Aplicativo para alugar casas ou apartamentos: as tendências, tecnologias e segurança embarcadas
Confira vários insights, tendências e pontos de segurança que não podem faltar em nenhum aplicativo para alugar casas!
Por Redação Em:
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Conectividade constante, transações rápidas, e acessos facilitados em plataformas digitais. Nos dias de hoje, os consumidores foram familiarizados a esperar acesso imediato às informações. E com um setor imobiliário altamente competitivo, é sempre um desafio manter o equilíbrio entre obter lucro e fornecer um excelente serviço ao cliente.
Apesar das consequências da pandemia (como a crise sanitária e econômica), o mercado imobiliário do Brasil ainda está crescendo. O financiamento imobiliário disparou e segue em alta.
Em 2020, somente em São Paulo foram lançadas 60 mil unidades habitacionais.
Esse é o melhor resultado na cidade de São Paulo em 17 anos, e a previsão é de que o mercado imobiliário deve continuar crescendo neste ano.
Neste sentido, observamos que muitas das novas unidades habitacionais têm sido compradas por investidores que, na maioria das vezes, colocam os imóveis para locação.
Desse modo, com processos digitalizados e várias plataformas no mercado, as soluções que facilitam esse tipo de transação são muitas. Isso inclui desde sites que viabilizam locação por temporada, até um aplicativo para alugar casas de forma facilitada.
Sendo assim, a verdade é que as novas ferramentas são perfeitas para otimizar e simplificar a negociação entre proprietários e inquilinos, ou até mesmo hóspedes.
Índice do conteúdo
O crescimento imobiliário e a expectativa por uma imobiliária segura
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O avanço do setor imobiliário é um ótimo ambiente para a crescente adoção de aplicativo para alugar casas por corretores, proprietários e interessados.
É preciso lembrar que em momentos de crises anteriores, o crescimento do mercado imobiliário seria impensável. Porém, o cenário que surge com a necessidade das pessoas passarem mais tempo em casa, fez com que o setor pensasse estrategicamente em sua dinâmica e avançasse.
Afinal, a vida cotidiana das pessoas passou a acontecer, na maior parte do tempo, no seu imóvel.
Como as pessoas estão passando mais tempo em casa trabalhando, ensinando seus filhos e conduzindo muitas outras tarefas diárias, a casa acabou se tornando um espaço muito mais importante.
Além disso, com o trabalho remoto sendo estabelecido como o novo padrão para muitas empresas, esse novo perfil de cliente, considera comprar propriedades mais suburbanas e espaçosas. Isso porque não é preciso morar em uma região central para se deslocar até o escritório.
A pandemia mudou a maneira como pensamos sobre o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal e essa nova percepção marcou o diálogo das pessoas com o mercado imobiliário.
Ao levar em consideração taxas de juros mais baixas, melhor poder de compra, a geração do milênio chegando com suas novas expectativas com o aluguel e junto dos compradores de primeira viagem, parece formar o cenário de uma forte demanda do comprador, com expectativas de uma negociação imobiliária segura e tranquila.
Experiência do cliente no centro da estratégia do mercado imobiliário
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É fundamental enxergar as pessoas como centro da estratégia de atuação da tecnologia, inclusive nos aplicativos imobiliários.
Existem grandes mudanças no sentido de melhorar a experiência do cliente no mercado imobiliário.
Um setor construído a partir dos relacionamentos com os consumidores, tem como desafio oferecer uma ótima experiência para concluir mais transações, manter os níveis de retenção, gerenciar sua reputação e expandir seus negócios imobiliários.
Neste contexto, a comunicação omnichannel e as inovações tecnológicas são ferramentas importantes que permitem criar uma experiência positiva para vendedores e compradores.
O mundo é digital e a busca por um imóvel não é diferente
É fato que boa parte dos clientes agora podem optar por um aplicativo para alugar apartamentos ou para comprar. A pesquisa online permite fazer buscas por localização e vizinhança, facilitando a comparação entre as residências disponíveis no mercado a partir dos recursos selecionados.
E o uso dessas ferramentas de intermediação é crescente.
Cada vez mais, a estratégia de experiência do cliente ideal deve ser em tempo real, personalizável, omnichannel e multiplataforma.
Por isso, imobiliárias e proptechs estão focadas em atender às necessidades imediatas do cliente e melhorar o processo de compra, venda e aluguel de casa com tecnologia omnichannel.
Assim, o uso de aplicativo para alugar casas é cada vez mais comum.
A solução orienta a jornada de compra do cliente, viabilizando o autoatendimento e a resposta rápida às principais dúvidas, problemas e desafios. Pensando assim, o app de aluguel de casas mais adequado, entrega aos clientes as informações de que precisam de forma rápida e eficiente.
Apesar disso, o papel dos agentes imobiliários continua sendo relevante. Eles são responsáveis por interações com os clientes, seja por meio de consultas diretas, online ou por telefone.
Sabendo da importância de usar os avanços tecnológicos e o poder de interação dos agentes imobiliários, fica claro que a melhor escolha é unir as duas estratégias.
Por exemplo, um bom aplicativo para alugar casas, ou imóveis em geral, deve oferecer uma transição simples e fácil de uma consulta na web para uma chamada pessoal ou reunião presencial, com acesso total ao histórico do cliente.
Resumindo, e pensando em uma transação imobiliária segura e confortável, sai na frente o aplicativo para alugar ou comprar imóveis que pense na tecnologia como ponte, em termos de facilidades e aproximação de pessoas, desde clientes e proprietários, até os profissionais que já atuam, ou podem atuar, no mercado imobiliário.
A experiência de consumo digital no mercado imobiliário
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Os meios e ambientes digitais das empresas precisam estar presentes e com foco total nos seus clientes.
Diante do crescimento do mercado, é fato que as empresas do setor precisam buscar compreender como usar a tecnologia de hoje para fornecer uma experiência omnichannel.
Ou seja, é preciso investir em uma estratégia que utiliza de vários canais de comunicação para alcançar o seu público, de modo que ele possa viver a mesma experiência em qualquer que seja o seu meio escolhido.
Priorizar a experiência do cliente é um diferencial chave para o sucesso no setor imobiliário. Isso porque comprar, vender ou até mesmo alugar uma casa pode ser um momento estressante.
Assim, nesse processo é normal que os clientes tenham dúvidas, preocupações, sugestões e pedidos de atualizações para as quais desejam respostas imediatas.
Pensando nisso, o atraso de um dia na resposta de um cliente não era um problema há alguns anos, mas hoje ter um processo de experiência perfeita para o cliente é essencial.
Cada vez mais, apps de aluguel de casas se destacam pela praticidade, segurança, transparência e facilidade na negociação.
Dessa forma, no processo de busca de um imóvel, as etapas iniciais são automatizadas e acessíveis. Isso de modo que os clientes têm padrões cada vez mais elevados e altas expectativas relacionadas para todo o processo de compra, venda ou aluguel.
Por isso, ter um processo de vendas simples, fluido e fácil é fundamental para encantar, conquistar e reter o cliente. Esse é um desafio das grandes imobiliárias, das proptechs e dos aplicativos de aluguel de casas.
Além de alcançar potenciais novos clientes pela internet, as ferramentas facilitam a vida dos corretores que podem maximizar a sua presença online ao longo de todo o processo de negociação.
Com os recursos certos ao seu alcance, eles podem, por exemplo, agendar visitas e marcações, disponibilizar mais informações sobre imóveis e manter os clientes atualizados sobre a disponibilidade de imóveis.
Os serviços online também podem aprimorar a experiência do cliente no mercado de locação. Além de proporcionar a busca pelo imóvel ideal, os aplicativos de aluguel de casas podem centralizar a gestão do relacionamento com o cliente.
O inquilino pode registrar qualquer problema com o imóvel e receber atualizações dentro do app sobre o status de problemas de manutenção e reparo. Ou seja, com muito mais praticidade e conveniência para todos os envolvidos.
O boom dos aplicativos imobiliários
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Existem inúmeras facilidades nos aplicativos para alugar casas, tanto para clientes, proprietários ou ainda para corretores.
O tráfego de aplicativos online e móveis também aumentou, à medida que mais pessoas pesquisavam por novas propriedades.
O maior portal de busca de imóveis do mundo, atingiu um recorde de 218 milhões de usuários únicos mensais no terceiro trimestre de 2020, tendo um aumento de 12% em relação ao ano anterior.
O número total de visitas atingiu 2,5 bilhões durante aquele trimestre para sites e aplicativos, um salto de 14%. A empresa reportou um salto de 28% na receita de US $768 milhões em comparação com o ano anterior.
Assim, os números confirmam o que já vimos até aqui.
Os últimos anos têm sido uma oportunidade realmente grande para empresas do setor, como imobiliárias e proptechs, possam educar e engajar os potenciais clientes, convidando-os a para eles usarem as plataformas digitais para procurar suas casas.
E o que está por vir de tendências para o Brasil?
Muito além do envolvimento do cliente, outra tendência observada pelas imobiliárias e pelos aplicativos para alugar casas é uma mudança em direção a uma experiência de compra e visualização digital.
Um ótimo ponto a ser citado é a nova tendência das visitas aos imóveis em 3D, que têm sido cada vez mais exploradas. Desse modo, o recurso cria um modelo 3D da casa e o cliente pode clicar para ver como todas as salas se encaixam, fornecendo uma sensação aproximada de como é estar no imóvel.
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Acessar imóveis através de modelos em realidade virtual direto do aplicativo, é uma das grandes tendências e demandas que surgem para um aplicativo de aluguel de apartamentos, por exemplo.
Foi apontado em uma pesquisa apresentada pela Redfin, que quase dois terços das pessoas que compraram uma residência nos Estados Unidos (63%) fizeram ofertas por propriedades que não tinham visto pessoalmente, no ano de 2020. Para além da necessidade do isolamento social da pandemia, fazer uma visita completamente virtual tornou- se uma comodidade muito atraente!
Assim como viabiliza a divulgação e a venda de imóveis, o tour virtual também pode facilitar a vida do inquilino na hora de locar uma propriedade.
Por isso, imobiliárias, plataformas digitais e aplicativos para alugar casas vêm investindo na produção de fotos, tour virtual e vídeos em escala. Tudo para potencializar o alcance do anúncio do imóvel e melhorar a experiência do cliente.
Matterport e a captação de imagens em Realidade Aumentada!
Na UBlink, por exemplo, a captação destas imagens, que possibilitam esse tour virtual, é feita com a tecnologia das câmeras Matterport. Com sensores LiDAR associados a várias tecnologias auxiliares e profissionais de fotografia capacitados de experiência, essas câmeras captam cada detalhe do imóvel no ensaio.
Na prática, um tour virtual oferece uma percepção do ambiente muito superior à foto, uma ferramenta cada vez mais presente e necessária da jornada do consumidor no mercado imobiliário.
Dentro da UBlink Experience, se transforma espaços reais em modelos gêmeos digitais imersivos. Muito mais do que fotos panorâmicas, a técnica permite que todos os profissionais capturem e conectem salas para criar modelos 3D totalmente interativos, permitindo tirar medidas em tempo real.
Facilidades de um aplicativo de aluguel de casas
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Um aplicativo para alugar casas tem a vantagem de oferecer acesso transparente às informações no momento que o usuário preferir.
Afinal, quais as vantagens do uso dos aplicativos imobiliários para alugar casas? Como eles impactam a vida das pessoas e esse mercado de venda, compra e locação de imóveis?
São muitas as dúvidas, e a verdade é que os recursos de um app devem ser cuidadosamente projetados para aumentar a eficiência, a qualidade e a transparência do processo.
Neste contexto, priorizar o desenvolvimento de aplicativos para alugar casas que ofereçam, além de praticidade, facilidade e conveniência, um alto nível de segurança. Afinal, o cliente quer ter a certeza de que encontrará o imóvel exatamente daquela forma.
Mais do que isso, ele também quer a tranquilidade de ter seus dados pessoais protegidos. Por isso, para ter uma imobiliária segura é preciso investir em segurança digital e compliance digital, elementos indispensáveis para oportunizar uma experiência fluida, tranquila e com uma boa camada de proteção.
O que torna uma experiência imobiliária segura?
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Transações imobiliárias costumam envolver dúvidas. É por isso que a segurança é essencial para uma imobiliária.
Em um futuro, segundo apontam as tendências de especialistas, as vendas de imóveis devem ocorrer totalmente online de uma maneira perfeita.
O mercado imobiliário será acessível e negociável em tempo real, e a propriedade do imóvel será transferida instantaneamente depois que a papelada e o pagamento são executados, e o processo ocorre inteiramente online.
Conforme prevê o capitalista de risco Vik Chawla, “as futuras transações imobiliárias ocorrerão em um formato totalmente digital, onde as compras e vendas de imóveis comerciais e residenciais serão concluídas perfeitamente. Por meio das plataformas digitalizadas, as principais partes interessadas verão uma maior velocidade e menor custo de transação, juntamente com um aumento nos dados disponíveis.”
As vendas online estão se tornando possíveis devido ao fácil acesso aos dados e às ferramentas digitais, projetadas para tornar o processo de transferência de propriedade mais conveniente e transparente.
Essa transparência nas transações, com a proteção da privacidade, é especialmente importante quando se trata de criar um ambiente saudável para compradores, vendedores e corretores de imóveis.
Se para compra e venda de imóveis, esse mercado está em fase de amadurecimento, já para locação os processos são mais simples e estão mais avançados. Afinal, o aluguel é uma transação que não exige alteração de propriedade.
De todo modo, na estratégia de transformação digital das imobiliárias, seja para venda, seja para locação, a segurança digital e a transparência são pilares importantes da operação.
Imobiliária segura: experiência do cliente e segurança digital no foco dos aplicativos de aluguel de casas
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É preciso que qualquer usuário de um aplicativo para alugar casas se sinta seguro ao inserir suas informações.
Assim como as proptechs e imobiliárias devem investir na segurança digital dos aplicativos, os usuários também devem conhecer a importância desse atributo neste tipo de ferramenta.
Basicamente, a segurança digital tem como objetivo proteger a confidencialidade, integridade e disponibilidade de ativos críticos de negócios.
Por isso, é fundamental que os aplicativos imobiliários sejam desenvolvidos à luz de uma visão holística das necessidades de segurança para implementar os controles físicos, técnicos e administrativos adequados.
A segurança digital deve garantir essas três funções principais. Sendo elas:
- Confidencialidade: o aplicativo deve proteger as informações confidenciais: dados do cliente, informações proprietárias, inovações em andamento. É dever da segurança de TI proteger esses dados, garantindo que apenas os usuários e sistemas corretos e autorizados possam ler, alterar e usar os dados é fundamental.
- Integridade: o sistema e as informações que estão contidas nele devem estar corretos. Ter integridade significa saber que o que está armazenado está correto e que o sistema possui medidas para garantir isso.
- Acessibilidade: sistemas e informações precisam estar disponíveis quando são necessários. Se um sistema não estiver disponível, ele não será confiável.
O que é compliance digital?
Além de uma política consistente de segurança da informação, é importante verificar se o aplicativo para alugar casas oferece compliance digital.
Com o número crescente de ciberataques, como o NotPetya e o WannaCry, que levaram a interrupções em grande escala das atividades e geraram perdas para as empresas, segurança digital e compliance digital são fundamentais para proteger os usuários e garantir a continuidade dos negócios imobiliários.
Somente com o compliance digital será possível minimizar riscos de violações dos direitos humanos e outros riscos não financeiros (proteção do consumidor, direitos dos trabalhadores, concorrência, entre outros).
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O compliance digital pode ser um grande aliado de segurança imobiliária de um aplicativo para alugar casas.
O compliance digital, ou seja, as normas das políticas internas das empresas que trabalham com tecnologia da informação, tem como objetivo prevenir esses riscos. A conformidade digital visa minimizar os riscos de segurança digital e privacidade.
Em síntese, é a capacidade de resistir aos riscos que garante a competitividade da empresa no meio digital e permite que seja sustentável, reduz os custos judiciais e aumenta a confiança do consumidor.
A conformidade digital é importante para todas as empresas. As PME também estão expostas a riscos de segurança digital, mas quase 50% das PME nem sequer pensam em cumprir as normas de segurança cibernética. Essa é uma demanda urgente no mercado imobiliário e nos demais setores.
Além disso, é importante ter em mente que a conformidade vai muito além de abordar os riscos com o compliance digital. O cumprimento dos padrões de conduta empresarial responsável é igualmente importante e inclui conformidade em 9 áreas:
- Direitos humanos;
- Direitos trabalhistas;
- Corrupção;
- Proteção ambiental;
- Impostos;
- Concorrência;
- Ciência e tecnologia;
- Divulgação de informações;
- Proteção ao consumidor.
Tais padrões são estabelecidos nas Diretrizes da OCDE para Empresas Multinacionais, bem como em outros padrões internacionais de gestão responsável.
Segurança digital e compliance digital para atender a LGPD
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigência em 2021, trouxe uma série de novas diretrizes e exigências que devem ser observadas pelas empresas na gestão de dados pessoais e corporativos.
Um aplicativo de aluguel de casas, portanto, deve cumprir e mostrar como lida com essas regras para seu cliente, especialmente porque em caso de irregularidade a empresa pode se expor a uma multa relativamente alta.
É melhor manter a imobiliária segura no meio digital. Por isso, listamos a seguir algumas das principais exigências da LGPD, para todo cliente e empresa prestar atenção:
- Empresas públicas e privadas só podem coletar dados pessoais se tiverem consentimento do titular. O pedido deve ser feito de maneira transparente, para que o cliente saiba qual informação estará sendo coletada, para quais fins e se haverá algum tipo de compartilhamento desta.
- Em caso de menores de idade, os dados só podem ser tratados com o consentimento dos responsáveis legais.
- Caso haja mudança de finalidade ou repasse de dados a terceiros, a empresa deverá solicitar um novo consentimento.
- Sempre que quiser, o cliente pode revogar sua autorização ou ainda pedir a exclusão, portabilidade ou modificações dos dados.
- A LGPD prevê o tratamento de uma categoria intitulada “dados sensíveis”, ou seja, que abordam informações particulares, como crenças religiosas, posicionamento político, características físicas, condições de saúde e vida sexual. O uso desses dados é mais restritivo e a lei prevê punições caso eles sejam utilizados para fins discriminatórios.
- Quando os dados deixam de ser necessários, a empresa tem a obrigação de apagá-los, exceto se houver obrigação legal ou outra razão que justifique a manutenção dos mesmos.
A lista de diretrizes da LGPD não para por aí, mas vai muito além. Por isso, a estratégia combinada de segurança digital e compliance digital é tão importante.
Como o compliance digital pode proteger uma organização?
Segundo relatório da KPMG, mais de 50% dos negócios imobiliários não estão preparados para amenizar ou prevenir um ataque cibernético.
Então, quais medidas devem ser tomadas para minimizar o risco de violações?
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Verificar o compromisso de compliance digital e de implementação da LGPD são passos importantes para avaliar se uma empresa do ramo imobiliário é segura.
Algumas boas práticas simples podem ser adotadas pelas empresas do setor imobiliário e pelos clientes para evitar problemas, multas, prejuízos e dores de cabeça.
Investimento em seguro de cibersegurança
O seguro cibernético cobre a responsabilidade da empresa por violação de dados.
Eles tendem a abranger uma ampla gama de problemas que podem surgir de violações de segurança cibernética e fornecem meios para proteger a empresa e seus clientes. Isso pode incluir proteção contra comprometimento de dados, recuperação de identidade e proteção cibernética.
Proteção das operações e usuários: deveres essenciais de um app de aluguel de casas
Na prática, um bom aplicativo imobiliário precisa conduzir a gestão combinando segurança digital e compliance digital, estratégias que andam de mãos dadas e se complementam em áreas onde uma pode falhar.
- O compliance digital estabelece uma linha de base abrangente para a postura de segurança de uma organização.
- Já as práticas de segurança digital são orientadas por essa linha de base para garantir que o negócio seja coberto de todos os ângulos.
Com um foco igual em ambos os conceitos, tanto imobiliárias quanto proptechs mostram que tem condições não apenas para atender aos padrões de seu mercado, mas também demonstrar que vai além em seu compromisso com a segurança digital.
Aqui na UBlink, acreditamos em compartilhar conteúdo de qualidade para ajudar todos os nossos clientes, proprietários, corretores e leitores a conhecer tudo que temos para oferecer em experiência na tecnologia e segurança digital.
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