Por que morar em Alphaville?
Conheça Alphaville, um bairro planejado e seguro, com porte de cidade. Localizado nos municípios paulistas de Barueri e Santana do Parnaíba, a região tem condomínios residenciais dos padrões médio e padrão, e se destaca por segurança e áreas verdes.
Por Redação Em:
-
Save
Você conhece Alphaville, região de condomínios residenciais e comerciais formada por parte dos municípios de Barueri e Santana do Parnaíba, nas proximidades da cidade de São Paulo?
Alphaville se enquadra no conceito americano de “edge city”, ou seja, de um bairro com porte de cidade média, localizado perto de um grande centro. Fica a cerca de 30 quilômetros da capital paulista.
Estima-se a população fixa de Alphaville em 35 mil habitantes e a flutuante – formada por quem trabalha no bairro e vai até lá a passeio ou negócios – em 200 mil pessoas.
Com muitas áreas verdes, Alphaville possui moradias de alto padrão, oferece infraestrutura completa de comércio e serviços, incluindo bons restaurantes e escolas de referência, e é considerado um local seguro e com muita qualidade de vida para os moradores. Em função disso, a área residencial do bairro planejado continua a crescer.
Muitas empresas estão instaladas na região, como Walmart Brasil, Construtora Masa, Netflix, Warner Bros., Multiplus, Alelo, Risqué, Azul e HP. Essa presença faz com que Alphaville seja considerado um polo empresarial. Não há mais incentivo de Imposto sobre Serviços (ISS), no local, razão que havia levado muitas empresas a se instalarem na região.
Alphaville permite acesso à cidade de São Paulo principalmente pela Rodovia Castelo Branco, que possibilita chegar ao Rodoanel Mário Covas. De carro, é possível chegar às avenidas Brigadeiro Faria Lima e Berrini em até 30 minutos, se não houver trânsito, ou na Paulista em 45 minutos.
Histórico
O bairro planejado teve origem em 1973, quando os engenheiros Renato Albuquerque e Yojiro Takaoka, da Construtora Albuquerque Takaoka, desenvolveram o primeiro centro empresarial para indústrias não poluentes do Brasil, em uma área de Barueri.
Na sequência, criaram o primeiro Alphaville Residencial, direcionado para quem trabalhava na região. A partir daí, outros empreendimentos residenciais e comerciais foram desenvolvidos no município e em Santana do Parnaíba, compondo o que ficou conhecido como Alphaville.
Em 1994, a Construtora Albuquerque Takaoka foi fechada. No ano seguinte, Albuquerque fundou, juntamente com o português Nuno Lopes Alves, a empresa Alphaville Urbanismo, que expandiu o modelo de loteamento para outras regiões brasileiras.
Atualmente, a urbanizadora tem como principal acionista a gestora Pátria Investimentos S.A., se chama Alphaville S.A. e está presente em 23 estados e no Distrito Federal. O bairro planejado, nas proximidades de São Paulo, continua a ser a principal referência entre as áreas desenvolvidas pela loteadora.
Opções de lazer e cultura
Para quem curte lazer ao ar livre, nossa indicação é o Parque Ecológico de Barueri (ex-Parque Ecológico do Tietê – Núcleo Ilha do Tamboré). Parte das áreas estão na margem esquerda do rio Tietê, e a outra parcela, na margem direita. O local reúne animais silvestres e mamíferos. As árvores da região são remanescentes da Mata Atlântica. O parque conta também com lago, quadras e mesas de pingue-pongue.
Outra opção é pedalar na avenida Via Parque, que fica fechada para carros aos sábados, domingos e feriados, de 7h às 13h. Além da ciclovia do local, ciclistas podem usar uma faixa adicional.
Se você curte passeios culturais, sugerimos conhecer o Centro Histórico de Santana de Paranaíba, onde predominam construções do século XIX.
O povoado de mesmo nome teve início com a construção de uma capela, às margens do Rio Tietê, no fim do século XVI, segundo o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat). Entradas e bandeiras atravessaram o vilarejo, no século XVII, para os estados de Goiás e Mato Grosso, de acordo com o Condephaat.
Mas se você prefere passeios com ar-condicionado, a opção mais indicada é o shopping Iguatemi Alphaville. Com entrada de muita luz natural, o empreendimento tem quatro pisos de lojas, além de nove salas de cinema, dez restaurantes, várias redes de “fast-food” e de 1.690 vagas de estacionamento.
Educação e Saúde
Listamos algumas escolas de referência na região:
– Escola Internacional de Alphaville – Oferece educação bilíngue para alunos de 1 a 17 anos.
– Escola Saint Nicholas – Utiliza modelo de educação internacional baseada em investigação.
– Escola Castanheiras – Com atuação nos ensinos fundamental e médio, possibilita que os alunos tenham certificação internacional reconhecida em mais de 1.200 universidades do mundo.
– Ursinho Branco – Escola infantil, com cursos extras de inglês, ballet, judô e tênis.
– Anglo Leonardo da Vinci – Voltado para o fundamental, oferece aulas de inglês em parceria com a Red Ballon, além de educação tecnológica.
– Colégio Objetivo – Destinado de crianças de um ano e dois meses até adolescentes do ensino médio, a escola oferece aulas de inglês em parceria com o Cel.Lep. e várias atividades extracurriculares.
– Colégio Mackenzie Tamboré – Com ênfase no convívio das crianças com a natureza e no enfoque multidisciplinar dos ensinos infantil e médio, a escola oferece programas internacionais aos alunos a partir do quinto ano.
Em relação ao ensino superior, os moradores contam com a Universidade Presbiteriana Mackenzie, a Fiap, a Unip, a UniAlphaville e a Faculdade Alphaville – Favi.
Na área de saúde, os destaques ficam por conta do Hospital Albert Einstein, do Laboratório Fleury, do Dasa e do Centro Médico Alphaville.
Para conhecer outras dicas sobre bairros, qualidade de vida, acompanhar as novidades do segmento imobiliário e aprender a simplificar burocracias, consulte o blog da UBlink.