A tendência do tour virtual e seus benefícios para as visitas em imóveis

Confira tudo sobre as tecnologias de realidade aumentada presentes em um tour virtual e descubra como elas transformam o mercado imobiliário!

Por Redação Em:

Uma casa está mapeada com a tecnologia de um tour virtual.
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A necessidade de reinventar serviços para que funcionem de forma remota, devido à pandemia de COVID-19, acelerou diversos processos e tecnologias em inúmeras áreas. No setor imobiliário, o tour virtual foi uma dessas novidades que promete se manter e expandir para os próximos anos.

A tecnologia traz mais possibilidades de interações em realidade aumentada com os ambientes e permite que os interessados visitem os imóveis a distância, de uma maneira bem imersiva. Quer entender melhor como uma visita virtual funciona e quais são os diferenciais desta tecnologia? Confira o nosso post!

Índice do conteúdo

O que é o tour virtual 360?

O tour virtual 360 é um recurso interativo que permite aos usuários de um site ou aplicativo visualizar fotos em 360 graus, percorrendo o ambiente e navegando pelos espaços.

A tecnologia, basicamente, reconstrói as imagens para que o usuário tenha a impressão de estar imerso no ambiente.

Como funciona uma visita remota?

Uma visita remota pode ser apresentada de três formas, em imóveis: o tour em vídeo, os modelos em 3D e o tour virtual 360. Vamos explorar aqui como funcionam cada uma:

O Tour em vídeo por um imóvel

Um celular está captando um vídeo para um tour virtual.
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É sempre bom lembrar que a experiência com o tour virtual em vídeo depende de uma boa captação!

Essa é uma forma mais simples de se visitar remotamente um imóvel, porém que oferece menos interação para o usuário. O tour em vídeo é bem comum, no qual os principais destaques do imóvel são apresentados em uma visita guiada. 

Neste caso a experiência final depende, e muito, da qualidade da captação e da proficiência da curadoria de imagens. Quando gravadas de forma amadora, ou de uma forma que não apresentem detalhes do imóvel, as imagens podem comprometer a tomada de decisão de quem está assistindo.

Para um tour em vídeo, do ponto de vista de quem está buscando um imóvel, é interessante procurar por opções que proporcionem uma boa experiência, tanto na qualidade das imagens, como também na fluidez da navegação da câmera. O melhor vídeo é aquele que mais evita pontos cegos, e proporciona uma ampla visão do ambiente.

Modelo em 3D

Os modelos em 3D oferecem um mapeamento espacial do ambiente, neles, o usuário visualiza o imóvel para além de sua planta baixa, visualizando as paredes e os demais elementos tridimensionais. O modelo é construído por meio de fotografias panorâmicas que, juntas, formam um modelo em três dimensões do espaço fotografado.

Essa é uma alternativa interessante, por exemplo, para aquelas situações em que é importante que o usuário consiga visualizar a maquete do imóvel, para entender melhor a disposição e a continuidade dos ambientes.

Tour em 360 graus e tecnologias de realidade aumentada

Essas visitas interativas oferecem uma experiência mais imersiva, contando com tecnologias de realidade aumentada. Para isso, é preciso usar uma câmera especial de alta resolução no centro de cada um dos ambientes. A câmera gira em 360 graus, gravando e fotografando todo o espaço. 

Após a etapa de captação, um profissional pode fazer a edição e a produção do tour virtual com o material colhido, tornando possível, no material final, uma navegação pelo ambiente parecida com o que vemos no Google Street View.

Matterport

O equipamento mais usado para as visitas com realidade aumentada é a câmera Matterport. Ela pode ser conectada a um computador, onde consegue capturar as informações do ambiente, transformando essas imagens em um tour 360 graus.

Uma sala de estar está sendo fotografada por uma câmera Matterport para a realização de um tour virtual.
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A Matterport oferece a principal tecnologia de captação de imagens para o tour virtual.

A ferramenta ainda possui uma nuvem de pontos laser que consegue captar as coordenadas do local e recriá-lo virtualmente, gerando uma imagem 3D que pode ser exportada para outros programas de modelagem.

Ou seja, é possível associar o tour 360 graus com a modelagem 3D, permitindo que o usuário interaja de forma mais significativa com o ambiente.

Dentro do tour virtual, ainda é possível adicionar informações que ajudam o usuário a entender e interagir melhor com o ambiente, como tags de localização, links e até tirar medidas de objetos e cômodos.

Assim, o visitante consegue, por exemplo, entender detalhadamente as dimensões do ambiente com uma experiência de realidade aumentada e pensar em inúmeras possibilidades de decoração, diretamente no aplicativo que se está usando para explorar o espaço, tudo sem precisar estar fisicamente no imóvel.

Onde o tour virtual pode ser usado?

O tour virtual é uma experiência que marca os novos passos da jornada digital do consumidor, que precisa de assertividade nas escolhas que faz online e conta com cada vez mais dificuldades de deslocamento em grandes cidades.

A tecnologia já tem sido empregada com sucesso em diversas áreas, como museus e passeios interativos, e agora começa a ser tendência em:

  • construtoras;
  • portfólios de arquitetos e engenheiros;
  • vistoria de obras.
  • compra e venda de imóveis;

Nesse último caso, a tecnologia ainda permite que diversas verificações pontuais aconteçam à distância, trazendo mais agilidade e comodidade na experiência da visitação, tornando possível revisitar detalhes a qualquer hora do dia. 

Na UBlink Experience, por exemplo, o tour virtual 360 é realizado por um time de especialistas em imagem, permitindo que os usuários interajam direto do aplicativo com o imóvel, tanto em dispositivos Android, como em iOS. Para complementar ainda mais a experiência, todos os detalhes captados também são transformados em uma curadoria de fotografias e vídeo.

Os diferenciais de um imóvel com tour virtual

Não é à toa que o tour virtual está tão em alta. Além de poder ser usado por diversos setores, ele conta com muitas vantagens para quem está pensando em anunciar o seu imóvel. Vamos ver em detalhes as principais?

Redução de custos e otimização do tempo

É claro que, para criar um tour virtual para uma casa ou apartamento, é natural pensar que pode ser difícil ou caro ter acesso a bons equipamentos, encontrar profissionais que produzam o tour e garantir a melhor qualidade possível de imagens. Entretanto, já existem soluções de captação e curadoria que eliminam essas dores de cabeça, tanto de proprietários como de imobiliárias.

Uma solução popular é usar uma plataforma que oferece os serviços de captação de imagens, realidade aumentada e vídeo, de forma integrada com o anúncio do imóvel, o que garante maior tranquilidade da perspectiva do proprietário. Além disso, a experiência do cliente é melhorada ao poder visitar um imóvel virtualmente em um site ou aplicativo, ficando mais simples de separar quais imóveis ele realmente tem interesse. 

Isso reduz os custos do corretor e do cliente com deslocamentos e visitas não produtivas, otimizando também o tempo de ambos, como também o de proprietários, que ganham em negociações muito mais assertivas.

Praticidade e mobilidade com visitas

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Mobilidade e flexibilidade são diferenciais do tour virtual na visitação de imóveis.

A rotina das pessoas está cada vez mais corrida. E, muitas vezes, um comprador pode deixar passar uma oportunidade por falta de tempo para visitar o imóvel.

Com o tour virtual, ele pode fazer essa visita da sua casa, e no horário que lhe for mais conveniente, selecionando melhor quais imóveis ele realmente tem interesse e evitando ter de se deslocar e perder tempo visitando imóveis distantes do seu desejo de compra.

Mais persuasão e conversão

Quando o imóvel tem a disponibilidade de um tour virtual, o cliente passa a ter mais confiança na negociação e o corretor mais argumentos para fundamentar a sua venda, podendo inclusive usar o tour para se preparar antes da negociação, mapeando elementos relevantes sem ter de se deslocar.  

Além disso, os imóveis que oferecem o tour com realidade aumentada possuem mais chances de liquidez, porque passam a ser mais atrativos para o cliente. Principalmente no caso de imóveis decorados, onde o usuário consegue entender todas as possibilidades de usos do ambiente.

Facilidades para realizar novas visitas

Antes de fechar negócio, muitos clientes gostam de visitar várias vezes o imóvel, para tirar dúvidas, medidas e verificar diversos pontos. Com o tour virtual, isso se torna mais simples, já que basta acessar um site ou um aplicativo, para conferir novamente o ambiente.

Para o corretor, isso significa uma otimização no seu tempo e para o cliente é a chance de poder visualizar o imóvel que gostou quantas vezes quiser, com mais praticidade e facilidade.

Inúmeras possibilidades de compartilhamento

Além do site, você poderá compartilhar o tour com realidade aumentada em diversas outras mídias, como Facebook, Instagram e até enviar pelo WhatsApp. Dessa forma, é possível expandir as chances de negócio e visualização dos seus imóveis.

Como criar um tour virtual?

Depois de mostrar todas as vantagens que essa tecnologia oferece, preparamos algumas dicas de como criar um ambiente perfeito para a captação de um tour virtual, confira a seguir:

Preparo dos ambientes

Antes da captação das imagens, é importante que você prepare os ambientes. As áreas devem estar limpas e arrumadas. Caso o imóvel esteja ocupado, é recomendado retirar os pertences pessoais dos proprietários durante a captura das imagens, assim como aqueles objetos pouco atrativos.

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Espaços limpos e bem organizados são essenciais para um tour virtual.

Outra dica importante é permitir o acesso a todos os espaços disponíveis para o profissional que está realizando o ensaio das imagens, para garantir uma experiência contínua e fluida para aqueles que vão visualizar o anúncio. 

Conexões entre os espaços

Para que o tour fique atraente, você pode ajudar a planejar as conexões, apresentando o caminho de ida e volta de visitantes no imóvel. A trajetória precisa ser muito próxima do que as pessoas fariam normalmente em uma visita presencial, para que a experiência do usuário seja realmente agradável.

Erros a serem evitados

Para que o seu tour virtual seja realmente interessante e instigante, é importante evitar alguns erros, como:

  • imóveis bagunçados;
  • excesso de itens pessoais pelos espaços;
  • no anúncio, a falta de informações como endereço, descrição das áreas comuns e outros pontos que ajudem o visitante a conhecer a estrutura do imóvel antes de iniciar o tour;
  • ambientes com excesso de sujeira ou manchas.

Quer criar uma visitação imersiva e completamente única com o anúncio do seu imóvel, ou está buscando um novo lar e não tem disponibilidade para visitas presenciais? Conheça a UBlink Experience, nossa experiência de realidade aumentada e de imagens totalmente integrada com o aplicativo da UBlink! 

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