Jardim vertical para apartamento: tutorial e as melhores plantas!

Selecionamos nossas melhores dicas neste tutorial completo para você montar o seu jardim vertical para apartamento!

Por Redação Em:

  • Save

O jardim vertical para apartamento é uma tendência. E mais do que um elemento decorativo, ele ajuda a trazer verde e a natureza para dentro de casa, melhorando a qualidade de vida dos moradores.

O refúgio verde pode aparecer em diferentes ambientes. Embora a varanda seja o mais usual, você poderá aproveitar qualquer “cantinho” em uma parede de casa, como na cozinha, na sala de jantar ou onde desejar.

Não sabe como montar um belo jardim vertical para apartamento? A gente te ensina!

Índice do conteúdo

Por que ter um jardim vertical em casa?

Mais do que apenas “embelezar” os ambientes, os jardins verticais contribuem para melhorar a qualidade de vida dos moradores de diversas formas, como:

  • as plantas melhoram a qualidade do ar, limpando os poluentes;
  • as plantas deixam os ambientes mais frescos nos dias de calor;
  • quando posicionadas no lugar certo, as plantas podem funcionar como barreira acústica, reduzindo o incômodo causado pelos barulhos de vizinhos e da rua;
  • o contato com a natureza ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, melhorando a sensação de bem-estar de todos os moradores.

Como fazer um jardim vertical para apartamento?

O jardim vertical é o cultivo de plantas em vasos em uma parede. É possível compor diferentes ambientes, usando vasos que formam um grande painel ou mesclando os vasos em prateleiras com quadros e outros itens decorativos.

Não existem regras de como fazer um jardim vertical, o importante é que o tamanho, o formato e a altura sejam compatíveis e coerentes com o tipo de planta escolhida e com o restante do espaço onde o jardim está inserido.

Veja as dicas que separamos para criar seu jardim suspenso.

Encontre o lugar ideal

O primeiro passo é avaliar onde você irá montar seu jardim vertical. Como dissemos na introdução, ele pode aparecer em qualquer parede vazia que você tenha na sua casa. Mas é claro que as condições de luminosidade e ventilação devem ser adequadas para as plantas.

  • Save
A varanda, a sala ou a sacada são ótimos espaços para um jardim vertical para apartamento.

O mais usual é aproveitar a varanda, transformando essa área com detalhes verdes e trazendo um toque de natureza. Porém, se você mora em um apartamento sem varanda, pode usar uma parede próxima a uma janela, garantindo a luminosidade adequada. Por exemplo na cozinha, especialmente útil para jardins com ervas aromáticas e temperos.

Pense na estrutura

Outro aspecto muito importante na hora de fazer um jardim vertical para apartamento é em relação à estrutura. Ela não precisa ser muito cara e existem inúmeras alternativas, dependendo do estilo que você prefere.

A treliça de madeira ou de metal é clássica. Ela já vem pronta, com os espaços para incluir os vasos e não dá muito trabalho, bastando parafusar na parede. Outra possibilidade é construir sua própria estrutura usando pallets e garrafas pet em substituição aos vasos de planta, que trazem uma pegada mais sustentável.

Várias plantas de cores diferentes compõem um jardim vertical em prateleiras reutilizadas.
  • Save
Ao montar um jardim vertical para apartamento, você pode também optar por vasos distribuídos em prateleiras que podem, inclusive, ter vindo de reaproveitamento.

Se quiser criar um ar mais diferenciado e moderno, você pode usar prateleiras de madeira e colocar vasinhos coloridos em cima delas. Ainda é possível reaproveitar uma estante antiga, usar caixotes de feira pregados na parede ou criar uma parede verde.

Para essa ideia, existem inúmeras alternativas – dependendo das características do ambiente. Uma delas é usar placas de fibra de coco (que já vêm com os vasos fixados) para formar painéis que possam emoldurar paredes. Porém, a fibra pode se desfazer com o tempo e com a umidade – por isso, essa é uma opção que exige mais cuidado e manutenção.

Considere o melhor substrato

O substrato nada mais é do que matéria orgânica capaz de oferecer nutrição e sustentação às plantas. Ele é uma matéria mais porosa, que consegue reter água e oferece espaço para a vegetação se ramificar. O mais recomendado é optar por um substrato próprio para jardim vertical, garantindo, assim, o desenvolvimento correto das plantas.

Nos jardins verticais, os substratos são ótimas escolhas ao invés da terra comum – porque eles são mais leves e garantem que não haverá peso excedente nas paredes, além de oferecer espaço para as raízes das plantas se desenvolverem, deixando o crescimento saudável.

Alguns bons substratos são:

  • chips de coco: possui alta capacidade de retenção de água e, embora tenha um toque seco, é um grande aliado da conservação da umidade. Também oferece ricas doses de nutrientes para as plantas, como ferro, potássio, zinco, cobre e manganês. Esse substrato tem uma duração média de 2 anos e pode ser misturado com outros substratos;
  • fibra de coco: também oferece boas doses de nutrientes e alta capacidade de retenção de água, sendo uma grande aliada na ramificação das raízes, pois mantém a água em bons níveis e promove a drenagem e a aeração. É um substrato muito durável e facilmente renovável;
  • argila expandida: substrato de origem mineral que não retém tanta água quanto os demais. Esse é um composto leve, que oferece acabamento natural nos jardins, evita a sobrecarga de água nas plantas e garante isolamento térmico nos cultivos.

Analise a escolha dos vasos

O material do vaso e seu formato exercem influência no resultado final do jardim vertical. É importante que o diâmetro do vaso seja adequado para ficar no suporte de maneira e bem firme.

Antes de escolher os vasos, sempre considere as plantas que você irá plantar – já que cada espécie possui suas próprias necessidades e características.

Os vasos de plástico são os mais usados. Eles são resistentes a danos e apresentam boa durabilidade. São mais indicados para jardins verticais em espaços sombreados, porque absorvem o calor. Como são flexíveis, podem ser usados no cultivo de diferentes espécies de plantas e flores, incluindo as rosas e as samambaias.

Os vasos em cerâmica também são opções bastante procuradas, trazendo um charme rústico interessante. Esses vasos são mais porosos e, por isso, conseguem conservar bem o calor e a umidade. Eles são ideais para jardins com espécies que precisam de regas moderadas, porque o próprio vaso tende a absorver água.

Os vasos em vidro são modernos e mais indicados para áreas quentes e iluminadas, com espécies que precisam de rega abundante. Esses vasos refletem melhor o calor e ajudam a manter a temperatura ideal na raiz, por isso são indicados para espécies que necessitam de maior umidade e aproveitamento máximo da rega.

Pense na forma de rega ou irrigação

A rega dependerá do tipo de espécie que você irá plantar e das características do ambiente onde o jardim será instalado. Mas existem alguns casos em que pode ser necessária uma rega mais frequente, diariamente ou até mais de uma vez por dia. Por isso, é importante sempre ter um ponto de irrigação perto do seu jardim.

  • Save
Mesmo na rega manual, em um jardim vertical para apartamento é sempre importante verificar a distribuição igual da rega nas raízes.

A irrigação automatizada é ideal para manter os jardins verticais sempre bonitos e é indicada para os jardins mais densos, no estilo parede verde. O sistema ajuda a distribuir igualmente a quantidade de água que as plantas precisam, reduzindo os desperdícios. Alguns ainda contam com sistema injetor de adubo, facilitando a manutenção.

Outro ponto fundamental é pensar em um sistema para escoar a água da rega. Mesmo em um sistema automatizado, um pouco de água acabará descendo pela parede e pelas folhas e acabará molhando o piso. Por isso, garanta que exista um ralo por perto ou um meio de conter e direcionar essa sobra de água.

Não se esqueça da manutenção

Por menor que seja o seu jardim vertical, ele sempre precisará de manutenção, como adubação, poda e controle de doenças e pragas.

Como as plantas estão em um local confinado, os nutrientes acabam mais rápido do que no solo, então a velocidade de reposição precisa ser maior. A deficiência de nutrientes pode colocar seu jardim em risco, com as plantas definhando, morrendo ou estando mais sujeitas aos ataques de fungos, pragas e doenças.

As podas ajudam a trazer um visual mais agradável e evitam que uma muda sufoque a outra. Além disso, elas são fundamentais para retirar as partes doentes de flores e folhas secas.

Por mais que você cuide do seu jardim, ele sempre estará sujeito ao aparecimento de doenças e pragas. As plantas debilitadas são os alvos mais fáceis, porém as saudáveis também não estão fora de risco, por isso faça um controle constante.

Como montar um jardim vertical na varanda?

Montar um jardim vertical para apartamento na varanda exige todos os cuidados que citamos no tópico anterior. Mas, além disso, você precisa avaliar as condições desse ambiente, porque, normalmente, pode haver mais incidência de vento – e em alguns casos, o local pode receber mais ou menos sol dependendo do período do dia.

Entender essas características é fundamental, para garantir que você escolha corretamente as espécies de plantas, capazes de sobreviver nesse espaço.

Uma sala de estar está preenchida com um jardim vertical para apartamento.
  • Save
Use a criatividade para unir a necessidade de ventilação e iluminação com o espaço disponível para seu jardim vertical para apartamento.

Outra ideia interessante é tentar posicionar o seu jardim vertical próximo à abertura das portas ou janelas, porque isso ajuda a bloquear a entrada de barulho externo e de calor. Além disso, as plantas ajudam a limpar o ar, melhorar a umidade e deixam a sua casa mais fresca e agradável.

Escolha uma parede da varanda para receber o jardim e pense na melhor estrutura para ela. Você pode usar:

  • painéis de madeira;
  • prateleiras com vasos;
  • floreiras de madeira feitas sob medida para sua área;
  • criar uma parede verde com samambaias e outras espécies de folhagens;
  • treliça com vasos de plantas.

Ainda é possível compor um paisagismo completo, usando vasos de chão próximos, de diferentes alturas e tornando o ambiente ainda mais agradável.

Outra dica importante é tentar harmonizar o jardim vertical com a decoração da sua varanda, escolhendo uma estrutura que esteja relacionada ao estilo do ambiente.

Se o seu espaço tem uma decoração mais contemporânea, a parede verde ficará muito mais interessante combinando com os móveis desse estilo. Já se você tem uma decoração rústica, é uma ótima opção investir em treliças de pallets ou de madeira de reflorestamento.

Quais as 7 melhores espécies de plantas para jardins verticais?

Um dos aspectos mais importantes na hora de fazer seu jardim vertical é a escolha das espécies de plantas. Considere as características do ambiente e também suas, analisando a disponibilidade para regas, cuidados e a experiência que você tem com jardinagem.

Separamos algumas ideias interessantes para um jardim vertical para apartamento:

Na imagem, temos um vaso de Jiboia, uma ótima espécie de planta para um jardim vertical para apartamento.
  • Save
Jiboia (Epipremnum pinnatum)

1) Jiboia: é uma das mais usadas nos jardins verticais porque se adapta a diferentes tipos de luzes, tem fácil manutenção e ajuda a trazer preenchimento.

Na imagem temos um vaso com um exemplar de colar-de-pérolas, planta indicada para jardins verticais.
  • Save
Colar-de-pérolas (Senecio rowleyanus)

2) Colar-de-pérolas: é uma espécie pendente, que traz um aspecto lindíssimo aos jardins verticais. Ela se adapta bem a temperaturas amenas, porém prefere calor e sol pleno.

Na imagem, temos uma espécie de tilândsia vermelha, outra espécie indicada para jardins verticais.
  • Save
Tilândsia (Tillandsia sp)

3)  Tilândsia: espécie de bromélia, bastante resistente e se adapta facilmente a inúmeras condições de cultivo. Ela se destaca pelas belas e exóticas flores avermelhadas. A rega não deve ser exagerada e a luminosidade deve ser preferencialmente direta.

Na imagem temos um vaso com uma flor-batom, perfeita para dar cor aos jardins verticais.
  • Save
Flor-batom (Aeschynanthus radicans)

4)  Flor-Batom: ela gosta de ambientes iluminados, mas protegidos do sol pleno, e adiciona um pouco de cor aos jardins verticais.

Na imagem temos um vaso de samambaia suspenso na parede, uma planta muito popular para jardins verticais.
  • Save
Samambaia (Nephrolepis exaltata)

5)  Samambaia: extremamente popular, ela dá um efeito de volume e verde lindíssimo aos jardins e prospera melhor em ambientes internos.

Na imagem, temos um exemplar de chifre-de-veado em um substrato de madeira.
  • Save
Samambaia (Nephrolepis exaltata)

6) Chifre-de-veado: é uma espécie de samambaia, porém com um formato diferenciado. É mais robusta e se desenvolve em ambientes de meia-sombra com muita umidade.

Antúrio (Anthurium)
  • Save
Antúrio (Anthurium andraeanum)

7) Antúrio: é extremamente decorativa, se adapta bem a diferentes ambientes e é uma ótima escolha para jardins verticais dentro de casa, porque gosta de sombra.

Depois de todas essas dicas, já sabe como fazer um jardim vertical para apartamento? Acompanhe nossas redes sociais para não perder nada!

Gostou do nosso conteúdo? No blog da UBlink, para além da facilidade em morar, você pode explorar nossos conteúdos com dicas de qualidade de vida, novidades do segmento imobiliário e muito mais!

Copy link
Powered by Social Snap