Cachorro para apartamento: dicas de qualidade de vida para o pet!

Confira todas as dicas que a UBlink preparou para ajudar nos cuidados com os cachorros em apartamentos e garantir a alegria dos nossos amigos!

Por Redação Em:

Um cachorro de apartamento está dando dando a pata para uma criança.
  • Save

Não é novidade que os brasileiros são apaixonados por pets – e a cada dia o número de famílias com um animal de estimação só aumenta. De acordo com a pesquisa Radar Pet 2021, o número de pets nos lares brasileiros aumentou 30% durante a pandemia. E, nesse contexto, muitos se perguntam, afinal, como ter cachorro em apartamento?

Se você vive em um apê, saiba que mais importante do que o espaço é o cuidado e o carinho com o seu pet. É possível, sim, ter um cãozinho mesmo em um local sem quintal – e com alguns cuidados, garantir o bem-estar dele. Quer saber como? Confira todas as dicas que separamos!

Índice do conteúdo

Quais animais pode ter em apartamento?

Qualquer animal de estimação que você queira, é possível ter em um apartamento. Isso porque nenhum condomínio pode, de nenhuma forma, impedir que um morador tenha um pet. Isso é lei – e está descrito no Artigo 19, da Lei 4.591/64. A única exigência, claro, é que se respeite as normas de boa vizinhança.

Então, você pode ter cachorro, gato, passarinho, peixe ou o animal que desejar. Desde que, claro, siga as regras do condomínio, por exemplo em relação à circulação na área comum.

Alguns condomínios podem exigir que você use apenas o elevador de serviço ou que transite com os animais com coleira ou focinheira, dependendo do porte. Aliás, em relação à focinheira, é importante salientar que existem leis que tratam do assunto.

O mais importante é o Art. 32, da Lei 9.605/98 e também o Art. 3º, I do Decreto 24.645/34. Em resumo, ambos destacam que os cães dóceis e que não representam perigo a terceiros não precisam usar focinheira.

A obrigação desnecessária do uso, principalmente no caso de cães de pequeno porte, portanto, pode ser vista como um desrespeito à dignidade do animal, além de ser um crime de crueldade e maus tratos.

Apesar de você poder ter qualquer pet, é claro que o bom senso deve ser considerado. Pensando, também, na qualidade de vida do seu animal de estimação: cães de grande porte em apartamentos muito pequenos podem não se sentirem tão confortáveis, por exemplo.

Nesse caso, você precisará de uma dedicação extra. Por exemplo, aumentar o número de passeios por dia, caprichar nas brincadeiras ou até investir em creches em alguns dias na semana.

Mas e o estatuto do condomínio?

Alguns regimentos internos de condomínios podem ter dizeres impedindo que os moradores tenham animais de estimação. Contudo, é válido lembrar, que nenhum regulamento ou convenção pode ir contra os princípios gerais do direito brasileiro.

E o que isso significa? Que, caso o regimento proíba o morador de ter animais de estimação, ele não se tornará válido, já que existem leis federais que permitem a guarda, desde que o tutor do pet garanta a boa convivência com os outros moradores. Por isso, tente conversar de forma amigável com o síndico do condomínio nesses casos, sempre tentando manter o bom relacionamento com a vizinhança.

Quantos cachorros pode ter em apartamento?

Outra dúvida muito comum quando o assunto é cachorro para apartamento está relacionada a quantidade de animais que uma mesma pessoa pode ter.

Para responder a essa questão, temos que recorrer ao Artigo 5º, da Constituição Federal, que assegura a propriedade privada. De acordo com esse artigo, a quantidade de animais permitida deve ser estipulada regionalmente.

Então, você deve conferir o que diz a legislação do seu Estado ou município. Em São Paulo, por exemplo, há um limite legal estabelecido de 10 animais por apartamento – desde que, claro, esse número não represente riscos à integridade ou ao bem-estar dos moradores e dos próprios animais.

Lembre-se, também, que manter a guarda de vários animais em um espaço pequeno pode colocar em risco a saúde desses pets. E, nesse caso, você poderá ser acusado de maus tratos. Assim, o bom senso é sempre fundamental, ok?

Cachorro para apartamento: qual a raça ideal?

  • Save
É muito importante que seu pet viva bem! Por isso, se você mora em apartamento pequeno, existem algumas raças mais adaptáveis e certas para esse ambiente.

Para garantir que seu cão viva bem, é fundamental escolher um animal que seja capaz de se adaptar à vida em apartamento. Dessa forma, sempre confira quais são as melhores raças e as características que tornam essa convivência mais harmônica. Pensando nisso, trouxemos algumas raças de cachorros para apartamento. Acompanhe!

Yorkshire Terrier

Na imagem, temos um Yorkshire, um cachorro para apartamento em sua caminha com uma pelúcia.
  • Save

Essa é considerada uma das melhores raças de cachorro para apartamento pequeno. Afinal, ele é de porte pequeno e não é muito agitado, precisando de pouca atividade e passeio.

É possível encontrar “Yorkies” de diferentes tamanhos. Contudo, em geral, eles têm uma média de 20 cm e peso variando entre 2,5kg a 4,5kg. São cães inteligentes, com média de vida de 12 a 13 anos, espertos e bastante independentes (alguns podem até ser bem desapegados dos donos).

Porém, como têm pelos longos, exigem cuidados maiores, como banhos semanais e escovações.

Shih-Tzu

Shih-Tzu, um cachorro para apartamento sentado no carpete.
  • Save

Com seus belos pêlos longos e brilhos, os Shih-Tzus são cada vez mais comuns em apartamentos. Isso porque esse é um cão bastante independente, que não precisa de muito espaço e não tem problemas em ficar sozinho.

A média de altura dessa raça é de 27 cm e eles podem pesar de 4 a 8kg. O tempo médio de vida gira em torno dos 12 a 16 anos e o seu nível de energia é baixo. Entre as características da sua personalidade estão: companheirismo, divertido, leal e amável.

Porém, assim como a raça anterior, essa também possui pelos longos, exigindo banhos semanais e escovações diárias. Alguns Shih-Tzus podem ser bastante possessivos com seus donos.

Pug

Pug, um exemplo de cachorro para apartamento, brincando com sua tutora.
  • Save

O Pug é um ótimo cachorro para apartamento, já que ele não tem uma exigência de atividade muito grande (sendo até um pouquinho preguiçoso). A raça mede, no máximo, 30 cm e costuma pesar de 6 a 12 kg.

Outra vantagem é a sua pelagem mais curtinha, o que costuma dar menos trabalho. Em relação à sua personalidade, o Pug é dócil, fiel, afetuoso e muito companheiro. Um ponto negativo é que esse é um cão braquicéfalo, que tem o focinho achatado. Isso pode trazer algumas dificuldades respiratórias para o animal ao longo da vida. Fique atento!

Maltês

Maltês, um exemplo de cachorro para apartamento, ao lado do seu boneco de pelúcia
  • Save

Está em busca de um cãozinho dócil e muito companheiro? O Maltês é uma excelente escolha. Ele é capaz de se adaptar rapidinho ao estilo de vida do dono e é muito alegre, adorando brincar.

Seu nível de energia é um pouco maior que das raças anteriores, além disso tem a tendência ao ganho de peso – por isso, precisa de mais atividades físicas, como passeios e brincadeiras. A média de altura é em torno dos 21 aos 25 cm, com peso médio de 3 a 4 kg.

Um ponto negativo é que a raça pode ser um pouquinho mais difícil de adestrar. Seu pelo pode ser deixado curto ou longo – nesse último caso, necessitando dos cuidados que já citamos, como banhos frequentes e escovação diária.

Dachshund

Dachshund, um exemplo de cachorro para apartamento, esperando uma bolinha ser arremessada pelo seu tutor.
  • Save

É o famoso “salsichinha”, uma raça super companheira, inteligente e bastante ativa. Apesar da inteligência, contudo, alguns cães da raça tendem a ser muito teimosos e territoriais, com um humor que pode oscilar.

Entre os pontos positivos da sua personalidade estão o fato de serem muito brincalhões e protetores. Contudo, caso não seja corretamente adestrado, pode vir a ter problemas de comportamento, como latido excessivo e teimosia.

Em geral, medem de 20 a 25 cm e pesam de 4 a 5 kg. É importante salientar que, devido ao formato do corpo, essa raça tem tendência a sofrer com problemas de coluna. Por isso, se for ter um salsicha em casa, busque por pisos antiderrapantes e em equipar a casa com escadinhas para ele subir nos móveis.

Lhasa Apso

Lhasa Apso, exemplo de cachorro para apartamento em um espaço de banho e tosa
  • Save

O Lhasa Apso sempre é citado nas listas de melhores cachorros para apartamentos. E isso não é por acaso, já que essa é uma raça pequena e que não é muito enérgica, demandando um pouco menos em relação aos passeios e atividades diárias.

São cães mansos e alegres, bastante atentos e que adoram ficar com seus donos. Porém, não são muito sociáveis com pessoas estranhas e podem se irritar caso sejam mantidos com outros cães do mesmo sexo.

Costumam medir entre 22 a 25 cm e pesam entre 6 a 7 kg.

Spitz Alemão

Spitz Alemão, exemplo de cachorro para apartamento na bolsa de sua tutora
  • Save

Também conhecido como Lulu da Pomerânia, o Spitz é uma raça fácil de se socializar e que é muito companheiro e fiel ao seu dono. Por isso, podem sofrer caso sejam deixados por muitas horas sozinhos.

Outro ponto da raça é que o pequeno Lulu adora caminhar, isso significa que você terá que ter tempo para levá-lo para passeios diários. Em alguns casos, pode ser necessário contar com um adestrador, porque a raça tende a latir bastante.

O pêlo também é cheio e liso, exigindo cuidados para se manter sempre bonito. Costuma medir entre 18 a 60 cm e pesar entre 3 a 5 kg.

Chihuahua

Chihuahua, exemplo de cachorro para apartamento no colo de seu tutor
  • Save

Você mora em um apartamento realmente pequeno e não sabe qual raça optar? O Chihuahua é uma excelente ideia. Afinal, eles chegam a ter no máximo 23 cm – e pesam entre 500 gramas a 3 kg.

Eles são cães alegres, atenciosos e muito apegados ao dono (por isso, não é legal para quem passa muitas horas fora de casa). Não se engane com seu tamanho, porque esse é um cãozinho cheio de energia que ama brincar e caminhar.

Vira-Lata

Vira-lata, exemplo de cachorro para apartamento olhando feliz para o seu tutor.
  • Save

Se você quer adotar um vira-lata, saiba que é possível, sim, tê-los também em apartamentos. No caso, a dica é tentar optar por adotar um cão adulto. Assim, você já sabe o tamanho e o porte dele (pois ele não irá crescer) e também a sua personalidade.

Prefira aqueles cães mais calminhos, que não latem tanto e que podem se adaptar melhor a sua rotina. Um cão idoso também pode ser uma boa ideia, já que seu nível de energia será mais baixo. A grande vantagem da adoção é que você terá um amigo fiel e extremamente grato.

Como ter um pet no apartamento?

Uma tutora está bricando com seu cachorro em seu apartamento.
  • Save

Mais importante do que o tamanho do apartamento é o cuidado que você tem com seu cão. De nada vale ter uma casa imensa e deixar o cãozinho confinado ao quintal. A qualidade de vida dele será muito baixa – e até pior do que um cachorro que vive em apartamento.

Veja algumas dicas que vão deixar a vida do seu pet melhor!

Adote uma rotina de passeios

O passeio é um dos pontos mais importantes na vida de um cão. Esse é o momento que ele utiliza seus instintos de farejar e também se socializar com outros animais e pessoas. Um cão que passeia todos os dias é mais relaxado, menos ansioso e tem menos chances de ficar latindo ou destruindo a casa.

Por isso, crie uma rotina para levar seu cão para passear todos os dias. Mesmo as raças mais “preguiçosas” têm muito a ganhar com essa rotina. E também é um ótimo momento para estreitar os laços entre vocês e até para adestrar seu cão.

Brinque com seu melhor amigo

Outro ponto super importante é o tempo para brincadeiras. Os filhotes são mais ativos e precisam de um período maior do que os idosos. Contudo, todos os cães amam brincar. Você fará seu amigo de quatro patas muito mais feliz dessa forma.

Cães são animais de rotina, então crie um hábito de brincar todos os dias em determinado horário – e saiba que ele ficará esperando por esse momento. Descubra as brincadeiras que seu cão mais gosta e invista em brinquedos divertidos para eles. No caso dos apartamentos, boas opções são os brinquedos de pelúcia que fazem menos barulho.

Mantenha-o entretido

Se o seu cãozinho ficará algumas horas por dia sozinho, é importante que você pense em maneiras de enriquecer o ambiente, tornando esse momento menos solitário e entediante para ele.

É possível encontrar brinquedos que permitem colocar petiscos e ração dentro. Dessa forma, ele ficará horas entretido e nem irá notar que você não está presente. Você também pode esconder petiscos pela casa ou criar diferentes espaços para seu cão brincar.

Ensine onde fazer as necessidades

É fundamental que seu cão tenha um espaço adequado para ele, principalmente para fazer as necessidades. O tapetinho higiênico é um grande aliado e você deve ensiná-lo desde novo a fazer as necessidades no lugar certo. 

A melhor forma de fazer isso é com o reforço positivo. Ou seja, cada vez que seu cão acertar, recompense-o. Também é possível usar Pipi Dog e outros cheiros que o incentivem.

Esse é um ponto importante para os tutores – porque assim você não terá que levá-lo para passear várias vezes ao dia e nem verá seu melhor amigo sofrer em dias de chuva.

Adestre seu cão

O adestramento é muito importante para os cães que vivem em apartamento, pois assim você consegue corrigir alguns problemas de comportamento, como os latidos excessivos, principalmente no caso de cães que sofrem com ansiedade de separação.

Além disso, o adestramento é algo divertido para o seu cachorro, pois você estará estimulando a inteligência dele.

Apesar de todas as dicas, a mais importante é tratar seu cão com muito amor e carinho. Pois assim ele será feliz vivendo em apartamento, casa ou onde você decida morar. Lembre-se que ele também é uma vida e merece todo o respeito e consideração.

E aí, gostou das nossas dicas de como ter cachorro em apartamento? No blog da UBlink, para além da facilidade em morar, você pode explorar nossos conteúdos com dicas de qualidade de vida, novidades do segmento imobiliário e muito mais! 

Copy link
Powered by Social Snap