Como montar o quarto do bebê

Sua família está prestes a crescer com a chegada de uma criança? Preparamos algumas dicas para te ajudar a preparar um quarto prático, seguro e fofo para o bebê!

Por Redação Em:

Os primeiros passos (do quarto)

  • Save
Ter um ambiente para a criança aumentará muito a qualidade de vida do bebê e dos outros moradores

A chegada de um bebê, principalmente se for a primeira criança da casa, altera a rotina da família de muitas formas: prioridades, rotina de sono, preocupações com segurança e praticidade, enfim,  é preciso pensar em como preparar a moradia para o tão aguardado novo membro.

Para os recém-nascidos, o ambiente mais importante a planejar é o quarto da criança. Nos primeiros meses de vida, as atividades que tomarão a maior parte do dia a dia, tanto em tempo como em intensidade, serão o sono, a alimentação e a higiene da criança, principalmente na forma de troca de fraldas.

Mas como fazer isso? Listamos aqui os primeiros passos para você preparar o quarto dessa pessoa tão importante que está para desembarcar do lado de cá da vida.

Comece pelo básico: decida qual será o quarto da criança! Ainda que, infelizmente, nem todo mundo tenha condições de ter um dormitório dedicado só para isso, é muito importante ter um cômodo separado. Bebês irão chorar diversas vezes de dia e de noite – e não há como evitar isso. 

Logo, ter um ambiente para a criança aumentará muito a qualidade de vida, tanto do bebê como dos outros moradores. Leve em consideração outros fatores como ruídos sonoros externos, temperatura e ventilação do ambiente, e o caminho entre o quarto dos pais até a criança.

Móveis para o quarto de bebê

  • Save
Faça uma relação dos móveis com que você pretende compor o quarto, como berço, cômoda e trocador

Passe então para a etapa de planejamento. O primeiro passo é o financeiro: quartinhos de bebê podem gerar uma conta bem salgada, então pense em quanto você pode e quer gastar na decoração. O segundo é o mapeamento do espaço. Tire as medidas do quarto, como altura, largura e comprimento, além de mapear pontos elétricos para o uso futuro de luminárias, ventiladores, babás eletrônicas ou mesmo carregadores de celular.

 

Faça uma relação dos móveis com que você pretende compor o dormitório. Além do berço, o ideal é que o quarto tenha cômoda, trocador (que pode ser colocado sobre a cômoda, caso ela tenha tamanho e altura adequados), lixeira para fraldas, guarda-roupa, luminária ou abajur com iluminação suave, cadeira de amamentação e apoio para os pés, para mais conforto. Veja se o espaço é suficiente. Caso o quarto seja pequeno, você pode optar, por exemplo, por deixar a poltrona de amamentação na sala

 

Leve em consideração questões de segurança e praticidade. Avalie se onde você pretende colocar cada móvel é o local mais seguro. O berço, por exemplo, não deve ficar próximo de tomadas, pelo risco do bebê poder tocá-las através da grade, porém deve permitir o alcance do fio da babá eletrônica. Deixe o berço longe de janelas, caso o pequenino aprenda a escalar. Por essa mesma razão, evite, se possível, deixar a cômoda diretamente ao lado do berço.

 

Sempre que conseguir, opte por móveis que tenham mais de uma função (é o caso de cômodas cuja parte superior pode ser usada como trocador) ou que possam ser transformados, como berços que no futuro possam virar caminhas. Isso pode gerar uma boa economia.

 

Lembre-se de que, ao mesmo tempo em que a qualidade dos produtos é importante, é possível encontrar bons móveis usados, economizando recursos que podem ajudar depois, por exemplo, na compra de fraldas. Falando em artigos usados, outra dica é descartar, doar ou vender tudo o que não tem mais utilidade na sua casa, pois todo o espaço extra em armários será bem-vindo com a chegada da criança.

 

Como em outras áreas da vida, não existe uma fórmula única que atenda a todas famílias, crianças ou moradias. Assim, sempre que possível converse com mães e pais experientes, em quem você confie, para ouvir relatos sobre o que é necessário e o que mais atrapalha do que ajuda.  Família e amigos podem até ter algum item do mobiliário disponível para doar.

 

Por fim, antes do pequeno ou pequena chegar, higienize todos os móveis. No entanto, evite usar produtos de limpeza com cheiro forte, que possam provocar alergias no bebê.

Decoração: Faça você mesmo

  • Save
Papéis de parede dão um charme ao dormitório, mas pintar a parede ou usar adesivos sai mais bem mais barato

Após definir os móveis, vem uma das partes mais gostosas do preparo para chegada do novo membro da família: A decoração! Se por preferência ou restrição de grana você mesmo for cuidar dessa parte para o quartinho do bebê, comece definindo se você vai optar ou não por um tema, como nuvens ou animaizinhos, e quais cores e tons irão predominar.

 

Papéis de parede dão um charme ao dormitório, mas pintar a parede ou usar adesivos sai mais bem mais barato, então avalie o que faz mais sentido para você neste momento.

 

Uma dica para ganhar espaço para é instalar prateleiras e nichos, nas paredes, para colocar brinquedos e outros objetos de decoração.

 

Outra coisa muito legal e fácil de fazer é colocar uma régua na parede, em que vocês possam ir acompanhando o crescimento da criança. Basta imprimir um ou mais papéis com uma régua, tirar as medidas com uma trena, e fixar na altura certa. Aí é só ir marcando – por exemplo, a cada três meses – e ver como o tempo passa voando!

 

E sempre lembre-se: quartos fofos chamam a atenção, mas praticidade é mais importante do que beleza na correria do dia a dia com um bebê .

Organização da cômoda

  • Save
Defina que gavetas serão utilizadas para as roupinhas e em quais serão guardadas mantinhas, babadores e outros produtos

Separamos algumas dicas que podem te ajudar a organizar a cômoda de forma prática!

 

Arrume as roupas de acordo com a numeração, da menor para a maior, evitando que algumas peças nem sejam usadas devido ao rápido crescimento da criança nos primeiros meses. O mesmo vale para as fraldas: deixe os tamanhos menores à mão, e avance para números maiores conforme a necessidade.

 

Defina que gavetas serão utilizadas para as roupinhas e em quais serão guardadas mantinhas, babadores e outros produtos. As primeiras gavetas devem ser dedicadas aos itens que forem mais utilizados – considere reservá-las para deixar produtos de higiene ou macacões.

 

Use caixas organizadoras e divisórias. Elas contribuem para a separação de roupas e itens de higiene pessoal do bebê dentro das gavetas, e fazem com que você gaste menos do seu tão escasso tempo procurando onde está cada coisa.

Como arrumar o quarto do bebê junto ao da mãe, do pai ou de outra criança

  • Save
Quando o bebê for compartilhar o quarto, o ideal é que poucos móveis sejam incluídos à decoração já existente

O ideal é que o bebê tenha um quarto para si. Porém, há pessoas que preferem manter a criança por perto, ou simplesmente não tem uma moradia grande o suficiente para isso. Nesses casos, o “quarto do bebê” passa a ser um ambiente compartilhado e, com isso, há outros pontos para levar em consideração.

 

Quando o bebê for dormir junto da mãe, do pai ou de outra criança, o ideal é acrescentar poucos móveis à decoração já existente. Para evitar poluir o ambiente e a passagem com o excesso de coisas, aposte em um berço e/ou uma cômoda que possam também ser usados como trocador. Nichos pendurados à parede funcionam para colocar objetos de decoração, sem alterar muito a estética do quarto.

 

Se o recém-nascido ficar no quarto dos pais, a dica é aproveitar a situação para minimizar o impacto no sono dos pais. Deixe o mini berço ao lado da mãe para que, no momento em que a criança despertar de madrugada para mamar, ela possa fazê-lo e colocar de volta a criança para dormir o mais rápido possível. Já o trocador pode ficar próximo ao pai, de forma que a mãe consiga voltar a repousar, e assim nenhum dos dois fique sobrecarregado.

 

Se o bebê for dormir com outra criança, faça ao mínimo possível de mudanças, para evitar que a irmã ou o irmão sinta que perdeu o próprio espaço e fique com ciúmes. Fique atento à qualidade do sono da outra criança, e peça que ela te ajude nas pequenas tarefas, o que irá servir como oportunidade de aprendizado. Não se esqueça de sempre agradecer e valorizar a contribuição.

Quando deixar tudo pronto para a chegada do bebê

  • Save
O quarto deve estar pronto até o oitavo mês de gestação para evitar que um nascimento antecipado do bebê pegue a família desprevenida

Por segurança, o quarto deve estar pronto até o oitavo mês de gestação da mãe, para evitar que um nascimento antecipado do bebê pegue a família desprevenida. 

 

Se você for pintar o dormitório ou aplicar papel de parede, faça isso nos primeiros meses da gestação para evitar o risco de o cheiro provocar alergia ou gerar desconforto na criança. 

 

Programe-se para que todas as roupinhas do bebê estejam lavadas e prontas – a prioridade são aquelas com uso até os três meses de idade – com sabão neutro ou de coco. Deixe preparada também caixa de primeiros socorros, com termômetro, gazes e cremes contra assaduras.

 

É importante também que a maleta com os itens básicos a serem usados, logo após o nascimento, esteja pronta pelo menos um mês antes da data prevista para a chegada do bebê. E não se esqueça de já deixar a cadeirinha do bebê acoplada ao carro e de esterilizar mamadeiras e chupetas. 








E aí, curtiu as dicas? Nós, da UBlink, esperamos que sim e desejamos tudo de melhor nessa sua nova fase de vida!

Para mais dicas sobre qualidade de vida, simplificação de burocracias e novidades do mercado imobiliário, acompanhe o Blog da UBlink.

Copy link
Powered by Social Snap