Dicas para ter uma moradia mais sustentável
Preparamos um post com sugestões de práticas para você ter mais sustentabilidade no seu lar e que podem contribuir também para a redução dos seus gastos mensais.
Por Redação Em:
-
Save
O que faz de uma moradia um lugar sustentável?
Quando se começou a falar em sustentabilidade, pouco mais de duas décadas atrás, muitas pessoas associavam a palavra a uma certa postura radical em relação ao meio ambiente.
Com o tempo, foi crescendo a consciência de que alguns recursos como o plástico e os combustíveis fósseis são finitos, e muita gente começou a se perguntar o que podia fazer para ajudar o planeta – por exemplo, diminuindo os níveis de consumo de materiais não-biodegradáveis.
Ficou claro também que investimentos em sustentabilidade podem se reverter, em poucos anos, na diminuição de gastos. É o caso do uso de placas solares para armazenar energia que, depois do ponto de equilíbrio financeiro, resultam em contas de luz mais baratas.
A demanda por parte de consumidores por construções mais sustentáveis também impactou os projetos imobiliários, fazendo com que recursos de reúso de água e de economia de energia nas edificações sejam cada vez mais comuns.
Nem sempre vai ser possível adotar em sua moradia todas as soluções que promovam mais sustentabilidade, por questões econômicas, de infraestrutura do prédio, entre outras, mas a simples mudança de alguns hábitos já traz resultados que, somados, geram impacto. Mesmo aquele básico que todo mundo já escutou a mãe falar – apagar a luz de um cômodo que não estiver em uso – resulta em mais eficiência e economia no consumo mensal de energia elétrica.
Como podemos promover a sustentabilidade em nossas casas?
Listamos aqui algumas atitudes que podem tornar sua moradia mais sustentável:
Reduza o consumo de água e energia elétrica
Para começar, vale a máxima de evitar desperdícios. Crie o hábito de apagar as luzes dos ambientes que você não está utilizando, assim como de abrir as torneiras somente para enxaguar a louça ou lavar as mãos e de fechá-las assim que terminar.
Caso você tenha máquina de lavar louças, opte sempre pelo uso máximo da capacidade. O mesmo vale para a máquina de lavar roupas.
Sempre que possível, opte pela iluminação natural dos ambientes. Abra as janelas e opte por cortinas de cores claras.
Ao comprar eletrodomésticos e lâmpadas, prefira produtos de menor consumo energético.
Tente tomar banhos mais rápidos e não tão quentes. O ambiente, sua pele e seu bolso agradecem. Se puder, evite os horários de pico, entre 18 horas e 22 horas.
Quem mora em casas tem a opção de armazenar água de chuva para uso na limpeza. Outra dica é reutilizar também a água do enxágue do ciclo de lavagem da máquina de roupas para limpar a moradia.
Separe o lixo reciclável do orgânico
Boa parte dos condomínios residenciais fazem coleta seletiva de lixo. A prefeitura de cada município é responsável por recolher os resíduos e destiná-los aos aterros sanitários.
Quando ocorre a separação entre lixo orgânico e reciclável, aumenta a possibilidade de cada tipo de resíduo ser direcionado para reúso, diminuindo o impacto negativo no município e até mesmo no planeta.
Você pode utilizar parte do lixo orgânico para a produção de compostagem. No site da Embrapa, por exemplo, você encontra orientações para fazer sua própria composteira.
Caso você more em um condomínio que ainda não tenha um sistema de coleta de lixo, informe-se se há postos de recebimentos de recicláveis, por exemplo, em supermercados da sua região.
Diminuir o consumo de descartáveis também é bastante importante no processo de busca de uma vida mais saudável. Sempre que possível, evite o uso de sacolas plásticas, embalagens de isopor e garrafas pets.
O hábito de carregar na bolsa uma sacola reutilizável já contribui para diminuir a utilização de sacolinhas de plástico, por exemplo, em momentos de compra de poucos produtos a caminho de casa.
Dar um novo uso a embalagens de plástico ou vidro também é uma atitude sustentável. Parte das embalagens pode ser usada, por exemplo, como vasos para plantas.
Tenha plantas na moradia
As plantas contribuem para a renovação do ar, fazem parte da decoração da moradia, e demandam pouco esforço. Cuidar das plantas também contribui para o relaxamento das pessoas e para ajudar a desacelerar do trabalho e desligar de tantas telas com as quais temos contato no dia a dia.
Para dicas sobre plantas na moradia, leia nosso post Jardim vertical em apartamento: tutorial e as melhores plantas.
Faça uma horta na casa ou no apartamento
O cultivo de temperos, hortaliças e legumes pode se traduzir, ao mesmo tempo, na prática de consumo mais consciente, na redução de despesas e em um ambiente mais saudável e sustentável.
Ao plantar e colher parte do que você come, é possível evitar desperdícios resultantes de compras em maior quantidade do que a consumida, além de mitigar o uso de agrotóxicos.
Saiba mais no post Dicas para ter uma horta em apartamento.
Se puder, more perto do trabalho
Sempre que tiver oportunidade, more perto do trabalho, a uma distância que seja possível percorrer a pé, bicicleta, ou de carro ou transporte público em um tempo curto.
Além de reduzir suas despesas com deslocamento, você poderá reduzir os níveis de stress e ter mais tempo para passar com a família e para se dedicar a atividades físicas, à leitura, enfim, ao que você gosta de fazer quando não está trabalhando.
Para quem privilegia mobilidade em relação a outros benefícios, como morar em um imóvel de metragem maior, a locação pode ser a melhor opção. Conheça mais sobre essa alternativa no post Locação de imóvel residencial: vale a pena morar de aluguel?
No site da UBlink, você encontra várias opções de imóveis para alugar ou comprar nas zonas Sul e Oeste da cidade de São Paulo. Nossas equipes comercial e de atendimento podem te ajudar nesse processo.
E, no Blog da UBlink, você encontra outras dicas sobre moradia e qualidade de vida, aprende a simplificar burocracias e fica sabendo das novidades do setor imobiliário.