Como escolher uma cabeceira para cama
As camas box, sem cabeceira, ganham cada vez mais espaço no mercado de móveis. Preparamos sugestões para você escolher a cabeceira certa e dar um toque pessoal ao seu lugar de descanso
Por Redação Em:
-
Save
Como começar
Você está pensando em mudar um pouco a cara do seu quarto? Colocar uma cabeceira na sua cama box é uma solução interessante para deixar o dormitório mais estiloso e aconchegante. No mercado, você encontra vários modelos à disposição. Se você preferir não gastar muito, pode criar e montar uma peça única bem bacana.
Para começar, tire as medidas da sua cama e da parede em que a cabeceira ficará encostada, para evitar que você compre uma peça com tamanho inadequado. Lembre-se de que há diferentes tipos de camas: solteiro padrão, solteiro queen, casal padrão, casal queen e casal king, o que faz diferença na definição da cabeceira mais indicada.
Pense também no efeito que você quer que esse móvel tenha no seu quarto. Ou seja, se você pretende, além de deixar a decoração mais agradável e atraente, utilizar o ornamento para fazer seu dormitório parecer, por exemplo, mais comprido ou mais largo.
Se a sua intenção for criar o efeito de que o quarto é maior do que na realidade, escolha uma cabeceira alta. Se você quiser que o cômodo pareça mais largo, a melhor opção será uma cabeceira baixa, que tenha a mesma largura da parede.
Avalie também se, além da questão estética, você quer que a cabeceira te ofereça a sensação de conforto e te ajude a descansar e a relaxar. Ter uma cabeceira estofada com encosto,por exemplo, contribui para proporcionar a sensação de aconchego na hora da leitura ou de assistir a um filme na televisão do quarto.
Tipos de cabeceira de camas box - com fotos!
Listamos os principais tipos de cabeceira para te ajudar a escolher qual combina mais com você e com seu quarto:
-
Save
- Estofada – Além de criar um o ambiente mais confortável para atividades a serem feitas sentado na cama, como ler e ver televisão, é indicada também para o quarto de casal pelo clima intimista que ajuda a proporcionar.
-
Save
- Madeira – Ajuda no isolamento térmico e pode combinar com diversos materiais dos outros móveis do quarto, sejam eles do mesmo material ou não. É quase sempre uma boa opção.
-
Save
- Metal – Para quem prefere um estilo mais industrializado. No entanto, pode ter uma superfície mais fria do que as demais.
- Gesso 3D – Interessante para pessoas que curtem designs inovadores.
- Porcelanato – Fácil de limpar e ocupa menos espaço do que as demais.
- “Peg board” – Se você quer ter a opção de pendurar objetos diversos, como quadrinhos ou outras peças de decoração, uma placa perfurada de compensado de madeira pode ser a melhor opção.
-
Save
- Planejada – Se você procura uma cabeceira diferente que se adeque, perfeitamente, ao estilo do quarto, um modelo sob medida pode ser a melhor escolha.
-
Save
- Reciclada – Você pode dar um novo uso a portas antigas, prateleiras, estrados ou paletes, criando cabeceiras inovadoras.
- “Faça você mesmo” – Para quem gosta de deixar a criatividade correr solta ou não pode gastar muito com a cabeceira para a cama, vale pintar um modelo de cabeceira ou recortar um papel de parede ou vinil adesivo no formato que te agradar mais.
Combinando a cabeceira com outros móveis e objetos de decoração
-
Save
Você pode combinar a cabeceira que escolher com outros elementos de decoração, como criado-mudo, luminárias, quadros e prateleiras.
É possível encontrar kits à venda que incluem a cabeceira e um recamier, nome francês dado àquele móvel localizado aos pés da cama, parecido com um sofá sem encosto e que funciona como baú.
Outra dica é substituir a “saia” do box por um estofado ou uma estampa que combine com a da cabeceira da cama.
Decida também se, na composição do ambiente, você prefere que os itens do mobiliário tenham estampas e cores semelhantes ou se irá optar por uma decoração com contrastes.
Se você tiver a intenção de usar a cabeceira como encosto para ver televisão ou ler, o ideal para que o apoio seja confortável é que a peça tenha uma altura de 30 cm a 50 cm superior à da cama.
Capriche também na escolha também a cor do mais novo objeto de decoração do seu quarto. É mais comum encontrar cabeceiras em tons neutros, mas você pode brincar com as cores se quiser deixar o quarto mais personalizado. Mesmo cores não tradicionais, como vermelho e verde, podem dar efeitos interessantes e tornar o seu quarto único!
Histórico
Antes de abordarmos um pouquinho da história das cabeceiras, vamos falar da origem das primeiras camas. Você já parou para pensar que, antes do surgimento desse objeto que quase todo mundo considera indispensável, as pessoas dormiam no chão das cavernas?
Segundo o site “História de Tudo”, as referências mais antigas de camas foram encontradas nas civilizações egípcia e mesopotâmica. Curiosidade: os romanos utilizavam camas semicirculares ao redor de mesas. Além de serem um local de descanso, as camas eram usadas também para as refeições.
Apenas na Idade Média, de acordo com o site, as camas foram movidas para cômodos mais privativos. Para se proteger do frio, os europeus começaram a utilizar o chamado dossel ou cortineiro – estrutura de madeira que funciona como suporte para uma cortina de tecido. Assim, é provável que o dossel tenha dado origem às cabeceiras.
Posição da cama e qualidade de sono, segundo o feng shui
Para quem é adepto do feng shui – técnica oriental baseada no fluxo de energia para harmonização de espaços –, a escolha da cabeceira tem um peso ainda maior. Alguns cuidados são necessários com o quarto, local onde passamos um terço de nossa vida descansando (pelo menos teoricamente).
Nesse contexto, a cabeceira da cama representa proteção, segurança e ancoragem, podendo contribuir para a melhor qualidade do sono. A recomendação é que a peça seja sólida – de preferência, em madeira–, com a mesma altura do seu tronco quando você está sentado.
Você já usou uma bússola para verificar as direções dos cômodos e dos móveis da sua casa? Segundo o feng shui, o ideal é que a cabeceira da sua cama fique virada para o norte. Com isso, você vai se deitar em linha com a corrente magnética da Terra, que flui do Sul para o Norte.
Evite deixar a cabeceira de costas para a entrada do cômodo ou embaixo da janela, e faça o possível para que a cama não fique alinhada com a porta. O feng shui recomenda também não dormir com a cabeceira da cama embutida em armários.
Procure evitar no dormitório o excesso de objetos e de equipamentos eletrônicos que possam interferir no seu sono, contribuindo para que você fique agitado.
Outra dica, com base no feng shui, é que você busque equilibrar cores quentes – vermelho, amarelo e laranja –, que promovem agitação, com cores frias – azul claro e lilás, que contribuem para a introspecção.
Sempre que possível, procure encontrar sua forma de equilibrar bom gosto e boas energias.
Gostou do post?
Para mais dicas sobre decoração, qualidade de vida e mercado imobiliário, acompanhe nossos posts semanais no Blog da UBlink!