Conheça a Vila Guilherme

Você conhece a Vila Guilherme? Neste post, vamos te contar um pouco sobre essa região da zona Norte de São Paulo, onde você encontra centros comerciais de referência, parques e uma ótima infraestrutura urbana.

Por Redação Em:

  • Save

O bairro Vila Guilherme, na zona Norte de São Paulo, oferece opções de parques, shopping centers e fácil acesso a outras regiões da capital paulista pela Marginal Tietê e pela Ponte da Vila Guilherme. O local também é conhecido por reunir o maior número de transportadoras da cidade.

 

O nome Vila Guilherme se deve a Guilherme Praun da Silva, comerciante fluminense que comprou, em 1912, terras que tinham pertencido ao Barão de Ramalho no então Bairro da Coroa. 

 

Segundo informações do site da Prefeitura de São Paulo, Guilherme dividiu a área em vários loteamentos e nomeou as ruas do primeiro deles com os nomes de familiares e amigos. Imigrantes, principalmente portugueses, tinham preferência na compra dos lotes. E assim nasceu a Vila Guilherme.

 

Dez anos depois de chegar à região, o empreendedor fundou uma capela que, mais tarde, se tornaria a Paróquia de São Sebastião da Vila Guilherme. São Sebastião era o santo de devoção de Guilherme, que nasceu no dia 20 de janeiro.

 

O complexo Cidade Center Norte

  • Save
O complexo possui área total de 600 mil metros quadrados, com circulação de 130 mil pessoas por dia. Foto: Divulgação

Na região, você encontra os shoppings Center Norte e Lar Center. Inaugurado em 1984, o Center Norte foi o quinto shopping de São Paulo e o primeiro da zona Norte da capital paulista. Possui mais de 300 lojas e 50 locais para alimentação. Já o Lar Center, primeiro shopping temático de decoração e design da cidade, tem mais de 100 lojas.

 

Os dois empreendimentos comerciais fazem parte do Cidade Center Norte, composto também pelo Expo Center Norte – espaço de eventos com cinco pavilhões e 21 auditórios – e pelo Novotel. O complexo possui área total de 600 mil metros quadrados, com circulação de 130 mil pessoas por dia. 

 

Apenas um terço dessa área está ocupada. O Grupo Baumgart – proprietário do Cidade Center Norte — pretende destinar a área ociosa do local para um bairro planejado, com áreas residenciais e comerciais. Os investimentos serão feitos em várias fases ao longo de 15 anos, começando em 2022. 

 

De acordo com reportagem do jornal “Valor Econômico” publicada em setembro de 2021, os aportes na primeira fase do projeto vão somar R$ 1,2 bilhão e abrangem o centro de entretenimento, com arena para shows, as ampliações do Center Norte e do Expo Center, e a etapa inicial do desenvolvimento imobiliário.

Diversão ao ar livre

  • Save
A região oferece várias opções de parques.

Para quem prefere passeios ao ar livre, a região oferece várias opções. O Parque do Trote possui pista de corrida, ciclovia, espaço para alongamento, quadras e churrasqueiras, além de trilhas. No local, funcionava a Sociedade Paulista do Trote, onde havia apostas em corridas de cavalos nas décadas de 1950 e 1960.

 

Ao lado do Parque do Trote, está localizado o Parque da Vila Guilherme, com quadras e trilhas para caminhadas. É comum a referência aos dois locais como se fossem um só: Parque Vila Guilherme – Trote (PVGT). Segundo informações do site da Prefeitura de São Paulo, a área verde do PVGT chega a 185 mil metros quadrados, e há registro de 88 espécies de animais, incluindo 67 tipos de aves.

 

A região conta também com o complexo cultural, recreativo e esportivo Parque da Juventude Dom Paulo Evaristo Arns. Localizado onde funcionou o Complexo Penitenciário Carandiru, o Parque da Juventude é formado pelo Parque Esportivo, pelo Parque Central e pelo Parque Institucional, com o total de 240 mil metros quadrados. Inaugurado em 1956, o Carandiru foi o maior presídio da América Latina por 46 anos.

 

O Parque Esportivo possui oito quadras poliesportivas, duas de tênis, pistas de skate, patins e cooper e oferece empréstimo de materiais esportivos. O Parque Central conserva passarelas do antigo presídio e se destaca pela área verde e por atividades como o arvorismo. No Parque Institucional, está localizada a Escola Técnica Estadual (Etec) e a Biblioteca São Paulo. 

Demografia da região

  • Save
Dos empreendimentos verticais, 233 são dos padrões médio e alto, e 22 têm perfil de baixa renda.

O distrito da Vila Guilherme tinha uma população de 58.190 pessoas no ano passado, segundo levantamento da startup Dataland. Isso representa 7% de crescimento em relação aos 54.295 habitantes registrados pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) em 2010.

A região é ocupada, principalmente, por pessoas da classe C e de média renda, de acordo com a Dataland. 

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) compilados pela Dataland indicam R$ 2.633,62 como a renda formal média da região. O número de domicílios totaliza 18.186, com 3,19 habitantes por domicílio.

Considerando-se casas, há 9.456 unidades dos padrões médio e alto, e 95 com perfil de baixa renda. Das residências verticais, 233 empreendimentos se enquadram como de médio e alto padrões e 22, como de baixo padrão.

As principais atividades econômicas da Vila Guilherme são comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas, atividades administrativas e serviços complementares, além de alojamento e alimentação, conforme dados da Dataland.

Mobilidade

  • Save
A região é servida pelas estações Portuguesa-Tietê, Carandiru e Santana, também da linha Azul.

O Terminal Rodoviário do Tietê, o maior da América Latina, está localizado na região da Vila Guilherme. No local, você tem acesso à parada de metrô Portuguesa-Tietê, da linha 1 Azul. 

 

A região é servida também pelas estações Carandiru e Santana, também da linha Azul.

 

O distrito da Vila Guilherme fica próximo à Marginal Tietê, que oferece fácil acesso às zonas Leste e Oeste da capital paulista. O acesso ao Centro ocorre pelas avenidas do Estado, Tiradentes e Rangel Pestana. 

 

Segundo a Dataland, a região conta com as ciclofaixas Luiz Dumont Villares, Guilherme e Joaquina Ramalho.

 

E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre a Vila Guilherme? Deixe seu comentário se esquecemos de contar sobre alguma parte importante!

 

Para conhecer outras dicas de bairros, acompanhar as novidades do segmento imobiliário e aprender a simplificar burocracias, consulte o blog da UBlink

Copy link
Powered by Social Snap