Por que morar em Pinheiros?

Saiba mais sobre Pinheiros e entenda por que esse é considerado um dos bairros mais atrativos da zona Oeste de São Paulo. Veja dicas de lazer, cultura e gastronomia neste post que a UBlink preparou para você.

Por Redação Em:

  • Save

O bairro Pinheiros é considerado uma das melhores localizações para se morar na capital paulista. Localizado na zona Oeste de São Paulo e com fácil acesso à zona Sul da cidade, Pinheiros oferece diversas opções de comércio, lazer e transporte para quem pretende morar bem e ter possibilidades de fazer muita coisa a pé, no próprio bairro, ou se deslocar, com facilidade, para regiões vizinhas. 

 

O bairro oferece fácil acesso a importantes avenidas da cidade como Rebouças, Eusébio Matoso, Faria Lima – endereço mais nobre de escritórios comerciais de São Paulo – e  Nações Unidas.

 

O distrito de Pinheiros, que inclui áreas do entorno, tem uma das melhores classificações da cidade em relação ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Segundo o mais recente Índice de Exposição aos Crimes Violentos (IECV), divulgado pelo Instituto Sou da Paz em 2020, o distrito é o nono mais seguro da cidade de São Paulo.

Onde comer e beber em Pinheiros?

  • Save
No Mercado de Pinheiros, você pode abastecer sua cozinha e curtir lugares bem interessantes para comer, como o Mocotó Café e a Comedoria Gonzales.

Das possibilidades mais simples às mais sofisticadas, você tem diversas opções para aproveitar neste bairro onde circulam e moram os mais variados perfis, como artistas, professores, estudantes, jornalistas e empresários. Separamos algumas dicas de lugares, especialmente para você.

 

Há alternativas para todos os gostos e bolsos. É possível escolher desde botecos, padarias e restaurantes que servem o famoso PF, até opções sofisticadas, como o Vie Rose, o Nou Restaurante e o Più Restaurante. 

 

A Rua dos Pinheiros é a que reúne a maior quantidade de restaurantes do bairro. No Mercado de Pinheiros, você pode curtir lugares bem interessantes para comer, como o Mocotó Café e a Comedoria Gonzales. 

 

A região conhecida como Baixo Pinheiros – trecho do bairro nas proximidades do Largo da Batata – tem grande concentração de bares. Um deles, o Bar das Batidas, é conhecido por um inusitado apelido (que não podemos escrever aqui, mas mas não custa procurar no Google), devido à localização atrás da igreja Nossa Senhora do Monte Serrate.

Onde fazer compras em Pinheiros?

  • Save
Ao longo da Teodoro Sampaio, você encontra lojas de roupas, móveis, eletrodomésticos e instrumentos musicais.

Há opções de comércio em todo o bairro, mas a rua com a maior concentração de lojas é a Teodoro Sampaio.

 

Ao longo da Teodoro, caminhando no sentido Baixo Pinheiros – Hospital das Clínicas, você encontra lojas de eletrodomésticos, de roupas, de móveis dos mais simples aos mais sofisticados e de instrumentos musicais. 

 

Para quem prefere fazer compras em ambientes com ar-condicionado, o Shopping Eldorado é a opção mais próxima.

Para quem busca opções de cultura e educação, o que Pinheiros oferece?

  • Save
No Sesc Pinheiros, há apresentações de peças de teatro e shows, além de exposições e cursos. Crédito da foto: Sesc Pinheiros

Para quem busca um bairro com variedade cultural, Pinheiros oferece o Sesc Pinheiros, o Instituto Tomie Ohtake, a Cinesala, a feira de artes e o chorinho na Praça Benedito Calixto, e a Unibes Cultural. 

 

O bairro conta também com as bibliotecas Alceu Amoroso Lima e Álvaro Guerra. Na Casa Natura Musical, você pode assistir a shows variados, com destaque para apresentações de cantores de MPB. 

 

Em relação à educação, o bairro é bem servido de escolas, com destaque, no ensino privado, para o Colégio Palmares e, na educação pública, para a Escola Estadual Fernão Dias Paes. Em Alto de Pinheiros, bairro do Distrito de Pinheiros, há o Colégio Santa Cruz.

 

Pinheiros oferece também acesso fácil ao campus da Universidade de São Paulo (USP), no Butantã, e à Pontifícia Universidade Católica (PUC), em Perdizes. 

E para quem gosta de programas ao ar livre, também há opções?

  • Save
Conheça parques e praças de Alto de Pinheiros, bairro que integra o distrito de Pinheiros.

O Parque Villa-Lobos – localizado em Alto de Pinheiros, bairro que integra o distrito de Pinheiros – possui um bosque com espécies da Mata Atlântica, ciclovia, quadras, campos de futebol, playground, aparelhos de ginástica e pista de cooper, patins e skate, além de anfiteatro com 750 lugares. 

 

Outra opção em Alto de Pinheiros é a Praça Coronel Custódio Fernandes, conhecida como Praça Pôr do Sol. Nos fins de semana sem chuva, é comum as pessoas se sentarem, na praça, para assistir ao sol se pôr. 

O bairro também conta com prédios de escritórios?

  • Save
O desenvolvimento de prédios comerciais de alto padrão tem crescido na região. Crédito da foto: Faria Lima Plaza.

Após a revitalização do Largo da Batata, investidores e desenvolvedores imobiliários reforçaram suas apostas em prédios comerciais de alto padrão na região. É o caso do Faria Lima Plaza, pertencente à XP e ao Grupo VR, que ficou pronto recentemente, e que terá entre seus inquilinos as gigantes do comércio eletrônico Amazon e Shopee.

 

Nas proximidades da estação de metrô Oscar Freire, está localizada a sede do banco digital Nubank.

Como é o acesso de Pinheiros a outras regiões da cidade?

  • Save
Pinheiros é um bairro bem servido por metrô, ônibus e trem. Crédito da foto: ViaQuatro.

Pinheiros é o bairro com mais estações de metrô da Linha 4 – Amarela – Pinheiros, Faria Lima, Fradique Coutinho e Oscar Freire. 

A Estação Pinheiros também faz conexão com a Linha 9-Esmeralda de trem metropolitano e um terminal de ônibus.

Há fácil acesso às estações Clínicas e Sumaré, da Linha 2 – Verde. Pinheiros conta também com circulação de várias linhas de ônibus.

Qual a origem do nome Pinheiros e quando surgiu o bairro?

  • Save

O nome do bairro se deve, segundo informações do site da Prefeitura de São Paulo, “às grandes extensões de pinheiros nativos que ali existiam”. 

A ocupação de Pinheiros começou com uma aldeia dos índios tupis, em meados do século XVI, onde se localiza o Largo da Batata. 

Mas o desenvolvimento do bairro só ganhou força, de fato, entre os séculos XIX e XX, como consequência da instalação de pontos comerciais resultantes da economia cafeeira. 

Ainda de acordo com o site da Prefeitura de São Paulo, foram fundados, no bairro, nas primeiras décadas do século passado, o Mercado Caipira e a Sociedade Hípica Paulista. 

Acompanhe o blog da UBlink e encontre dicas  sobre bairros de São Paulo,  entenda os termos técnicos do setor, saiba das novidades do segmento imobiliário e muito mais!

 

Copy link
Powered by Social Snap