perfil?

Vale lembrar que em ambientes como cozinha, banheiros e área de serviço, o conforto térmico também é bem-vindo, mas menos necessário do que nos ambientes da moradia em que você passa mais tempo, como sala e quarto.

  • Save

A influência do sol na luz, nas cores e na ventilação

Nos cômodos naturalmente iluminados, você não precisará acender as lâmpadas em boa parte do dia, e a tendência é que haja menos problemas relacionados à umidade, como presença de fungos e ocorrência de alergias. 

Se, por um lado, o consumo de energia para iluminar os ambientes diminui, o gasto com o funcionamento de ventilador ou ar-condicionado pode aumentar. Outro ponto é que a cor dos pisos, da pintura das paredes, dos móveis, tapetes e carpetes pode ter um desgaste mais rápido do que se a incidência solar fosse menor. 

Cada posição de um imóvel em relação ao sol traz vantagens e desvantagens diferentes, então é importante avaliar bem a planta da unidade antes de fechar um negócio, para tentar escolher uma moradia com o perfil mais adequado ao seu estilo e às suas prioridades.

O ideal é ir à casa ou ao apartamento de seu interesse em diferentes momentos do dia,  para comparar a diferença da luz e do calor em cada um deles. 

Para te ajudar a entender melhor as variações, leve uma bússola ou baixe um aplicativo, em seu celular, que mostre as orientações dos pontos cardeais – norte, sul, leste e oeste. Fique de olho também no quanto as construções do entorno fazem sombra onde você pretende morar.

Gostou do post? Navegue no Blog da UBlink para mais informações sobre qualidade de vida e sobre o mercado imobiliário. 

Copy link
Powered by Social Snap