Tijolo aparente: como ter na decoração; cuidados e manutenção

Preparamos várias dicas para te ajudar a manter sua parede de tijolos à vista com um visual bacana por muito tempo, na sua casa ou no seu apartamento.

Por Redação Em:

  • Save

Uma parede de tijolos aparentes pode ser uma excelente opção de decoração

Muita gente opta por ter uma ou mais paredes de tijolos aparentes na busca de um ambiente que ofereça, ao mesmo tempo, uma aparência rústica, descolada e charmosa.

Porém, para que os tijolinhos continuem agradáveis aos olhos, alguns cuidados são necessários. Continue a leitura para saber mais!

Como incluir o tijolo aparente na sua decoração

Se sua casa ou apartamento está em construção ou em reforma, você pode optar por não revestir uma parede interna para deixar os tijolos à mostra, de propósito. Nesse caso, vale conversar com os responsáveis pelo projeto e pela execução da obra para definir qual o cômodo da moradia mais indicado, e qual o melhor lado para esse tipo de decoração.

Outra possibilidade é, ao comprar um imóvel residencial pronto ou ao decidir reformar o seu, descascar alguma parede deixando aparentes os blocos de barro. 

A terceira possibilidade é revestir uma superfície pronta com tijolos ou placas que imitam esse material. Os tijolos costumam ter as dimensões de 5 X 10 X 22 centímetros, mas você pode pedir que a loja de construção divida a altura ao meio para que fique com 2,5 centímetros, e o material renda mais. Já as plaquetas são mais finas, com 1,5 centímetro em média.

Uma última opção que não oferece exatamente os mesmos resultados, mas que pode ser mais adequada para o seu imóvel, é utilizar um papel de parede que simule os tijolos aparentes. Se por um lado a manutenção se torna mais simples, note que a contrapartida é que o custo inicial pode ser mais elevado, e ainda assim cuidados são necessários para não danificar o visual.  

Se possível, contrate profissionais experientes para deixar sua parede bem bacana, mas também pode ser interessante a opção “faça você mesmo”. As possibilidades para mudar a cara de um ambiente da sua casa são quase infinitas!

  • Save

É preciso cuidar de paredes com tijolos aparentes, para que fiquem bonitas por mais tempo

Cuidados com o tijolo aparente

A primeira dica para quem escolhe deixar os tijolinhos visíveis é que o manuseio das peças seja feito com cuidado para evitar danos, pois os mesmos ficarão expostos quando o projeto for finalizado. Isso vale tanto para quem optar por descascar uma parede para deixar os blocos visíveis quanto para quem sobrepuser briques ou plaquetas sobre uma superfície.

É muito importante também checar se os tijolos estão alinhados, afinal a ideia é deixar sua casa mais bonita, não é? 

Caso você utilize os blocos originais da construção, cuide para que, após a parede ser descascada, seja feito um nivelamento dos tijolos e uma retirada das rebarbas de argamassa, ou seja, as saliências.

Se você optar por assentar tijolinhos sobre uma parede, lembre-se de passar uma bucha seca sobre eles, depois de colocados, e remover os resíduos. Só então utilize um impermeabilizante e aplique ou não uma camada de tinta, conforme o efeito buscado.

  • Save

A impermeabilização faz parte dos cuidados com os tijolos aparentes

Segundo o gerente técnico comercial da Vedacit, Rolando Infanti Filho, a impermeabilização dos tijolos aparentes com verniz acrílico à base de água ou de solvente é necessária pois, sem isso, os blocos à mostra absorvem a umidade em caso de uma infiltração, ficando “feios e com resíduos escuros”. “O verniz oferece proteção contra as intempéries”, diz Infanti.

O especialista ressalta que evitar a passagem de água com o uso de verniz também é importante porque, atrás de uma parede de tijolos à mostra, para que o que estiver atrás da parede não seja afetado por “manchas, mofos ou fungos”. O verniz escolhido pode ser fosco ou brilhante.

Justamente o tratamento que o verniz recebe faz com que a sujeira nos tijolos seja superficial, sem penetrar no material. Assim, a limpeza somente com água é suficiente, segundo o gerente técnico comercial da Vedacit.

Já quem escolhe sobrepor paletas de cerâmica a uma parede, para dar a ideia de tijolinhos à mostra, não precisa se preocupar com impermeabilização, de acordo com Infanti, porque essas pastilhas passam por um tratamento de alto forno e se tornam vidradas. Nesse caso, é necessário que seja feito rejunte com epóxi para haver proteção em relação a materiais de limpeza, como ácido clorídrico muito diluído em água.

No caso de tijolos de fato, não há necessidade de rejunte.

“Use produtos de qualidade, eleja empresas de qualidade e escolha profissionais qualificados”, conclui o especialista.

Dicas adicionais

Para que os briques aparentes fiquem bonitos por mais tempo, tenha cuidado com fatores como incidência de sol em excesso e mitigar eventuais impactos de umidade e mofo.

Tem gente que opta por sobrepor plantas trepadeiras aos blocos para deixar a aparência deles mais aconchegante. O efeito estético é bacana, mas lembre-se de podá-las e limpar os tijolinhos, com frequência, para evitar um desgaste mais rápido – pois as plantas deixarão a parede mais úmida e portanto mais propensa a problemas.

Gostou do post? Para dicas de decoração, qualidade de vida e mercado imobiliário, acompanhe o Blog da UBlink.

Copy link
Powered by Social Snap