Cozinha integrada: benefícios de ter uma em casa
Conheça as vantagens de ter uma cozinha americana ou conjugada com a sala e veja dicas de como montar esse espaço da casa
Por Redação Em:
-
Save
A cozinha deixou de ser um lugar que só servia para a preparação dos alimentos e das refeições da família, e se tornou um importante espaço de convivência. Esse espaço tão querido da moradia, em que são preparadas comidas e bebidas, tem passado por mudanças de uso que refletem transformações culturais e sociais, como a melhor divisão de tarefas da moradia.
O período de isolamento resultante da pandemia de covid-19 contribuiu para que os lares passassem a ser mais valorizados, uma vez que as pessoas precisaram passar muito mais tempo em casa, e programas como o de receber pessoas em casa ficaram mais frequentes.
Cada vez mais, é raro que quem prepare os alimentos fique isolado enquanto as visitas e os demais moradores usufruem da socialização. Todo mundo quer estar “junto e misturado”, mesmo que nem sempre todos os presentes contribuam para dar “aquela mãozinha” no preparo das refeições. Nesse contexto, a cozinha integrada à sala se torna ainda mais buscada.
O modelo de cozinha aberta ou integrada também é chamado de cozinha americana por ter sido utilizado, primeiramente, nos Estados Unidos. Ao reformar e atualizar casas ou apartamentos, muita gente opta por adaptar a planta existente a esse formato, muitas vezes apenas com a abertura de meia parede, para a colocação de um balcão entre a cozinha e a sala.
O interesse por esse formato é tanto que, nos últimos anos, a maior parte dos novos apartamentos e casas já foi projetada com a integração desses dois ambientes. Nos imóveis maiores, as chamadas ilhas – bancadas que podem incluir pia, fogão e até estante para livros de culinária – passaram a compor as cozinhas modernas, e a varanda gourmet conectada à sala se tornou parte integrante dos projetos, principalmente dos padrões médio e alto.
Nos apartamentos menores, a integração entre cozinha e sala tem sido usada como um recurso para dar a sensação de amplitude, em especial em imóveis do tipo studio ou com um dormitório, e tornar a casa mais acolhedora.
Vantagens de ter uma cozinha integrada
-
Save
Existem diversas vantagens em ter uma cozinha integrada com a sala. Além da interação com as visitas quando você recebe amigos para almoçar ou jantar, os espaços conjugados oferecem uma área maior de convivência com os demais moradores da casa no dia a dia em comparação aos cômodos com as separações tradicionais.
Ao ser agregada com outros ambientes da casa, a cozinha fica mais arejada e tem melhor aproveitamento de luz natural. A própria abertura desse cômodo para a sala já traz um ar de modernização para o espaço.
Dependendo do efeito visual que você quer dar, pode optar por ter o mesmo piso na sala e na cozinha ou demarcar cada ambiente com um revestimento diferente. O mesmo vale para as cores de cada ambiente. Em imóveis mais sofisticados, a ilha costuma fazer o papel de separação entre cozinha e sala.
E é claro, em adição a tudo isso, vale destacar também o benefício mais básico que a cozinha integrada oferece: mais praticidade e funcionalidade, devido à integração dos espaços no dia a dia.
Segundo o levantamento do fórum de discussões de tendências no pós-covid PandeBuilding, criado pela startup Molegolar, a cozinha americana/integrada à sala foi considerada o espaço interno da moradia preferido por 33% dos entrevistados.
A varanda gourmet ficou no topo da lista, com 38% das preferências. Cozinha com copa (cozinha maior com mesa de refeições) foi escolhida por 19% dos participantes da pesquisa, e varanda convencional e cozinha sem copa, pelos demais 10%.
Cuidados necessários quando cozinha e sala são agregadas
-
Save
Quem tem uma moradia com cozinha e sala integradas precisa ter alguns cuidados para evitar que a sala fique com cheiro de comida. Aposte em uma coifa ou um depurador, que são equipamentos que têm como função filtrar o ar. Enquanto a coifa precisa de uma saída de ar do imóvel, o depurador não exige essa retirada. Se por um lado isso o torna mais prático, por outro, ele precisa ser limpado com mais frequência.
Como alternativa, você pode também usar uma porta de correr que possa ser fechada na hora de cozinhar alimentos com aromas mais fortes.
O aspecto do cheiro é tão importante que afetou parte da produção das incorporadoras – as empresas responsáveis pelos projetos de novos edifícios. A Trisul, por exemplo, informou ao Blog da UBlink que alguns compradores de apartamentos de alto padrão pediram que a cozinha fosse separada da sala como nos modelos antigos para evitar aromas impregnados nos tecidos de cortinas e almofadas por causa do aumento do número de refeições em casa, após o início da pandemia.
Como em toda tendência, há exceções, mas a adoção do modelo de cozinha integrada continua a crescer.
Uma dica final para quem estiver montando o lar é, se possível, caprichar nos móveis da cozinha e nos eletrodomésticos. Afinal tudo passa a fazer parte da decoração quando o ambiente está conjugado com a sala!
E lembre-se de deixar a cozinha limpa e organizada! No post Como ter mais praticidade na cozinha?, você encontra várias dicas bacanas para isso.
Conheça alguns imóveis da UBlink com cozinha integrada à sala:
-
Save
https://ublink.com.br/property/alugar/apartamento/cidade-mon%C3%A7%C3%B5es-1-dorms-UB-9746
-
Save
https://ublink.com.br/property/comprar/apartamento/vila-pirajussara-1-dorms-UB-8193
-
Save
https://ublink.com.br/property/comprar/apartamento/pinheiros-1-dorms-UB-4521
-
Save
https://ublink.com.br/property/comprar/apartamento/pinheiros-1-dorms-UB-5885
-
Save
https://ublink.com.br/property/comprar/apartamento/pinheiros-3-dorms-UB-6535
Gostou do post? Acompanhe o Blog da UBlink para ter dicas de moradia e qualidade de vida, além de saber as principais tendências do mercado imobiliário.