Dicas para ter um cantinho de leitura em casa

Preparamos um post para te ajudar a montar um cantinho de leitura em casa. Veja por que vale a pena você ter um espaço para se dedicar a essa atividade, que te permite conhecer histórias e relaxar.

Por Redação Em:

  • Save

Você gosta de ler no seu tempo livre, mas tem dificuldade para desacelerar? Ter um cantinho, em casa, separado para a leitura pode funcionar como um refúgio e te ajudar a se desligar um pouco das obrigações e a se dedicar a essa atividade tão bacana, que te permite navegar por muitas histórias e aprender coisas novas! 

 

Tem gente que pode e escolhe ter uma biblioteca ou um escritório, em casa, mas como nem todo mundo tem essa opção, vamos te ajudar a encontrar outras possibilidades. Preparamos algumas dicas para você montar o lugar perfeito (ou o mais próximo possível disso) para você se dedicar aos livros, às revistas, aos jornais ou aos dispositivos eletrônicos de leitura.

Escolha um lugar tranquilo

  • Save
O local mais indicado vai depender do imóvel e da rotina de cada família.

Ler costuma ser uma atividade individual, que exige concentração. Separe um lugar onde você possa ter silêncio nos momentos em que se dedicar à leitura. 

 

O local mais indicado vai depender de como é o seu imóvel, e da rotina de cada família. 

 

Em alguns casos é possível separar um cantinho da sala para colocar uma poltrona, uma rede ou uma escrivaninha, conforme você preferir. Em outros, talvez a melhor opção para você possa ser no seu quarto ou na varanda de casa. 

 

E há quem prefira se esparramar no tapete para relaxar e esquecer da vida com a leitura. Nesse caso, nossa sugestão é abusar de almofadas bonitas e confortáveis. 

 

Se puder e quiser ficar deitado com mais estilo, comprar um divã pode ser uma boa ideia diferente e que funciona muito bem.

 

Ao escolher o lugar para leitura, lembre-se que o conforto térmico também contribui para manter a concentração e tornar a atividade ainda mais agradável e interessante. Se necessário, deixe um ventilador ou uma mantinha por perto, dependendo de como estiver a temperatura, e você estará pronto para qualquer situação!

Iluminação adequada faz toda a diferença

  • Save
Se puder, escolha um lugar perto da janela para aproveitar a iluminação natural.

Caso seja possível, escolha um lugar perto da janela para aproveitar a iluminação natural sempre que puder. E, em dias quentes, ter o espaço arejado contribui para uma leitura mais agradável, não é?

 

Outra sugestão é investir em um abajur ou em uma luminária. Na hora de comprar, é importante priorizar os modelos que ofereçam uma iluminação mais intensa e direcionada, sem no entanto ser tão forte a ponto de incomodar os olhos. Isso irá possibilitar, ao mesmo tempo, mais conforto para sua leitura e uma decoração agradável para compor o ambiente.

 

Note que, enquanto lâmpadas brancas estimulam a atenção, as amarelas contribuem para o relaxamento. Escolha conforme o objetivo buscado. 

 

Ter uma planta por perto ajuda na decoração e contribui para tornar o ambiente mais agradável. 



Escolha uma poltrona confortável

  • Save
É importante ter um lugar de relaxamento, sem incômodos por dores nas costas ou no pescoço.

Para evitar dores musculares, o mais indicado é escolher uma poltrona ou uma cadeira confortável. Se tiver um descanso para os pés, melhor ainda. Poder apoiar as costas no assento da cadeira e os pés no chão faz toda a diferença. O ideal é também ter um suporte confortável para os braços.

 

Queremos que você tenha um lugar de relaxamento pela leitura e não fique incomodado por dores nas costas ou no pescoço. 

 

Se possível, tenha um móvel ao lado para apoiar óculos e deixar uma jarra de água ou suco, ou uma caneca de café ou chá, principalmente nos dias mais frios. Pode ser uma mesinha de cabeceira ou um criado-mudo. 

 

Nem sempre o espaço permite que estantes de livros fiquem no mesmo lugar do cantinho de leitura, mas tente ter, ao menos, uma prateleira ou nicho com outros exemplares para te ajudar a entrar ainda mais no clima. 

 

Um porta-revistas pode ser uma solução prática para ter livros, jornais e revistas por perto, ocupando bem pouco espaço. 

 

E lembre-se de evitar locais úmidos, para que não haja mofo ou bolor nas publicações impressas.

E vale a pena ter um cantinho também para leitura pelas crianças?

  • Save
O ideal é que os livros estejam adequados à idade das crianças e ao alcance das mãos dos pequenos, em estantes, nichos ou prateleiras.

A leitura é um hábito que ajuda a ensinar sobre o mundo e a desenvolver novas habilidades, ainda mais se adquirido desde cedo. Soluções simples, como montar um cantinho com alguns livros e uma cadeirinha para uma criança pode ser um estímulo que vai fazer toda a diferença no interesse pelas histórias.

O ideal é que os livros estejam adequados à idade das crianças e ao alcance das mãos dos pequenos, em estantes, nichos ou prateleiras. 

Almofadas e tapetes coloridos podem ser um incentivo adicional à imersão das crianças no mundo dos livros de maneira agradável e lúdica. Só fique atento para evitar excesso de objetos que possam dispersar a atenção dos pequenos leitores.

Vale lembrar que o interesse da meninada pela leitura tende a crescer quando a atividade faz parte da rotina dos pais. Ensine pelo exemplo!

Para conhecer outras dicas para sua casa ficar mais confortável, acompanhar as novidades do segmento imobiliário e aprender a simplificar burocracias, consulte o blog da UBlink

Copy link
Powered by Social Snap