Por que morar na Vila Mariana?

Você conhece a Vila Mariana? Essa região da zona Sul de São Paulo tem de tudo um pouco, incluindo o Parque Ibirapuera, a Cinemateca, faculdades e várias estações de metrô. Saiba mais.

Por Redação Em:

  • Save

Conheça a Vila Mariana, com seus contrastes entre casas antigas e edifícios modernos e suas possibilidades de educação, cultura e lazer. 

 

A região oferece fácil acesso às avenidas Paulista, 23 de Maio, Lins de Vasconcellos, Ricardo Jafet e à rua Vergueiro, além dos bairros Moema e  Ipiranga.

Histórico

  • Save
O desenvolvimento do bairro ganhou impulso com o início do funcionamento do Matadouro Municipal. Crédito da foto: Alesp

Os dois primeiros nomes do bairro foram Colônia e Cruz das Almas – este devido a cruzes colocadas na região para lembrar que, ali, tropeiros foram vítimas de ladrões no século XIX.

 

Há duas versões para o nome atual. Uma delas faz referência a Mariana Kuhlmann, esposa do engenheiro responsável pela linha de bondes que conectava a Liberdade à Chácara Santo Amaro, Alberto Kuhlmann.

 

A outra versão é que Mariana resulta da junção dos nomes Maria e Ana, que pertenciam à família do coronel da Guarda Nacional Carlos Eduardo de Paula Petit. Morador do bairro desde 1885, o coronel foi vereador, juiz de paz e administrador do cemitério da Vila Mariana até falecer, em 1922.

 

O desenvolvimento do bairro ganhou impulso com o início do funcionamento do Matadouro Municipal, em 1887, e das oficinas de Ferro Carril, de fábrica de fósforo e, posteriormente, da Escola Pública Dona Maria Petit.

 

Com o início do período republicano (a República foi proclamada em 1889), São Paulo viveu uma fase de euforia financeira que contribuiu para o aumento da população na região da Vila Mariana e para a alta de preços das moradias na região.

 

A partir de 1929, começaram a ser construídas casas modernistas no bairro. Aos poucos, institutos de pesquisa, escolas, hospitais e empresas de serviços foram instalados nos arredores, formando o que a Vila Mariana é hoje. A região abrigou também a fábrica de pianos Brasil, a fábrica de chocolates Lacta e a unidade fabril da Walita.

 

Em 1945, o Instituto Biológico foi construído. A instituição teve grande importância pela contribuição para controle das pragas que prejudicavam a cultura de café naquela época.

Lazer e Cultura

  • Save
Caminhadas, corridas, passeios de bicicleta e piqueniques são comuns no Ibirapuera, principal parque da capital paulista.

O Parque Ibirapuera – mais importante área verde de São Paulo – está localizado na Vila Mariana. Inaugurado em 1954, o “Ibira”, como é chamado por parte dos frequentadores, teve seu projeto paisagístico desenhado por Roberto Burle Marx. Caminhadas, corridas, passeios de bicicleta e piqueniques são comuns no principal parque da capital paulista.

 

Tombado pelo patrimônio histórico, o Ibirapuera abriga também edificações onde ocorrem importantes eventos, como a Bienal de Artes de São Paulo. O projeto arquitetônico das construções é de Oscar Niemeyer. Entre elas, está o Pavilhão Ciccillo Matarazzo, conhecido como Pavilhão da Bienal. Nas construções, há exposições e são realizados eventos de música.

 

Fazem parte das obras do parque o Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32, conhecido como Obelisco do Ibirapuera, e o Monumento às Bandeiras, de autoria do escultor Victor Brecheret, em homenagem aos bandeirantes. Há também o Lago Ibirapuera, conhecido por suas fontes, e o Viveiro Manequinho Lopes, que produz mudas para serem plantadas em áreas públicas de São Paulo.

 

Em 2012, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) da Universidade Estadual de São Paulo (USP) foi transferido para o prédio onde funcionou o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran). A edificação foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e fica em frente ao Parque Ibirapuera. 

 

Conheça também o Comedy Sampa Club, espaço para shows de música e comédias stand-up, com 500 lugares na plateia. No local, são realizados também cursos, convenções, palestras e eventos.

 

Outro ponto de lazer e cultura da região é o Sesc Vila Mariana, onde ocorrem shows, exposições e há cursos para pessoas de todas as idades. O local tem ginásio poliesportivo, piscina, solarium, cafeteria e bicicletário.

 

Para quem gosta de filmes, uma ótima opção é a Cinemateca Brasileira, que funciona onde era o Matadouro Municipal. Além de ter o papel de preservar a produção audiovisual do país, a Cinemateca exibe filmes.

Gastronomia

  • Save
A região oferece muitas opções de bares e restaurantes.

Se o que você procura é comer bem, a Vila Mariana também oferece opções interessantes e variadas. 

 

Um exemplo é o Veloso Bar, que tem, entre seus petiscos, a coxinha de frango com catupiry, considerada por muitos a melhor de São Paulo. O bar disputa o troféu da melhor coxinha com o Frangó, localizado na zona Norte da cidade.

 

Curiosidade: do lado oposto ao Veloso, há um bar chamado Caetano, uma brincadeira com o cantor e compositor brasileiro Caetano Veloso, que acaba de completar 80 anos. 

 

Outra dica é o Luz, Câmera, Burguer!, para quem busca variedades de hambúrguer e gosta de comer ao ar livre. A temática da lanchonete resulta de os sócios serem proprietários da R20 Filmes. 

 

Também com o tema de cinema, experimente o Backstage Eat, com hambúrgueres e grelhados feitos na brasa.

 

Entre as pizzarias, nossa sugestão é a tradicional Carlitos, que homenageia o personagem imortalizado por Charles Chaplin. Inaugurada em 1983, a Carlitos tem mais de 60 opções de pizzas no cardápio. 

 

Na região, a tradicional Bráz Pizzaria tem o nome de Bráz Quintal Pizzaria. E, falando em tradição, a 1900 Pizzeria não poderia faltar entre as referências do bairro.

 

Há também o restaurante português Academia da Gula, com diversos pratos à base de bacalhau. A alheira – embutido português parecido com a linguiça – é outro destaque da casa.

 

A rua Joaquim Távora e seu entorno concentram parte dos principais restaurantes e bares da região. Aqui, destacamos os tradicionais Barxaréu, Paróquia e Genoíno. Mais recente, o Fortunato Bar e Gastronomia serve petiscos e pratos de dar água na boca. Não é à toa que o Fortunato vive cheio!

 

O distrito da Vila Mariana conta com 179 restaurantes (incluindo pizzarias) e 57 padarias, segundo levantamento da startup Dataland.

Educação

  • Save
A região possui algumas escolas e faculdades de referência.

A região é muito bem servida de escolas de ensino médio e faculdades. Listamos aqui algumas referências em educação na Vila Mariana:

  • Liceu Pasteur – Única escola franco-brasileira de São Paulo com diploma internacional, tem foco na cultura dos dois países
  • Colégio Bandeirantes – Conhecido pelos altos índices de aprovação dos alunos no ensino superior
  • Colégio Marista Arquidiocesano – A escola se propõe a oferecer formações emocional e espiritual (cristã), além da educacional
  • Centro Universitário Belas Artes – Entidade filantrópica, tem cursos de graduação, pós-graduação e extensão
  • Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) – Possui cursos de graduação avaliados com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC)

Demografia

  • Save
A população do distrito cresceu 25% até 2021, segundo a Dataland.

A população do distrito da Vila Mariana chega a 163.697 pessoas – 88.776 mulheres e  74.602 homens  –, conforme levantamento realizado, em 2021, pela Dataland, com base em dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), ponderados por informações da Receita Federal e de comunidades da região.

Em comparação à pesquisa divulgada pela Seade em 2010, a população do distrito cresceu 25% até 2021, segundo a Dataland. No ano passado, havia 65.878 domicílios e uma média de 2,48 habitantes por domicílio. A Vila Mariana possui 471 quadras, de acordo com estudo da Dataland. Quase 90% do total se enquadra nos padrões alto e altíssimo.

Mobilidade

  • Save
O distrito é muito bem atendido por estações de metrô e linhas de ônibus

O distrito da Vila Mariana é atendido por estações de metrô das linhas Verde (Brigadeiro, Paraíso, Ana Rosa, Chácara Klabin e Santos-Imigrantes), Azul (Paraíso, Ana Rosa, Vila Mariana e Santa Cruz), e Lilás (Hospital São Paulo), além de várias linhas de ônibus.

Há também os trechos de ciclofaixa Liberdade/Vergueiro e Jabaquara (trecho 2), e a ciclovia Domingos de Morais.

Gostou de saber mais sobre a Vila Mariana? Para conhecer outras dicas de bairros, acompanhar as novidades do segmento imobiliário e aprender a simplificar burocracias, consulte o blog da UBlink.

Copy link
Powered by Social Snap