Vila Nova Conceição: um dos bairros mais cobiçados de São Paulo
Conheça o bairro com o metro quadrado mais valorizado da capital paulista, que alia tranquilidade, inúmeras opções de lazer e fácil acesso ao Aeroporto de Congonhas
Por Redação Em:
-
Save
Que tal morar em um dos bairros mais disputados de São Paulo? Com muita qualidade de vida e ruas arborizadas, a Vila Nova Conceição faz parte do distrito de Moema, na zona Sul da cidade, conciliando tranquilidade e facilidade de acesso a pé a comércio e serviços da região, de shopping centers a parques.
Localizado entre Moema, Vila Olímpia, Itaim Bibi e Ibirapuera, a Vila Nova Conceição tem o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mais elevado da região em que se encontra, de 0,96, em uma escala que varia de 0 a 1. Para efeito de comparação, o IDH do Brasil é de 0,759, ou seja, o da Vila Nova Conceição é bem superior.
Histórico
A região onde se localiza a Vila Nova Conceição foi habitada por índios tupiniquins. Com a colonização portuguesa, tornou-se uma área de propriedades rurais para criação de gado de corte e leite – a Chácara Maria foi a mais conhecida delas.
A partir do loteamento da região, iniciou-se a urbanização no início do século XX. O crescimento populacional ocorreu na década de 1950, ainda que, neste período, os córregos da área ainda não tinham sido canalizados.
Na década de 1980, o bairro passou por um processo de verticalização. A movimentação do bairro cresceu a partir da última década do século passado, como a construção da Avenida Hélio Pellegrino e do corredor de ônibus da Avenida Santo Amaro.
O bairro fica perto dos centros financeiros das avenidas Faria Lima, Juscelino Kubitschek e Luís Carlos Berrini, além do Aeroporto de Congonhas. A proximidade desses locais e do Parque Ibirapuera contribuiu para a forte valorização da Vila Nova Conceição nas últimas décadas.
Desde o fim dos anos 1990, empreendimentos comerciais foram, gradualmente, conquistando espaços na Avenida Brigadeiro Faria Lima, a partir da extensão da avenida para além do Largo da Batata, de um lado, e da Avenida Hélio Pellegrino, do outro. No meio da década de 2010, a Faria Lima se tornou o endereço comercial mais cobiçado (e caro!) de São Paulo.
Com a desapropriação de residências da Vila Olímpia, a área de influência dos escritórios da Faria Lima se ampliou para esse bairro. “A Vila Olímpia era composta, basicamente, por casinhas e tem hoje outro perfil de ocupação e arquitetônico”, diz Santos. Para conhecer mais da história dos principais polos residenciais e comerciais da capital paulista, leia o post Por que as zonas Sul e Oeste de São Paulo concentram tantos lançamentos imobiliários?.
Shopping centers
Os moradores da região têm fácil acesso aos shopping centers JK Iguatemi, Vila Olímpia e Ibirapuera.
O JK Iguatemi, situado na avenida Juscelino Kubitschek em um ponto que também é bem próximo da Marginal Pinheiros, conta com grifes nacionais e internacionais e possui edificação que valoriza a luz natural e o paisagismo. Abriu suas portas ao público em 2012, e durante a semana conta também com a circulação de quem trabalha nos múltiplos escritórios da região
O Shopping Vila Olímpia, inaugurado em 2009, tem 191 lojas, incluindo sete salas de cinema, teatro, um boliche com 12 pistas, restaurantes e praça de alimentação.
Já o Ibirapuera foi o segundo shopping center inaugurado em São Paulo, em 6 de agosto de 1976, e o centro de compras que abrigou a primeira loja da C&A da América Latina. Foi certificado pelo Guinness Book como o maior shopping do Brasil em 1995, 1996 e 1997.
Onde comer e beber
Há vários lugares bacanas para comer e beber na Vila Nova Conceição. Listamos alguns deles, mas nossa sugestão é que você dê uma volta e veja qual estilo mais te agrada – vale o passeio!
O Mestiço oferece culinária multicultural contemporânea, com destaque para as referências brasileira e tailandesa. Há opções de carnes, peixes, massas e pratos veganos.
Se você aprecia um bom corte de carne argentina, experimente alguma das opções clássicas do DiBaco Vila Nova, restaurante que possui também adega e loja de vinhos.
Caso sua procura seja por comida japonesa, o Kinoshita oferece o sistema “omakase”, em que o chef escolhe os pratos servidos aos clientes em várias etapas.
Para quem gosta de comida indonésia e tailandesa ou quer conhecer novos sabores, uma dica é ir ao Condessa Bistrô e pedir frango à Pequim, também conhecido como frango de Pequim ou frango laqueado.
Agora, se você estiver em busca de comida orgânica e funcional, experimente o Le Manjue Café. Há várias opções de comida orgânica e vegana no local, além de sobremesas sem glúten, sem açúcar e sem lactose.
Outra opção para quem quer uma alimentação balanceada é a Frutaria São Paulo, localizada na Hélio Pellegrino. São oferecidos sucos, saladas, grelhados, tapioca e sanduíches.
Já a Enosteria Vino e Cucina oferece referências da região da Púglia, no sul da Itália. Ao lado do restaurante, se localiza a loja de vinhos World Wine, do mesmo proprietário.
Lazer ao ar livre
Para quem curte lazer ao ar livre, a Vila Nova Conceição oferece fácil acesso ao Parque Ibirapuera – o preferido dos paulistanos – e ao Parque do Povo.
O Ibirapuera é frequentado por praticantes de caminhadas, corridas e passeios de bicicleta individuais ou em grupo. Abriga espaços onde ocorrem importantes eventos, como a Bienal de Artes de São Paulo. Leia o post Por que morar na Vila Mariana? para mais informações sobre a principal área verde da capital paulista.
Outra opção para caminhar, andar de bicicleta ou skate, jogar futebol e levar pets para brincar é o Parque Povo Mário Pimenta Camargo, conhecido como Parque do Povo. No local, os visitantes podem também jogar xadrez em um tabuleiro gigante quadriculado no chão e passear pelo Jardim Sensitivo de ervas aromáticas.
Outra opção de passeio é ir até a praça Pereira Coutinho, que possui parquinho para crianças, equipamentos para exercícios físicos, árvores frutíferas e espaço para pets.
Distrito de Moema
O distrito de Moema, do qual a Vila Nova Conceição faz parte, tinha uma população de 110.804 pessoas – 59.776 mulheres e 50.514 homens – em 2021, segundo levantamento da startup Dataland. A população do distrito cresceu 33% em relação aos dados de 2010 levantados pela Fundação Sistema Estadual Análise de Dados (Seade).
Com 2,41 pessoas por moradia, Moema tinha 46.071 domicílios no ano passado.
Segundo a Dataland, 472 quadras formam o distrito, a maior parte ocupada por pessoas de alta renda. Nos padrões médio e alto, há 4.763 casas e 30.233 apartamentos em Moema. No segmento de baixa renda, são 2.283 casas e 28.437 apartamentos.
O distrito é atendido pelas estações de metrô da Linha 5-Lilás Moema, AACD-Servidor e Eucaliptos.
Para dicas sobre bairros, qualidade de vida e sobre o que acontece no mercado imobiliário, acompanhe o Blog da UBlink.