Vale a pena ter um espaço para trabalhar em casa mesmo com o “home office” parcial?

Preparamos um post para te ajudar a decidir se vale a pena ou não ter, em casa, um espaço separado para o trabalho, mesmo se, atualmente, sua empresa permitir o home office apenas parcialmente.

Por Redação Em:

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Há pouco mais de dois anos, com o início da pandemia de covid-19, boa parte das pessoas que trabalham em escritórios foi liberada para exercer suas funções de casa, no modelo conhecido como “home office”. Diante dessa nova necessidade, resultante do isolamento social, muita gente passou a utilizar algum cômodo ou espaço vago da moradia para se dedicar às atividades do trabalho. 

À medida que a vacinação avançou e as empresas voltaram a estar abertas para receber presencialmente seus colaboradores, o formato híbrido se tornou comum para boa parte de quem trabalha em escritório, com as pessoas trabalhando, parcialmente, da empresa e, em parte, de casa. Nesse novo cenário, surge a dúvida se ainda vale a pena ter um espaço específico da moradia para as atividades profissionais. 

Quais as vantagens de ter uma área dedicada ao “home office”?

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Diferenciar ambientes da vida pessoal e profissional, na moradia, contribui para evitar a sensação de “estar morando” no escritório.

Diferentemente dos escritórios comerciais, que contam com mobiliário e equipamentos escolhidos para atender às necessidades profissionais, nem todos os imóveis residenciais foram planejados, antes da pandemia, para terem um espaço que pudesse ser dedicado ao trabalho remoto.

A necessidade de isolamento social fez com que muita gente improvisasse um local para trabalhar de casa, dentro do possível. E isso pode ser feito de várias formas: ter um cômodo separado como um quartinho para se dedicar ao trabalho ou, pelo menos, utilizar alguma divisória ou, até mesmo, usar um tapete para delimitar a área profissional da pessoal.

Mas esse esforço se justifica? Ter um ambiente separado para trabalhar traz algumas vantagens práticas!

Veja alguns pontos que justificam essa separação:

  • Ter um ambiente dedicado contribui para você se concentrar no trabalho, principalmente se for possível evitar outros sons da casa, como o de televisão ou de pessoas conversando.

  • Se você tem dificuldades com disciplina quando não está presente na empresa, a separação pode te ajudar a “entrar no clima” do trabalho.

  • Diferenciar ambientes da vida pessoal e profissional, na moradia, contribui para evitar a sensação de “estar morando” no escritório até mesmo nos momentos de relaxamento.

E se eu trabalho só alguns dias de casa, ainda vale a pena ter um espaço destinado ao trabalho?

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Ter um espaço organizado para suas atividades profissionais pode fazer muita diferença para sua concentração.

Ainda que você trabalhe de casa somente alguns dias da semana, ter um espaço organizado para suas atividades profissionais pode fazer muita diferença para sua concentração e, consequentemente, para seu rendimento e para conseguir os resultados que você e sua empresa buscam.

O modelo híbrido de trabalho é novo para boa parte das empresas e, em muitas delas, já não se espera um retorno total ao formato exclusivamente presencial. 

Por um lado, os funcionários se acostumaram com vantagens de não ir, todos os dias, ao escritório, como a de economizar o tempo e o combustível gastos com o deslocamento. Por outro, as organizações perceberam que podem economizar, por exemplo, com escritórios menores e com o consumo de energia elétrica, se os colaboradores exercerem suas atividades de casa.

Na prática, é bem possível que você continue a trabalhar parcialmente de casa por muito tempo, então sair do improviso e ter um ambiente mais adequado a suas atividades profissionais pode ser uma boa ideia, não é?

Dicas para ter um ambiente adequado ao “home office”

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Se possível, tenha uma decoração agradável para se sentir bem no ambiente dedicado ao trabalho.
Preparamos algumas dicas para você ter um ambiente que te ajude a ter mais qualidade de vida, numa rotina de “home office” total ou parcial:
  • Investir em mobiliário e acessórios ergonômicos, ou seja, adequados para o trabalho, contribui para evitar que você tenha dores musculares e problemas mais sérios resultantes de má postura. Vale apostar em cadeiras e mesas apropriadas à sua altura e em apoios para o braço e para o punho.
  • Dependendo da sua profissão, você terá necessidades de objetos diferentes ao alcance das mãos. Um arquiteto, por exemplo, pode precisar de plantas e projetos impressos. Acessá-los, com facilidade, simplifica sua rotina e te ajuda a ganhar tempo. Mas evite itens desnecessários, em sua estação de trabalho, que possam tornar o visual poluído e desviar sua atenção.
  • Se possível, tenha uma decoração agradável para se sentir bem no ambiente dedicado ao trabalho. Aqui, novamente, fica a dica de evitar excessos que dificultem sua concentração.
  • Mantenha o ambiente limpo e organizado. Isso ajuda você a se sentir mais confortável e menos disperso.

Qual a diferença de “home office” e trabalho remoto?

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O trabalho realizado fora das empresas é conhecido também como “anywhere office”, quando pode ser realizado em qualquer lugar.
Se você trabalha de casa, se enquadra na categoria de quem atua no modelo de “home office”. Essa é uma das modalidades de trabalho remoto, que significa não estar presente no escritório para exercer suas funções, podendo optar, por exemplo, por uma cafeteria, uma biblioteca ou, para quem busca interação e contatos, um “coworking” (espaço de trabalho compartilhado).  Desde o início da pandemia, o trabalho realizado fora das empresas cresceu e passou a ser conhecido também como “anywhere office”, ou seja, com possibilidade de ser realizado em qualquer lugar.  Muita gente optou por passar uma temporada na praia, no campo ou na casa de alguém da família. Com uma boa conexão de internet, trabalhar de onde for se tornou possível para pessoas de muitas profissões. Seja da praia, do campo, da casa de um parente ou mesmo da própria casa, realizar as atividades profissionais no mesmo espaço facilita a concentração e ajuda no rendimento das tarefas. Consulte o blog da UBlink para saber das novidades do segmento imobiliário, encontrar mais dicas de como simplificar burocracias, entender os termos técnicos e muito mais!  
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