Decoração contemporânea: nossas dicas de estilos para sua casa!

Preparamos uma seleção com as melhores dicas do estilo de decoração contemporânea para você que quer repaginar o visual da sua casa!

Por Redação Em:

Na imagem, um exemplo de cozinha com uma decoração contemporânea
  • Save

Simplicidade, elementos pontuais e um visual equilibrado e funcional. Essas são algumas características marcantes da decoração contemporânea que combinam, e muito, com a praticidade exigida pela nossa rotina diária.

Quem é adepto do conceito “menos é mais”, com certeza vai amar ter uma casa com esse tipo de decoração, que deixa qualquer ambiente mais sofisticado e moderno.

Não sabe como usar esse estilo contemporâneo e quer repaginar o estilo do seu lar? Siga lendo as dicas que trouxemos!

Índice do conteúdo

O que é uma decoração contemporânea?

A decoração contemporânea é a que reflete nossos dias atuais. Se houvesse uma palavra capaz de defini-la seria simplicidade. Linhas retas, visual mais clean e uma paleta clara marcam esse estilo, que preza, sobretudo, pela funcionalidade dos ambientes.

Ao contrário do estilo moderno, o contemporâneo permite brincar com alguns elementos com leveza, como cores um pouco mais fortes nos detalhes, texturas e até objetos mais pop e vintage – porém, tudo com equilíbrio e sem exageros.

Principais características da decoração contemporânea

A decoração contemporânea é atual e, portanto, explora as tendências, ideias e design do momento. Ela mistura materiais e aposta no contraste entre cores e texturas, por exemplo, a clássica combinação entre o branco e o preto.

A combinação da mobília é quem dita o tom do ambiente – e para além de peças de design, os móveis precisam ser confortáveis.

Um exemplo de cozinha seguindo os padrões de linhas retas da decoração contemporânea.
  • Save

Optar por linhas retas e tons neutros é uma ótima opção para o estilo contemporâneo.

Cores leves marcam a principal parte do espaço, com apenas os detalhes decorativos em tonalidades mais fortes. O mix mais usado, em termos de materiais, são: vidro, madeira clara e escura, pedra, cimento, mármore e metal.

Estilo moderno x Estilo contemporâneo

Os nomes podem até ser parecidos, mas esses dois estilos são bem diferentes entre si.

A decoração moderna foi a que permeou o século XX, buscando simplificar a arquitetura e os ambientes, deixando de lado o rebuscamento de outros estilos.

Já a decoração contemporânea é a que remete aos nossos dias atuais – e que herdou alguns pontos do estilo moderno, como o conceito de “menos é mais”. Contudo, a principal diferença, é que no décor contemporâneo há a possibilidade de incluir outros elementos com mais liberdade, como mix de materiais, peças coloridas e até a preocupação com a sustentabilidade.

Como usar o estilo contemporâneo?

Se você acabou se identificando com a nossa explicação sobre a decoração contemporânea, que tal começar a usá-la na sua casa? Veja as dicas que separamos!

Mobiliário

Os móveis são pontos-chave da decoração nesse estilo. Para você garantir a escolha certa, eles podem ser maiores e mais espaçosos para dar ao ambiente aquele aconchego e até um conforto especial para os moradores. Nas salas, por exemplo, o destaque acaba quase sempre sendo o sofá, um pouco maior e até de uma cor mais contrastante.

Um sofá azul tem uma tonalidade em contraste com os tons neutros da sala de estar, ponto marcante da decoração contemporânea
  • Save

Na decoração contemporânea, é interessante explorar contrastes de tonalidades em uma ou outra peça do mobiliário do ambiente.

Porém, nada de exageros. As linhas retas são a marca registrada do estilo e devem ser mantidas nos mobiliários.

Em relação aos materiais, é possível fazer escolhas diversas que mesclam desde a clássica madeira, até mármore, metal e cimento.

Na hora de dispor os móveis, atenção para a funcionalidade. Manter livre a circulação é extremamente importante, afinal, o estilo valoriza a praticidade e a simplicidade. Por isso, os móveis devem ser poucos, bons e essenciais.

Por ser uma decoração atual, ela permite explorar tendências, especialmente em termos de funcionalidade. Um exemplo é a mesa de jantar com canto alemão e o uso de ilhas e balcões que favorecem receber os amigos.

Cores

As cores neutras são as mais usadas para a base do décor, com contraste em tons mais fortes nos detalhes – como as capas de almofadas, mantas de sofá, roupa de cama ou uma parede de destaque.

Mas nada impede que a ordem seja inversa, com tons mais fortes nas paredes e cores claras nos objetos e móveis principais, suavizando a tela. O importante é que haja harmonia no espaço, que deve ser convidativo e aconchegante, porém simples e leve.

Estampas

As estampas podem ser usadas – e inclusive são bastante presentes no estilo contemporâneo. Contudo, elas são o destaque do ambiente e por isso o restante do espaço precisa estar em tons neutros e suaves, deixando que apenas o item estampado brilhe na cena.

Um sofá amarelo com duas almofadas estampadas está sendo usado de exemplo de decoração contemporânea.
  • Save

No estilo contemporâneo, é interessante explorar padrões ou estampas geométricas para valorizar detalhes que merecem destaque na ambientação.

Assim, elas podem aparecer de forma pontual, por exemplo, uma poltrona estampada e os demais estofados neutros, capas de almofada estampadas em um sofá neutro, etc.

As estampas mais usadas também são sutis, como os padrões geométricos e as listras. Para quebrar a monotonia, o animal print pode aparecer, mas sempre com suavidade.

Decoração monocromática

Outra ideia muito usada dentro do estilo é a decoração monocromática. Escolhe-se apenas uma cor para o ambiente, usando diferentes tonalidades dela, criando espaços muito modernos.

As cores mais usadas para isso costumam ser o cinza, o bege e o branco. O volume é adicionado por meio das texturas, que ajudam, também, a criar profundidade, brilho e aconchego.

Você poderá adicionar alguns pontos de cor, como o rosa queimado ou o azul escuro, em detalhes como as capas da almofada ou um vaso de plantas.

Iluminação

A iluminação é muito importante no estilo contemporâneo, porém, como em todos os outros pontos, ela precisa ser prática. A iluminação natural é uma das mais importantes, então abuse de janelas mais amplas, com vidros lisos transparentes, deixando a casa mais arejada e com uma sensação de amplitude maior.

Uma maneira de valorizar a iluminação natural, caso você não possa trocar as janelas da sua casa, é pintando as paredes e os móveis principais em tonalidades claras e neutras, como branco, bege, off-white ou cinza claro. Essas cores ajudam a refletir a luz, deixando os ambientes mais bem iluminados. O mesmo truque pode ser conseguido com espelhos – mas, claro, sem exageros.

Para a iluminação artificial, evite o excesso de abajures e luminárias. A ideia é valorizar o que é importante e trazer praticidade à vida dos moradores. Os spots embutidos funcionam muito bem nesse caso, destacando os pequenos detalhes decorativos, mas de maneira sutil e harmônica.

Objetos decorativos

Como a essência da decoração contemporânea é o lema “menos é mais”, é importante evitar os excessos de itens. Eles devem ser usados de maneira pontual, sobretudo para adicionar contraste e volume, sem exageros.

Os tapetes, por exemplo, quando usados precisam ter um traço sutil, de preferência sem estampas, com cores neutras, criando uma atmosfera básica.

Os quadros ajudam a pontuar e trazer vida às paredes, mas, normalmente, contam com molduras mais clean e sem adicionar peso visual. Caso você vá usar um quadro com uma moldura mais chamativa, garanta que ele seja o destaque do ambiente, sem compor com outros objetos que briguem pelo espaço.

Revestimentos

O porcelanato é o mais usado em ambientes contemporâneos, justamente pela sua versatilidade e praticidade. Versões que recriam mármore ou madeira aparecem com frequência, revestindo pisos e paredes.

Nos banheiros, a mistura de materiais ajuda a trazer aconchego e modernidade. Por exemplo, com piso e parede marmorizada, bancada também em mármore, metais em preto e detalhes em uma ou outra parede com revestimento de metrô ou hexagonal em uma cor mais colorida – ou ainda com o uso do revestimento amadeirado.

Nas cozinhas, vemos a mesma tendência, com bancadas lisas e de cores neutras, deixando o destaque para os pequenos detalhes, como uma porta ou outra do armário em um tom mais forte ou os metais, como as torneiras, em versões de tonalidades diferentes.

Decoração contemporânea e estilo industrial: como combinar?

A decoração contemporânea abraça diversos outros estilos – e, por isso, não é raro encontrarmos ambientes que dialogam com diferentes inspirações.

Um dos que melhor se complementa é o estilo industrial. Ele nasceu dos antigos galpões industriais de Nova Iorque que, na década de 1980, começaram a ser transformados em residências.

Uma sala de estar com tijolos aparentes está sendo usada como exemplo de estilo industrial na imagem.
  • Save

Para além dos tijolos ou vigas expostas, no estilo industrial é muito importante pensar na otimização do uso do espaço integrando ambientes.

Por isso, algumas de suas características remetem bem a esse cenário, como: ambientes integrados e sem paredes, janelas amplas e detalhes rústicos aparentes, como uma parede de tijolinhos, texturas, encanamentos e vigas aparentes, entre outros pontos.

Para mesclar o estilo contemporâneo com o industrial, a dica é usar a base contemporânea, das cores neutras e do minimalismo, e pontuar com as principais características industriais, que ajudam a tornar o ambiente mais diferenciado e aconchegante.

Como fazer uma decoração industrial?

Quer um ambiente contemporâneo, mas que remeta ao estilo industrial? Veja as principais dicas para conseguir essa mistura de forma harmônica e equilibrada.

Ambientes integrados e iluminação natural

Os ambientes integrados são tendência – e presentes tanto no estilo contemporâneo, como no industrial. A ausência de paredes faz com que os imóveis pareçam mais amplos e modernos.

Se você valoriza a convivência na sua casa, nada melhor do que optar por essa solução.

Outro ponto que ambos os estilos compartilham é a ênfase na iluminação natural. Janelas amplas e bem posicionadas são muito importantes, ajudando a deixar os ambientes arejados.

Concreto e tijolo aparente

A decoração no estilo industrial é um pouco mais “rústica” em alguns detalhes, já que ela é uma adaptação dos antigos galpões industriais. Por isso, é comum a presença de texturas como o concreto e o tijolo aparente.

O piso de cimento queimado é um clássico – e por ser neutro, é muito fácil de combinar.

Para não pesar, escolha uma parede, apenas, para receber a textura e suavize o restante do décor, deixando esse detalhe em destaque na sua decoração.

Outra dica que ajuda a quebrar a rigidez das estruturas é focar em materiais que favoreçam o aconchego, como a madeira, os tecidos macios (por exemplo a lã e o algodão) e até o fake fur.

Se a ideia é mesclar estilo contemporâneo e industrial, inclua o tijolo ou o concreto aparente de forma mais discreta, em apenas um detalhe da parede – e torne o restante do ambiente mais neutro e clean, sem muitos objetos.

Encanamentos e vigas aparentes

Outro detalhe muito marcante no estilo industrial são os encanamentos e as vigas aparentes que remetem, automaticamente, a uma atmosfera urbana e moderna. O truque consiste, justamente, em equilibrar o peso desses metais e itens expostos, usando acessórios mais descontraídos ou até uma cor mais vibrante.

Assim, as tubulações aparentes de gás, ar condicionado ou água, por exemplo, podem ser pintadas em cores vivas e adicionam contraste ao restante do ambiente, sendo inseridos no décor.

Móveis e eletrodomésticos

As mobílias devem refletir esse aspecto urbano característico do estilo industrial. Por isso, as versões em aço são as mais indicadas, bem como de madeira maciça ou ferro. Materiais que se complementam muito bem e que também estão presentes na decoração contemporânea.

Uma coifa e um forno de aço inox compoem a decoração do estilo industrial da cozinha da imagem.
  • Save

Aproveite elementos em tons neutros e opte por eletrodomésticos com aspecto “inox” para realçar o estilo industrial do seu espaço.

Para os eletrodomésticos, prefira sempre as versões em inox, que ajudam a trazer esse ar moderno que se encaixa super bem com as texturas e os demais detalhes do estilo.

E aí, depois dessas dicas, você já sabe tudo sobre a decoração contemporânea e o estilo industrial? Caso ainda tenha alguma dúvida, é só deixar um comentário pra gente!

Gostou do nosso conteúdo? No blog da UBlink, para além da facilidade em morar, você pode explorar nossos conteúdos com dicas de qualidade de vida, novidades do segmento imobiliário e muito mais! 

Copy link
Powered by Social Snap