Segurança de dados: dicas para corretores e imobiliárias!

Entenda quais são os principais pontos para a segurança de dados de imóveis na web que todo corretor e toda imobiliária precisam saber!

Por Redação Em:

Um funcionário está verificando o estado da segurança de dados de seus equipamentos.
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A segurança de dados é um tema cada vez mais essencial no dia a dia de trabalho. Afinal, a internet tem se tornado uma verdadeira extensão do nosso modo de viver e isso também inclui toda a troca de informação relacionada a imóveis.

Essa é uma preocupação que não pode ser ignorada, já que proteger seus dados e os dados de seus clientes é importante para evitar vazamento de informações, prejuízos financeiros e até mesmo que outras pessoas acabem se passando por você para cometer crimes.

O assunto é tão importante que o Brasil até promulgou uma lei específica sobre o tema, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), seguindo o molde de outros países e blocos econômicos, como a União Europeia.

Quer entender melhor como esse tema é importante para empresas sérias do mercado imobiliário e garantir que seus dados e dos seus clientes estarão seguros? Então siga com a gente!

Índice do conteúdo

O que é segurança de dados na internet?

A segurança de dados na internet envolve todas as ações tomadas no sentido de proteger as informações compartilhadas na rede mundial de computadores. Essas ações podem ser tanto preventivas, para evitar o acesso indevido aos dados, como reativas, depois que o problema já ocorreu, para minimizar os danos.

O principal objetivo é evitar o roubo de informações, as modificações não autorizadas dos dados e os acessos maliciosos de terceiros.

Essa prática se baseia em alguns princípios fundamentais de como lidar com os dados, sendo eles:

1) confidencialidade: somente pessoas autorizadas podem ter acesso aos dados;

2) autenticidade e integridade: asseguram a veracidade das informações e preservam sua originalidade, de modo a impedir que essas informações sejam alteradas;

3) conformidade: assegura que os dados sejam processados corretamente, de acordo com os regulamentos, leis e normas estabelecidas;

4) disponibilidade: garante o acesso às pessoas autorizadas sempre que for necessário;

5) irretratabilidade: é o que impossibilita a negação da autoria de uma transação.

Qual a importância da segurança de dados para imobiliárias e corretores?

Corretores e imobiliárias trabalham com informações confidenciais, como os inúmeros dados sobre imóveis, proprietários, locatários, etc. O vazamento de deles, portanto, pode ser muito perigoso, expondo a carteira de clientes do corretor e permitindo que pessoas maliciosas obtenham dados sensíveis sobre uma série de propriedades e pessoas.

Outro ponto a se considerar é que muitos profissionais do setor trabalham com plataformas digitais para anunciar e fazer negócios.  Esses sites e apps podem até mesmo usar dados transacionais ou financeiros, pois permitem que a negociação de imóveis seja feita por meio delas, e portanto guardam as informações comerciais dos seus clientes. Assim, é importante ter a certeza de que existam procedimentos robustos de segurança que garantam a proteção dos dados.

A segurança deve ser uma preocupação em todas as tecnologias usadas pelos corretores, como, por exemplo, em sites de anúncio, em aplicativos de imóveis, nos sistemas usados para gerenciar as empresas, entre outros, evitando expor seus clientes e colocar em risco sua credibilidade.

Quais são os tipos de segurança da informação?

Existem diferentes tecnologias, protocolos e boas práticas que ajudam a manter os dados seguros. Veja abaixo algumas das mais usadas e entenda como elas funcionam.

Mapeamentos de segurança física e segurança lógica

Ao identificar em qual sistema ou rede um ataque em potencial pode acontecer, é preciso definir qual será o nível de segurança desejado, com base em quão importante são os dados lá contidos. Assim, mapear os seus recursos físicos e virtuais ou lógicos é fundamental.

A segurança física considera ameaças como desabamentos, relâmpagos, incêndios, acesso indevido de terceiros ao local, ou seja, tudo que se relaciona com a integridade física de onde a informação está sendo guardada e processada, como servidores ou até mesmo os computadores e dispositivos de uso corporativo que contém dados salvos de clientes ou parceiros comerciais. 

Já a segurança lógica se atenta às boas práticas para evitar ataques, falhas de segurança, invasões e interrupções de serviço como vírus, backups desatualizados, acessos remotos não autorizados, vazamentos de informações sigilosas de imóveis e clientes, entre outros.

Cloud Access Security Brokers (Agentes de Segurança do acesso à Nuvem)

Para os corretores e imobiliárias que usam serviços em nuvem, em geral não há preocupações sobre a segurança física, no entanto, o cuidado com quem pode acessar os sistemas da empresa e o que cada profissional pode fazer lá passam a ser críticos.

Aqui entram as plataformas de CASB. Elas são tecnologias que estão entre o usuário e a nuvem, que trabalham para ajudar o profissional que cuida da segurança da informação a controlar e restringir o uso das informações de maneira segura, de acordo com os diferentes tipos de serviço em nuvens.

Certificado digital

Esse tipo de tecnologia tem o objetivo de oferecer mais segurança às comunicações e transações eletrônicas, para facilitar a confirmação da autenticidade e da integridade das informações que estão no ambiente digital. Assim, certificações digitais funcionam como “assinaturas” que ajudam a atestar a segurança de um domínio ou serviço. 

Controle de acesso e Criptografia

São vários processos e medidas que buscam proteger as informações contra tentativas de acesso não autorizado, que seja realizado por terceiros ou programas desconhecidos.

Além de um bom controle de acesso, é recomendado pensar também em uma boa estrutura de criptografia. A criptografia transforma uma informação legível em um código, que só pode ser lido por quem realmente deve ter acesso a ela em uma transação.

Isso evita exponencialmente as chances de roubo de informações por terceiros. Essa é uma das ferramentas mais importantes para a segurança de redes e de comunicações.

Como fazer a segurança de dados?

Para melhorar a segurança de seus dados, é importante considerar alguns pontos cruciais. Confira algumas das dicas mais importantes.

Mapeie os riscos do seu negócio

Antes de pensar em quais tecnologias usar para a segurança de dados do seu negócio, é importante primeiro mapear e verificar o nível de segurança atual de toda a infraestrutura dos sistemas, aplicativos e outros recursos usados na sua imobiliária ou no seu trabalho na corretagem de imóveis. Com isso, você poderá identificar os pontos que merecem atenção e as medidas que devem ser tomadas.

Por exemplo, se você é um corretor de imóveis e utiliza muito redes públicas de wi-fi, é importante que você tome cuidado para não utilizar logins e senhas sensíveis, pelo grande risco de exposição que esse tipo de rede oferece aos usuários. Também vale a pena instalar um software em seu celular que reforce a segurança da conexão wi-fi.

Um homem está mapeando os riscos de segurança de dados em seu notebook.
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Saber quais são os pontos vulneráveis no dia-a-dia do trabalho nos ajuda a reforçar a segurança de dados dos clientes!

Use sistemas seguros

Ao utilizar um sistema, seja para anúncios, para transações imobiliárias ou para gestão dos imóveis, sempre procure analisar quem é a empresa desenvolvedora e quais recursos de segurança estão sendo usados. A dica aqui é fazer parcerias com plataformas na nuvem de empresas comprometidas com a segurança, assim caso algo aconteça com os computadores da sua empresa, as suas informações se manterão seguras.

Outra dica é, quando for decidir por trabalhar com um sistema, analisar se ele oferece um serviço completo, desde o anúncio até a conclusão da venda ou aluguel. Dessa forma, você reduz as chances de complicações como inconsistência de informações.

Crie diferentes permissões de uso para seus funcionários

Quem trabalha com equipes com vários funcionários, ou mesmo com poucos funcionários com necessidades distintas de acessar as informações, precisa criar diferentes permissões, garantindo que apenas as pessoas autorizadas vão poder acessar determinados dados.

Verifique se o sistema usado na sua imobiliária oferece essa possibilidade e configure quais pessoas podem ter acesso a quais informações.

Faça a validação de informações de identidade

Assim como a validação da identidade de seus funcionários é importante para que eles possam acessar cada tipo de informação, também é importante considerar se as demais tecnologias da sua empresa, como os aplicativos imobiliários, só permitem que a pessoa certa possa realizar ações importantes, como a visita de imóveis. Verifique se a validação de informações de identidade é parte do que o app oferece.

Essa tecnologia confirma se as pessoas são quem realmente dizem ser, prevenindo fraudes e acessos não autorizados, que podem comprometer a segurança dos seus clientes. Por exemplo, a UBlink utiliza uma verificação de identidade em seu cadastro, que checa se a pessoa tem problemas criminais em dezenas de bancos de dados nacionais e internacionais – tudo em segundos.

Outra técnica muito usada é a autenticação em dois fatores, que nada mais é do que uma segunda camada de segurança que verifica se o login de uma conta está sendo feito por uma pessoa autorizada. Essa tecnologia reduz bastante o risco de roubo de senhas.

Faça backup dos dados

Mesmo trabalhando em nuvem, é fundamental que você crie uma política de backup dos dados. Assim você evita perder informações cruciais caso sofra um ataque cibernético, o sistema sofra uma pane ou aconteça algum erro humano.

Ao realizar backups periódicos, você garante que terá acesso às informações necessárias, além de não ficar refém de hackers caso seus dados sejam roubados.

Verifique a segurança do seu site e hospedagem

Geralmente é no site da imobiliária que são cadastrados dados importantes sobre a carteira de imóveis, dados dos leads, informações sobre locatários, entre outros. É por isso que você também precisa garantir a segurança dele.

Cadeados e uma corrente estão dispostos em uma mesa, remetendo às camadas da segurança de dados.
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É muito importante prestar atenção nos protocolos e certificados de segurança do seu site e das ferramentas que você está utilizando.

Contrate uma empresa séria para o desenvolvimento do site e que certifique a segurança de dados. E, claro, confira qual é o nível de segurança da hospedagem, observando, por exemplo, o uso do certificado SSL, o que garante uma conexão criptografada entre os usuários e o servidor.

Atente-se à LGPD

Como dissemos na introdução, o Brasil possui uma legislação recente sobre a proteção de dados pessoais, a LGPD – A Lei Geral de Proteção de Dados. Ela trouxe mudanças significativas na forma como os dados pessoais são tratados, oferecendo ao titular desses dados um controle maior sobre suas informações.

Assim, é fundamental que sua empresa siga a nova legislação, evitando problemas e, claro, oferecendo uma experiência mais confiável para seus clientes.

Alguns pontos importantes trazidos com a nova legislação foram:

  • você deverá informar para que está coletando os dados pessoais dos usuários e o que fará com eles;
  • os usuários precisam autorizar essa coleta e tratamento de dados;
  • os usuários podem solicitar, a qualquer momento, que seus dados pessoais sejam excluídos do seu banco de dados;
  • os dados apenas podem ser usados para as funções que foram descritas.

Treine todos os funcionários

Esse é um ponto importante para as imobiliárias. A sua equipe deve compreender a importância da segurança de dados e estar devidamente treinada para evitar que erros humanos comprometam a integridade do seu serviço e dos dados de seus clientes.

Alguns dos riscos que os colaboradores podem criar são, por exemplo, não criar senhas fortes e deixar as informações vulneráveis, compartilhar senhas com colegas da imobiliária, e várias outras ações que podem facilitar o acesso indevido dessas informações – por exemplo, carregar dados sensíveis em um pen drive.

Por isso, faça um treinamento adequado para essas pessoas, de modo que elas compreendam a importância da segurança de dados e saibam todas as práticas para manter a segurança das informações.

Como manter os seus dados seguros na internet?

Um profissional da segurança de dados está fazendo uma auditoria nos computadores de sua empresa.
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Uma das práticas de segurança de dados nas transações imobiliárias é utilizar apenas computadores não compartilhados na hora de digitar dados sensíveis como, por exemplo, senhas.

Além de todas essas dicas, existem outras que ajudam a manter os dados seguros na internet. Preparamos um resumo:

1) crie senhas fortes, evitando usar a mesma para todos os aplicativos. Evite senhas óbvias, como data de nascimento e sequências numéricas. Prefira criar senhas com frases que façam sentido para você, misturando letras maiúsculas e minúsculas, números e outros caracteres;

2) evite acessar o app da imobiliária ou outros sistemas em computadores compartilhados, como em locais públicos. Use esses computadores ou redes públicas apenas para atividades que não exijam a digitação de dados sensíveis;

3) cuidado com e-mails falsos, com links que direcionam para sites solicitando dados pessoais. Por mais parecido que o e-mail seja com o original, nunca digite suas informações pessoais sem antes verificar a origem do e-mail. Isso também vale para anúncios de imóveis e outros links que direcionam para sites suspeitos;

4) certifique-se que os sites que você acessa contam com protocolo HTTPS, principalmente naqueles em que você precisa inserir seus dados pessoais. Assim, você garante que suas informações serão criptografadas e não serão interceptadas por terceiros;

5) realize logoff sempre que terminar de usar um sistema que solicite login e senha;

6) instale antivírus em todos os seus dispositivos, para evitar malwares e proteger você ou sua imobiliária contra ataques;

7) caso vá armazenar conteúdo pessoal na nuvem, prefira fazer em arquivos compactados e com senha;

8) ative a verificação em duas etapas, inserindo uma fase extra no processo de login. Assim mesmo que um criminoso tenha obtido o seu e-mail e senha, ele não conseguirá acessar sua conta.

Depois dessas dicas, você já sabe como aplicar a segurança de dados no seu dia a dia de trabalho e nas transações com imóveis? Seja para corretores ou imobiliárias, na UBlink você encontra a solução ideal para anunciar e negociar imóveis, e aumentar seus ganhos com tecnologia e segurança! Para mais dicas continue no Blog da UBlink!

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