O que é e quais as vantagens de uma smart home?

Entenda o que são casas inteligentes, quais são suas vantagens e possibilidades, e veja os equipamentos que podem trazer mais comodidade para você e sua família

Por Redação Em:

  • Save

Um dos temas mais quentes quando se fala em tecnologia e lares é a automação residencial – que permite que a nossa moradia fique mais “inteligente”. Mas você sabe o que isso significa na prática?

Uma casa inteligente, ou smart house, é um lar com equipamentos conectados que automatizam funções e rotinas residenciais, seja por meio de comandos locais ou até mesmo remotamente, com o uso de inteligência artificial e interpretação de comandos de voz. Esse tipo de tecnologia é conhecido também como domótica – fusão das palavras domus, ou seja, casa, e robótica, relacionada à realização de ações por máquinas – e como internet das coisas (Internet of Things – IoT). 

Um exemplo bem simples de automação são as lâmpadas que funcionam com sensores de presença, utilizadas com frequência nas áreas comuns de prédios residenciais. O que nem todo mundo sabe é que existem muitas outras possibilidades, por exemplo a mudança da temperatura do ar-condicionado, ou da cor de lâmpadas inteligentes, tudo a partir de um controle que pode ser físico, por voz ou inclusive ficar em um app, no seu celular. 

Com isso, você pode por exemplo programar o sistema para que o ambiente já esteja com a iluminação e a temperatura de sua preferência, no exato horário programado para a sua chegada.

Quais as vantagens de ter uma smart home?

  • Save
A comodidade de poder controlar e programar várias rotinas da sua casa é a primeira vantagem de uma smart home

A primeira vantagem comumente lembrada é a comodidade de poder controlar e programar várias rotinas da sua casa: temperatura, iluminação, música, abertura e fechamento de cortinas, despertador, previsão do tempo e horário para ouvir as principais notícias do dia.

Nada mal acordar com o café programado para ficar pronto logo depois de  você levantar, não é? A comodidade se estende ao controle da temperatura do banho e a uma programação musical para esse momento. E que tal um espelho smart que, ao ser ativado, pode te mostrar sua agenda do dia e as notificações de suas de redes sociais?

Você sabia que é possível programar o funcionamento da máquina de lavar para determinado horário? E determinar os locais da casa que um robô-aspirador deve limpar? Já existem até mesmo geladeiras que permitem que você visualize, à distância, tudo o que tem dentro. A ida ao mercado nunca mais será a mesma.

Uma smart house pode ser também mais sustentável do que uma moradia tradicional. Como o controle dos equipamentos é feito com muita eficiência, é possível economizar nas contas de consumo. Você pode, por exemplo, definir que todas as luzes se apaguem depois de determinado horário, ou monitorar o consumo de energia ou de água dos dispositivos conectados em tempo real. E já pensou em reaproveitar a água do banho para usar na descarga?

A segurança da moradia, com monitoramento remoto pelo celular, é outra vantagem. Em caso de qualquer situação de risco, a central de segurança responsável pelo sistema e o morador são informados. Ao escolher a empresa para instalar câmeras e fechaduras, busque uma que tenha boas referências e seja de confiança. 

Mesmo sem uma empresa de segurança, é possível ter câmeras de segurança e monitorar crianças, idosos, funcionários do lar e até mesmo pets à distância. Os equipamentos oferecem também alarmes de ruído e possibilidade de visão noturna.

Como criar uma smart home?

  • Save
O cálculo do quanto você vai gastar para equipar sua moradia dependerá do tamanho do imóvel e de quais facilidades você quer automatizar

O ideal é que quem pretende ter uma smart home tome essa decisão enquanto o imóvel estiver em construção ou na hora de fazer uma reforma completa. Se você comprou uma casa ou um apartamento na planta ou na fase de obras, converse com a incorporadora responsável pelo empreendimento para que a propriedade já conte com as características necessárias para a conexão dos equipamentos.

É mais difícil implantar um sistema de automação quando a propriedade está pronta, pois ele depende de instalações para energia, cabos e até mesmo dispositivos de sinal wireless. Além disso, o custo de adaptação de um imóvel pronto tende a ser maior do que o de adequação de uma moradia em construção.  

Caso não seja possível automatizar a propriedade de forma mais completa e sistematizada, você pode sempre programar, individualmente, cada aparelho. Essa é uma ótima forma de “provar” a tecnologia e ver como a automação funciona na prática – a dica aqui é escolher uma rotina ou função da casa que seja relevante para você.

O cálculo do quanto você vai gastar para equipar sua moradia dependerá do tamanho do imóvel, de quais facilidades você quer automatizar, e se a unidade está em construção ou pronta.

De qualquer forma, para que uma casa conectada funcione bem, você precisa contar com um sinal potente de wifi em diversos pontos. Conectados pela internet, equipamentos como eletrônicos e fechaduras podem ser acessados por meio do celular.

Produtos para uma casa inteligente

  • Save
Atualmente, há uma grande variedade de equipamentos para uma casa inteligente, como o robô-aspirador

Listamos alguns dos principais produtos de uma smart home:

Controle infravermelho ou universal – Apesar de não ser novo, pode ser considerado um dispositivo smart. Por meio de ondas infravermelhas, se conecta aos eletrodomésticos, como aparelhos de TV e de ar-condicionado. Em aparelhos mais sofisticados, a central de controle infravermelho possibilita o acionamento dos equipamentos, remotamente, pelo celular.

Assistente virtual – A mais famosa é a Alexa, da Amazon, instalada na caixa de som Echo Dot, que funciona como uma assistente para pesquisas simples na web e para acender, apagar e mudar a intensidade de lâmpadas conectadas, além de informar o usuário sobre as tarefas programadas para aquele dia, entre outras funções. O Google Assistente é outra opção disponível no mercado. 

Lâmpadas smart – Funcionam via wifi ou bluetooth e podem ser controladas por meio de um celular ou de uma assistente virtual, com variações de cores, brilho e intensidade. 

Tomadas inteligentes – Adaptam as tomadas dos eletrônicos sem suporte de assistentes pessoais para que os aparelhos também possam ser ligados e desligados pelo celular. 

Fechaduras com biometria, senhas ou cartões – Dispensam o uso das chaves tradicionais, e oferecem mais segurança.

Câmeras – Importantes para a segurança, principalmente, de quem mora em casa, pois permite acompanhar se há alguma movimentação estranha no imóvel.

Gostou do post? Acompanhe novidades do mercado imobiliário e dicas de qualidade de vida no Blog da UBlink

Promoção Compra Inteligente: Deixe a sua casa mais Smart ao comprar um imóvel com a UBlink

  • Save

Que tal um empurrãozinho para a automação da sua casa nova?

Até 31 de março, na compra de um imóvel intermediado pela UBlink, você ganha uma Echo Dot (4ª geração): Smart speaker com Alexa.

Regulamento:

Serão aceitos somente imóveis intermediados pela UBlink.

A promoção é válida até a marca de venda de 100 imóveis com a promoção vinculada ou até 31 de março de 2023, o que ocorrer primeiro.

Para participar, o comprador do imóvel deve enviar, até 31 de março, um e-mail para contato@ublink.com.br com o conteúdo “Quero participar da promoção Compra Inteligente”.

O prêmio será de 01 (um) dispositivo Echo Dot (4ª geração): Smart speaker com Alexa, por imóvel comercializado.

A participação poderá ser negada se houver alguma condição que invalide a compra tais como as seguintes, mas não se restringindo a elas: compra do imóvel não concluída, problemas com documentos, ou dados incorretos.

Copy link
Powered by Social Snap